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7 critérios para considerar ao optar pelo outsourcing de TI

Publicado em 18/05/2015

Sua empresa está em busca de produtividade ou redução de custos para alcançar as metas? O financeiro acha que os gastos com TI estão altos?

Se você respondeu “sim” para as perguntas acima, um bom fornecedor que ofereça uma relação custo-benefício positiva pode ser a solução.

A seguir, vamos destacar que critérios devem ser avaliados na hora de finanças contratar a solução de terceirização de TI mais adequada ao negócio e com menor custo.

Uma das primeiras análises que um gestor financeiro deve fazer é um comparativo entre os custos e esforços para se manter a estrutura interna versus o custo de contratação de um fornecedor.

Vale lembrar que os grandes custos da área de TI giram em torno de manutenção de equipes e infraestrutura. Com a terceirização, esses gastos ficam por conta do fornecedor, pois é este que vai se responsabilizar pelo armazenamento dos dados, parque de máquinas, soluções sistêmicas (licenciamento, sistemas de ERP, soluções que apoiam o negócio), inovação e pela atualização e diversificação das equipes. Assim, vê-se a primeira grande vantagem do outsourcing de TI: a diminuição dos custos diretos de TI.

A segunda grande vantagem reside no fato de que uma vez terceirizados os serviços operacionais de TI, a equipe interna pode se dedicar a pensar no negócio, em suas demandas, previsões. Assim, a equipe interna passa a exercer uma função muito mais estratégica do que operacional.

Dessa forma, preparamos um conjunto de sete elementos essenciais que devem ser levados em consideração ao se optar pelo serviço de terceirização de TI.

  1. Especialização – à medida em que os recursos de TI são endereçados a um terceiro, especialista, as equipes internas podem se dedicar ao core business da empresa analisando recursos disponíveis versus demandas necessárias para o crescimento ou incremento do negócio.

Pensemos em uma fábrica de calçados que necessita buscar inovação. Ao se terceirizar o trabalho operacional de TI, a equipe interna pode buscar soluções específicas e direcionadas ao negócio, tornando-se estratégica e de grande apoio ao negócio.

  1. Velocidade – a área de TI é um dos setores mais dinâmicos e velozes no que diz respeito à obsolescência, tanto de máquinas, quanto de softwares e tecnologias. É muito fácil ter uma estrutura interna de TI obsoleta, caso não se tenha dinheiro e equipes atualizadas o tempo todo. No contrato com uma empresa terceirizada, a contratante estabelece que a atualização fica a cargo do terceiro e o resultado é um parque sempre atualizado e up to date com o que está acontecendo no segmento.
  1. Segurança – a segurança em ambientes compartilhados já é uma realidade consolidada no meio de terceirização de TI. A criação de protocolos que envolvem SW e HW garantem que ninguém tenha acesso aos dados da sua companhia, ainda que compartilhados. Tecnologias de criptografia, registro de acesso também asseguram confiabilidade.
  1. Escala – uma das grandes vantagens da terceirização de TI é a capacidade de elasticidade e retração sempre que necessárias. A flexibilidade de recursos é uma das características do outsourcing. A organização contratante se responsabiliza de gerenciar o fornecedor que se ocupará do levantamento de recursos para que a primeira faça uso.

Pensemos na área de compras online de uma organização. A área de TI realiza um levantamento da infraestrutura necessária, aciona o fornecedor que, por sua vez, vai liberar o ambiente para ser usado. Tudo isso de forma rápida.

  1. Eficiência – ligada à superespecialização do fornecedor, garante diferencial competitivo, uma vez que o operacional está delegado e a área de TI interna pode se dedicar mais ao core business da empresa, seu foco. As consequências disso podem incorrer na expansão dos negócios, diferenciação, redução de processos etc.
  1. Informações para apoio à decisão – quando TI é vista de forma estratégica, não realiza atividades de suporte e apoio. TI está junto na tomada de decisão. Tem a função de mapear que mudanças comportamentais do cliente, por exemplo, impactam na empresa e transformam tais dados em informações úteis para o negócio e para quem decide.

Pensemos em um diretor de uma companhia que pensa em investir em novos mercados. A partir da informação oriunda dos bancos de dados da companhia e processada rapidamente, consegue saber se precisa de capacitação de outros profissionais, contratação, mineração dos dados etc. que ajudarão na tomada de decisão.

  1. Diminuição dos custos –  um dos mais significativos benefícios da terceirização, mas não o único!

A solução para o excesso de trabalho operacional pode estar no outsourcing de TI. Com isso, a equipe de TI da empresa pode dedicar-se mais ao seu core business, focando na busca de soluções que contribuam para o negócio em si ou, ainda, oferecendo melhor suporte ao cliente interno.

Sobre o Colunista:

Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 2010 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi nos últimos 15 anos responsável por projetos dos setores de tecnologia, infraestrutura, saúde, banking e gestão do conhecimento. Atualmente é diretor na PMBASIS consultoria, tendo atuado também em empresas como Ativas Datacenter, Algar Tecnologia, Unimed BH e MV Sistemas. Professor, mestrando em sistemas de informação e gestão do conhecimento com MBA em gerenciamento estratégico de negócios. Leciona em cursos MBA, in-company e nos preparatórios PMP e CAPM do PMI Minas Gerais, onde é coordenador desde 2010. É membro do PMI (Project Management Institute) e do PMI Minas Gerais, onde atua como Executivo Nomeado da Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional.

E-mail de contato: gustavo@pmbasis.com.br l Site:  www.pmbasis.com.br

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