Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Análise SWOT: Importante instrumento para planejamento estratégico

Publicado em 30/09/2014

Resumo

Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

O que é

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa/instituição no ambiente em questão.

A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.

Gestao de projetos

Diagrama 01 – Diagrama de Análise Swot

As informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para análise do cenário da empresa:

  • Strengths (forças) – vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
  • Weaknesses (fraquezas) – desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
  • Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
  • Threats (ameaças) – aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

Como se aplica / Exemplos

Através da matriz SWOT da empresa, podem ser determinadas as seguintes ações:

  • Em relação às Oportunidades: Implantar ações de joint venture, ou seja, fazer fusões ou parcerias com outras empresas para além de divulgar a marca, atrair novos públicos e mercados mostrando a importância do falar francês e a cultura francesa, pode-se também identificar possibilidades de inserir novos produtos e serviços.
  • Em relação às Ameaças: Atentar-se as condições econômicas que possam diminuir o poder aquisitivo do público alvo (classe A e B). Com relação à continuidade de projetos irá depender da contenção de custos para sejam reavaliados, conforme a atual gestão determinar. A empresa deve estar sempre informada em relação à politica, relações exteriores, imagem da França e sua responsabilidade em propagar a cultura, evitando o desinteresse de seu público no aprendizado do idioma, assim, evitar que esse público migre para o aprendizado de outras línguas, ou seja, neste caso a Escola A perderia mercado para concorrência. A tomada de decisão deve ser feita sempre com base em uma boa pesquisa de mercado, através do resultado da pesquisa deve-se verificar se a atual localização das unidades está de acordo com o perfil de seus clientes.
  • Em relação às Forças: A Escola A tem como maior diferencial o foco em um único idioma, assim tornando-se referência na formação da língua francesa. Outro ponto forte é estar a mais de 77 anos em São Paulo criando uma tradição e consequentemente atingindo alta credibilidade junto ao seu público, o que torna a Escola A uma marca fortemente reconhecida no mercado. A empresa possui um grande investimento na área técnica, pedagógica (qualidade na capacitação e formação de seus colaboradores) e eventos que divulgam a cultura francesa.
  • Em relação às Fraquezas: A empresa deve evitar a troca de diretoria constante, para que os processos e projetos da empresa não sofram com a mudança de perfil de gestão. A definição de funções precisa ser elaborada e seguida à risca, para que nenhum funcionário seja sobrecarregado e outros deixem de executar tarefas necessárias, desta forma propiciando maior produtividade e rendimento de todos os departamentos, e assim elaborar um plano de carreira de acordo com as competências de cada colaborador. Foi observado que a infraestrutura da empresa esta passando por processos de melhoria com a implantação de novas tecnologias, assim eliminando fraquezas como telecomunicação, tecnologias ultrapassadas, melhoria do ambiente físico e atendimento de serviços prestados, com isso a organização visa maior retenção de seus alunos.

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Análise SWOT.

Referências

CALAES, Gilberto Dias.; VILLAS BÔAS, Roberto C; GONZALES, Arsenio. Planejamento Estratégico,

Competitividade e Sustentabilidade na Indústria Mineral: dois casos de não metálicos no Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Cyted, 2006.

MORAIS, Múcio. A Análise S.W.O.T Aplicada Às Vendas Hoje!. Disponível em: <http://www.artigonal.com/vendas-artigos/a-analise-swot-aplicada-as-vendas-hoje-352133.html>.

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Autor: Alex Neiva Vartuli: Engenheiro da computação com ênfase em telecomunicações graduado pela Universidade Presidente Antônio Carlos, formado em 2012. Possui experiência de sete anos na área de planejamento de obras nas especialidades elétrica, mecânica, automação e estruturas metálicas. Especialista no software de gerenciamento Primavera Project Planner P6. Atualmente trabalha como engenheiro de planejamento na empresa Tomé Engenharia e pós graduando em Engenharia de planejamento pelo IETEC/MG. E-mail: vartulialex@yahoo.com.br

Autor: Alessandro Henrique Paiva: Bacharelado em Administração pela faculdade Milton Campos e técnico em eletrônica/mecânica. Possui vasta experiência em manutenção em elevadores e escadas rolantes. Atualmente trabalha como coordenador de manutenção na empresa OTIS LTDA e pós graduando em Engenharia de planejamento pelo IETEC/MG. E-mail:  alessandro.henrique.paiva@gmail.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 9a Turma de Engenharia de Planejamento com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×