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Alcançando a excelência em Liderança e Gestão

Publicado em 01/07/2015

Como o título deste artigo sugere, vou dissertar sobre a liderança no aspecto da qualidade, isso mesmo, qualidade, excelência ou qualquer outro adjetivo que te leve ao conceito de plenitude.

Antes de nos aprofundarmos nesta questão, gostaria que me postasse nos comentários ou me enviasse um e-mail (fabio@desafiosdagestao.com.br) com nome de ao menos dois grandes líderes da história que você admire (o mais citado, será escopo de uma pesquisa que postarei mais tarde).

excelência em Liderança

Quantos já ouviram o jargão “líder nato”?  Nato que do latim vem de natu e quer dizer nascido. Em outras palavras podemos dizer ”líder de nascença”.  Sinceramente descordo completamente disso, pois, liderança não é fruto de um carisma de nascença, mas resultado de um conjunto de competências adquiridas na interação com a realidade. O líder não nasce, faz-se.

Primeiramente devemos tem em mente que o verdadeiro líder deve estar incondicionalmente ligado a excelência no seu contexto mais abrangente, más você deve estar se perguntando: Como alcançar tão alto nível de competência na minha carreira? Como ser um líder excelente? Como ter a qualidade fundamentada na minha gestão?

Como todos somos indivíduos e estamos sob diferentes circunstâncias (pessoais e profissionais), vou propor abaixo alguns pontos comuns a serem observados, para que você tenha um norte no desenvolvimento da sua gestão:

1.     Seja um apaixonado – É fundamental amar o que se faz. Confúcio expressa o conceito: “Encontre um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia da sua vida”. Apesar de termos os nossos problemas diários, quando amamos o que fazemos as dificuldades viram etapas e os resultados acontecem.

Você tem chegado entusiasmado no trabalho com a paixão de primeiro dia?

2.     Seja um comunicador – Como tem sido a comunicação com a sua equipe e as pessoas ao seu redor? Saiba que a comunicação não está no que você fala, más no que o outro entende.

Digo isso pois muitos por medo ou insegurança afirmam terem entendido quando na verdade, para eles a comunicação chegou falha e ruidosa. E no final, o resultado pode ser desastroso.

3.     Crie indicadores e defina metas – A meta deve estar aliada a um bom planejamento e um ótimo monitoramento. Meta é saber onde quer chegar, planejamento é como chegar e o monitoramento é o acompanhamento que você precisa fazer para que este processo seja efetivado com sucesso.
Como disse o filósofo Sêneca: “Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe onde ir”.

4.     Tenha disciplina – Disciplina é fazer o que tem que ser feito, ou seja, não adianta fazer apenas o que tem vontade e sim, o que for necessário para conquistar o objetivo desejado. Foque naquilo que realmente é importante e que precisa ser feito.

5.      Traga resultados – Nada convence mais que os resultados, portanto, nada de trocar resultados por desculpas.
A algum tempo atrás me vi numa situação onde tentei justificar a um diretor o motivo de um resultado negativo colocando a carga destes exclusivamente na inconstância do cliente. Em dado momento este diretor me disse: “O projeto e tudo o que acontece nele é sua responsabilidade”.
Transformei aquelas palavras em combustível para modificar a situação.

6.     Tenha Equilíbrio – Como líder você precisa administrar o tempo, conciliar a carreira profissional e a vida pessoal, para não correr o risco de ser apenas um grande líder profissional. Você precisa ter tempo para poder cuidar dos outros pilares que compõem a felicidade, por exemplo, dedicar-se à família. Afinal, não há sucesso profissional que compense o fracasso pessoal.

Com os tópicos acima espero sinceramente poder ter cooperado (ao menos um pouco) com a futura evolução da sua carreira. Como diz o ditado: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

fabio_gatti

Fabio Gatti Cavalcante, Técnico Mecatrônico pela Escola Técnica Rezende Rammel e Engenheiro de Produção pela faculdade Cenecista, Iniciou no mercado offshore em março de 2001 onde teve a oportunidade de planejar, acompanhar e apoiar diretamente no resultado de projetos voltados a atividades de inspeção e manutenção submarina em diversas plataformas na bacia de campos. Focando no aperfeiçoamento, participou de diversos cursos, dentre eles: Gerenciamento de projetos para certificação PMI (VV Consulting), Qualidade em serviços e Gestão da Produção (FGV), Técnicas de Negociação (Grupo Iped), auditor interno das Normas ISO 9001/ 14001/ 18001 (Gestão MKT), está em fase de conclusão da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela faculdade Redentor e do curso a distância de Liderança, Gestão de Pessoas e do Conhecimento para Inovação pela USP. Com o desenvolvimento de habilidades e competências, ocupa o cargo de gerente de contratos e coordenador de planejamento da Oceânica Engenharia Submarina e também é o criador e idealizador do site Desafios da Gestão: www.desafiosdagestao.com.br – E-mail: fabio@desafiosdagestao.com.br.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir

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