3 comentários


  1. 7 meses atrás  

    Um paralelo entre o filme Batman x Superman e os conflitos existentes durante a execução de um projeto foi criado pelo autor José Roberto Costa Ferreiro para abordar, de maneira objetiva e didática, as cinco técnicas de resolução de conflitos existentes no PMBOK.
    É extremamente válida essa abordagem, uma vez que o texto flui de maneira simples, exemplificando cada uma das técnicas e deixando claro que elas são extremamente eficazes para o sucesso de um projeto.
    Durante a realização de um projeto, pessoas com diferentes opiniões, características e necessidades devem trabalhar umas com as outras, contribuindo para o sucesso do mesmo. Assim, conflitos irão surgir em vários momentos, fazendo com que técnicas devam ser adotadas pelos gestores com o objetivo de conciliar os pensamentos e ações entre as partes envolvidas. Utilizar os métodos descritos pelo PMBOK torna essa prática mais eficaz, acelerando o sucesso do projeto e permitindo a satisfação dos envolvidos.
    Direcionar, reconciliar, suavizar, evitar e colaborar são elementos chave para solução das desavenças, orientando as melhores práticas de gestão e contribuindo para o alcance efetivo de resultados.

    raquel magalhaes

  2. 7 meses atrás  

    O autor José Roberto Costa Ferreira, ao escrever o artigo “Batman vs Superman e a resolução de conflitos”, acerta ao utilizar a metodologia de comparar pontos de um gestor de projetos com cenas específicas do filme.
    Ao comparar cenas do filme com técnicas de resolução de conflitos do PMBOK, podemos ver que, ao seguir o PMBOK, as chances do sucesso são, consideravelmente, maiores.
    O artigo fala basicamente de pontos entre o gerenciador e sua equipe que, caso não sejam utilizados pelo líder, haverá problemas de diálogos, muitas vezes será tomado um caminho onde fará que o trabalho tome mais tempo do que efetivamente ele teria. Para que se obtenha sucesso em seus projetos é necessário seguir diretrizes para um pleno funcionamento.
    É preciso compartilhar informações pertinentes com sua equipe, estar sempre disposto a ouvir opiniões contrárias e saber a hora de incentiva-los além de saber incorporar diversos pontos de vista e opiniões que resultam no consenso e êxito do projeto.

    Leandro Silveira

Deixe uma resposta