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Alternativas para o Gestor de projetos com Tributos Indiretos

Publicado em 17/06/2015

Neste artigo será abordada a área de atuação de especialistas em finanças e controladoria, mas que aos poucos vem abrindo espaço para os colegas de gerenciamento de projetos, a Gestão de Impostos. Curiosamente, em meio a tantas incertezas perante a crise econômica, decidi buscar o que é, o que faz e como conquistar uma oportunidade também nessa área, já que nosso foco é se adaptar a essas dificuldades de forma a manter-se empregado.

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Resumidamente, o que são Tributos Indiretos?

São os impostos que incidem sobre os produtos e serviços que as pessoas consomem. São cobrados de produtores e comerciantes, porém acabam atingindo indiretamente os consumidores, pois estes impostos são repassados para os preços destes produtos e serviços. Genericamente são chamados Tributos.

Quais são alguns dos requisitos mínimos?

Domínio na Gestão de projetos de consultoria e revisão de Compliance Fiscal dos tributos indiretos (ICMS, ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, ISSQN) e tributos diretos (IRPJ, CSLL e retidos), ou seja, o Gestor de Impostos é o profissional que estará integralmente vinculado aos setores de Custos, Financeiro, Comércio Exterior, Compras da empresa.

Portanto, necessita do adequado conhecimento de transações legais de aquisição e despacho de produtos para dentro e fora da cidade, estado e país.

Quais são as áreas de busca?

Toda e qualquer empresa que atua no ramo de importação, exportação, vendas, transporte e consultoria de Finanças. Entre elas Logística, Comércio Exterior, Importação e Aduaneira, áreas de grande expansão na América Latina.

Quais são alguns dos cursos indicados?

O curso de Escrita Fiscal aborda detalhadamente todos os tipos de Tributos e ferramentas legais para que o profissional tenha um entendimento adequado da área.

Trata-se de uma área com grande abrangência em treinamentos e requer atualização constante e amadurecimento imediato do profissional. Domínio do assunto que a área exige podem ser adquiridos através de Pós em Gestão Tributária, Planejamento Contábil Tributário, Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Custos e Formação de Preços, Análise Técnica/Grafista no Mercado de Capitais, Auditoria Interna e Controle de Riscos, Cálculo Financeiro de Tesourarias, Combinação de Negócios, Compliance (é quando a empresa está em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, ou seja, atende aos normativos dos órgãos reguladores) e Gerenciamento de Riscos, Certificação CPA-20, Finanças para Profissionais não Financeiros, EFD Contribuições (PIS / COFINS / INSS), entre muitos outros.

NE: A certificação CPA-20 capacita os Profissionais das Instituições Participantes que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto a investidores qualificados, assim como em segmentos private, corporate e investidores institucionais. Portanto, trata-se de uma certificação obrigatória realizado pela ANBIMA, mas que assim como PMI, é responsável pelo up no currículo do profissional.

Mercado de trabalho é compatível com o Gerente / Planejadores de projetos?

Sim, no entanto as atividades não se resumem nos tributos ou nas finanças, abordam desde Planejamento, desenvolvimento e implantação de estratégias de gestão dos processos operacionais fiscais, revisões periódicas de procedimentos para redução de riscos fiscais, treinamentos, automatização e/ou melhoria contínua dos controles internos, Gestão e implantação de projetos de Planejamento Tributário de redução de carga tributária, desenho e redesenho dos fluxos dos processos fiscais, redução de custos e despesas através de sinergia com as demais áreas da empresa e de acordo com a estratégia de negócio, negociação, até a implantação e gestão de Incentivos Fiscais (federais, estaduais e municipais).

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Em poucas palavras, trata-se de mais uma área carente no país e com uma diversidade de ofertas de trabalho, podendo ser dirigida para técnicos, analistas, engenheiros, administradores, economistas, contadores, etc.

É mais uma dica de onde podemos superar a crise de desemprego e valorizar os cursos na área.

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Sobre a Colunista: Sandra Santos  é Mestre em Direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes. Administradora, formada na Universidade Estácio de Sá, com segunda graduação em Processos Gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Atualmente é graduanda do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui especialização em docência para nível superior pela FGV; Atua como consultora das ferramentas de gestão Primavera, MS Project e SGI. Atua no desenvolvimento de processos de gestão, preparação para auditorias internas e administração contratual de projetos no setor de óleo e gás e Governança de TI. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.

E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com

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