Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Barreiras do Planejamento que Precisamos Superar

Publicado em 10/07/2014

Não há como negar que evoluímos muito em relação ao nível de maturidade em gerenciamento de projetos e que os profissionais e as empresas ainda continuam alcançando grande evolução nesta área. Também é inegável que evoluímos muito nos processos de planejamento.

Ivan bastos 1

Há um ditado popular que diz: “Cada minuto que você gasta planejando vai poupar 10 minutos em execução”, desdobrando essa afirmação podemos dizer que se planejarmos em cinco períodos de tempo (5 horas, 5 semanas, 5 dias) a execução será de apenas um período. Com técnica adequada isso é perfeitamente possível.

Entretanto, ainda hoje muitas pessoas e até mesmo empresas que resistem em adotar um planejamento para os seus projetos. Criamos barreiras que acabam por afetar o desempenho do nosso projeto, mas precisamos superá-las.

ivan bastos 2

1-     Planejar é difícil

Conceitualmente podemos dizer que: “Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo, que possibilite tomar decisões antecipadamente”.

Como o Planejamento é uma disciplina que exige pensamento prévio, isso vai de encontro à nossa natureza de “fazedor”, ou seja, queremos sempre partir para fazer as coisas sem antes refletir e definir como devemos agir.

2-     Planejamento é só para grandes organizações

Não há restrições para elaborar um planejamento. Até mesmo em nossa vida pessoal o planejamento é essencial!

Um plano simples e bem pensado aumenta a chance de sucesso mesmo para pequenos projetos. A prática torna a equipe do projeto confiante e os controles com mais previsibilidade.

3-     O objetivo do Planejamento é para adivinhar o futuro

Antever problemas, propor solução e determinar o modo de como vamos agir é um dos objetivos do planejamento, mas isso não se trata de adivinhação.

Portanto, o ato de planejar é um processo que traz inúmeras vantagens, tais como, melhor controle, as entregas seguem os requisitos definidos pelo cliente, solução antecipada de problemas ou conflitos e aumenta o graus de assertividade das ações.

E se alguma delas estiver presente em sua área de atuação não permita que elas travem sua ação de planejar!

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Ivan_Bastos avatar grande
Sobre o Colunista: Ivan Bastos, Engenheiro Civil pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo em 1993, certificado PMP pelo PMI (Project Management Institute), especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Industriais de grande porte, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Há mais 20 anos com expressiva atuação nas áreas de planejamento, gestão e controle de portfólio de projetos. Participação em implantação de empreendimentos em empresas de grande porte, tais como: Vale, Arcelor Mittal Tubarão (antiga CST), Petrobras, Fíbria (antiga Aracruz) e Nestlê (antiga Chocolates Garoto). Professor de Pós Graduação, atua também como instrutor de Ferramentas de Gestão – MS Project. Atualmente é Engenheiro Sênio de Projetos Correntes da Vale S.A., atuando como Gestor de contratos.

E-mail de contato: ivanbraulio@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×