Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

5 Dicas para melhorar o gerenciamento da equipe de projeto

Publicado em 14/12/2015

Resumo

Apresentação dos meios pelos quais os gerentes de projetos podem gerenciar melhor suas equipes. Com base nas experiências profissionais dos autores e nas propostas trazidas pela literatura especializada é feita uma conexão entre a prática e a teoria. Posteriormente, são apresentadas dicas para melhorar e garantir um bom gerenciamento da equipe do projeto.

equipe_projeto

Introdução

Implementar um projeto de forma eficiente, harmoniosa e produtiva não é tarefa fácil, seja em projetos pequenos, médios ou grandes. O relacionamento interpessoal é bastante complexo e podem surgir disputas de poder, pressão para realização de trabalhos, dificuldades de entrosamento entre pessoas e equipes, desinformação, concepções diferentes sobre o tema proposto, entre vários outros.

A experiência prática e a literatura especializada permitem assegurar que a figura do gerente de projeto constitui um dos principais determinantes para o sucesso dos projetos. E é por este motivo que ele é um personagem de interesse central.

O gerente de projetos irá aplicar seus conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para alcançar o objetivo do trabalho. Ele nem sempre tem o domínio técnico do projeto, mas possui o entendimento do ambiente organizacional em que o projeto será executado.

Segundo o Guia PMBOK® (PMI®, 2013) gerentes de projetos possuem habilidades interpessoais necessárias para prosseguir na carreira como: liderança, comunicação, administração, negociação, motivação, resolução de conflitos, desenvolvimento da equipe. Estas e outras características tornam-se essenciais para uma boa gestão.

Além disto, os gestores devem utilizar-se de estratégias para melhorar o gerenciamento da equipe do projeto, potencializando o seu desempenho e garantindo o melhor aproveitamento das habilidades individuais, em prol do sucesso do projeto.  O presente artigo tratará das atribuições necessárias a um bom gerente de projetos e como ele deve trabalhar para gerenciar a sua equipe da forma mais proveitosa possível.

Desenvolvimento

A liderança e o trabalho em equipe

Segundo (JUNIOR e CARVALHO, 2003), “O gerenciamento das equipes de projeto não é uma tarefa fácil, por dois motivos: o primeiro é que os times de projetos são extremamente dinâmicos, os membros do grupo estão em constante mudança; o segundo é que talvez somente o gerente do projeto e alguns membros da alta gerência conseguem ver a equipe do projeto como uma entidade única”.

A liderança sempre foi vista como um dos fatores de sucesso nas empresas, no gerenciamento das equipes e especialmente no gerenciamento de projetos. Esta característica é indispensável e determinante ao profissional que lida com pessoas, independente da área de atuação.

Segundo Almeida (2013), “Por definição todo gerente de projeto é um líder, pelo simples fato de estar na posição em que está, você é um líder, e liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados”.

Segundo Paiva (2014), “Gerir pessoas é sem dúvida, um dos maiores desafios no gerenciamento de projetos. Não é por acaso que a 5ª Edição do Guia PMBOK® ganhou uma nova área de conhecimento: Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto. (…) Saber relacionar e conduzir a equipe de maneira eficiente é o nosso maior desafio, afinal de contas, não se faz projetos sozinhos”.

Destaca-se aqui uma atribuição definidora dos resultados de uma equipe, a liderança pelo exemplo. Temos entre os autores, um fato vivenciado onde o gerente do projeto não cumpria os prazos que colocava para si mesmo. Por consequência, os liderados se sentiam flexibilizados e confortáveis para fazer o mesmo. O gerente não poderia – e não fazia – cobrar a pontualidade das entregas.

A assertividade para harmonizar a equipe

Em muitos projetos, notamos a falta de assertividade, coordenação e direcionamento da equipe por parte do gerente de projeto para alcançar o objetivo final. Em um ambiente caótico e desorganizado, ideias, tempo e esforço são perdidos.

Segundo Neves (2014), “Assertividade é a habilidade de declarar os seus pontos de vista de uma forma persuasiva e com autoridade. É uma competência que o gerente do projeto necessita para ajudar a garantir comunicação eficiente com a equipe do projeto e com as partes interessadas, a fim de que as decisões que afetam o projeto sejam tomadas com um pleno conhecimento de suas consequências. (…) A persuasão é a capacidade de se alcançar um consenso com relação a metas comuns, através de debates ou da força da argumentação”.

Para garantir esta organização de ideias, tarefas e pessoas, é fundamental a realização de reuniões periódicas para controle e acompanhamento do projeto. A experiência dos autores comprova que resultados foram alcançados uma vez instaurados estes encontros periódicos, que muitas vezes podem ser realizados mesmo à distância. Além de promover a integração da equipe, o próprio gerente se beneficia garantindo o conhecimento de todas as etapas e áreas do projeto. É um momento de troca de experiência, discussões saudáveis e ajuda entre os integrantes.

A abertura com a equipe e a definição de responsabilidades

Segundo Neves (2014), “A abertura é a habilidade de fazer com que os outros se sintam à vontade para se expressarem, a fim de que o projeto possa ser beneficiado com as suas contribuições, sugestões, preocupações e interesses”.

A abertura é necessária como um meio de se beneficiar do conhecimento e da experiência de todos os envolvidos. Já que o gerente do projeto trabalha com vários profissionais, a abertura é uma competência importante: a maioria dos membros da equipe tem uma área de especialização em que possuem mais conhecimento do que o gerente do projeto. “Os relacionamentos na equipe são desenvolvidos com base no respeito mútuo, na confiança, e na confiabilidade”.

Para aproveitar ao máximo as habilidades individuais, dentro da equipe, uma boa prática vivida pelos autores é a definição de uma Matriz de Competências. Garante-se, com esta ferramenta, a separação dos assuntos, a definição dos responsáveis por cada área do projeto, a quem deve ser reportado cada assunto e quem pode responder por ele.

É importante definir a área de atuação de cada integrante da equipe, para potencializar os ganhos técnicos e a ação gerencial do líder.

A comunicação assertiva

Segundo Mendes (2014), “O responsável imediato por gerir a comunicação entre a equipe de projetos e os Stakeholders é o gerente de projetos. (…) Ele é um facilitador e agregador que necessita coordenar todos os recursos e esforços do projeto no sentido de entregar os resultados desejados. (TRENTIM, 2011). Por se tratar de um cargo onde uma das responsabilidades está em processar, analisar e distribuir uma enorme gama de informações, o profissional precisa fazer valer sua habilidade de comunicação. A boa comunicação do gerente de projetos identifica problemas em potencial, solicita sugestões que melhorem o desempenho do projeto, mantém a satisfação dos clientes e evita surpresas”.

A falta de comunicação pode acarretar atrasos, erros e desentendimentos capazes de comprometer até mesmo a finalização do projeto. A comunicação deve ser clara e objetiva, atingindo todos os envolvidos sobre cada assunto em que devam ser participados, ser reportados ou comunicados. É de grande auxílio elaborar uma matriz de comunicação, que inclua todos os stakeholders. Nesta matriz fica desenhada a rede de comunicação, com a definição dos assuntos nos quais cada parte interessada participa.

Dicas para um bom gerenciamento da sua equipe

1-Conheça sua equipe

Conhecer individualmente cada integrante da equipe é uma forma de potencializar o trabalho. Quando o gerente conhece a habilidade de cada colaborador que compõe o grupo, saberá aproveitar os pontos fortes de cada profissional, evitando assim, a baixa produtividade.

2-Motive sua equipe

O sucesso do projeto depende diretamente do empenho da equipe, sendo de suma importância um gestor positivo, capaz de motivar os integrantes envolvidos e orientar rumo ao resultado desejado. Use indicadores para medir o desempenho e motivar os integrantes.

3-Tenha o controle do projeto

Faça reuniões periódicas, garantindo um acompanhamento eficaz do projeto em todas as suas vertentes.

4-Saiba gerir os conflitos

“Conflitos construtivos são uma marca das grandes equipes. Sem desacordos as equipes raramente gerariam as melhores e mais criativas soluções”. (KATZENBACH e SMITH, 2002). Dose e administre os conflitos que aparecerem de forma a gerar benefícios para o projeto.

5-Comunique-se

Garanta uma comunicação clara e eficiente. Não permita mal-entendidos ou conversar paralelas. O gerente é a fonte oficial da informação e deve fazer este papel sem que pareça um ditador, mas sim um multiplicador.

Conclusões

A gestão das pessoas é um dos maiores desafios no gerenciamento de projetos e cabe ao gestor do projeto um esforço pessoal muito grande para aplicar os seus conhecimentos e habilidades bem como desenvolver características inerentes e indispensáveis à sua função, tais como: liderança, assertividade, abertura com a equipe e comunicação clara e objetiva, aprimorando continuamente o seu relacionamento interpessoal, para melhorar o gerenciamento da equipe de projeto e alcançar todos os objetivos propostos do projeto.

Referências:

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Daniel Leite Bittencourt; Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto, com Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência profissional desenvolvida nas áreas de Projetos, Planejamento, Orçamentos e Obras, em empresas de segmentos industriais (Mineração, Ferrovia) e Serviços (Obras e Construção Civil). Atuação em projetos diversos envolvendo obras em segmentos tais como: Ferrovia, Indústria (Siderurgia/ Mineração), Comércio/Hotelaria, Residencial, Telecomunicações. E-mail: dlbittencourt@hotmail.com

Maroni Augusto Gonçalves; Graduado em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Analista de Sistemas graduado pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC. Aperfeiçoamento em Gestão e Tecnologia da Informação e pós-graduando em MBA – Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC. Atuou como Gerente de TI na Tamasa Engenharia por 12 anos, como Coordenador Técnico no SENAC-MA e Instrutor Autônomo de TI em diversos centros de treinamento em São Luís (MA) e em Belo Horizonte (MG). E-mail: maroni.augusto@gmail.com

Renata Junqueira Coutinho Gonçalves; Graduada em Engenharia Ambiental pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, pós-graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC. Iniciou sua carreira profissional como estagiária e posteriormente como consultora associada da empresa Recta Ratio Engenharia LTDA. Atuou no licenciamento de minerações de ferro na elaboração de EIA/RIMA, RCA e PCA, processos de outorgas para o uso da água, aplicação de questionários de percepção ambiental. Domínio na elaboração de plantas e mapas temáticos produzidos pelo software Arcgis 10.1. E-mail: renatajunqueira28@gmail.com

Thayana Lisboa Nunes Pinto; Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC. Iniciou-se em Projetos atuando em Empresa Júnior de Consultoria, seguindo as boas práticas do PMI. Experiência profissional em projetos, logística, gestão econômica, qualidade e processos nas empresas MRV Engenharia, VLI – Logística Integrada, VALE – Mineração e Unitech Engenheiros e Consultores. E-mail: thayana.lisboa@gmail.com

Contexto: Artigo apresentado como trabalho da matéria de Gestão de Projetos ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho da turma GPPP (Pós em Gestão de Projetos) T155 do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×