Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Capacidades dinâmicas da organização: algo que todo profissional de projetos deveria saber o que é

Publicado em 23/02/2015

Todos os profissionais de gerenciamento de projetos concordam que gerenciar projetos de forma adequada é essencial. O problema é que nem sempre a organização na qual se trabalha é ciente da importância de gerenciar bem seus projetos. O que fazer diante dessa realidade? A resposta óbvia é buscar mostrar os benefícios do gerenciamento de projetos para a organização. Nesta situação, entender o conceito de Capacidades Dinâmicas pode ser útil. O presente artigo busca explicar, de forma, resumida, o conceito de capacidades dinâmicas da organização, que são as capacidades que fazem com que uma empresa seja capaz de sobreviver e prosperar ao longo do tempo, desenvolvendo novos projetos de produtos, serviços e processos. O artigo também mostra que o gerenciamento de projetos é parte essencial das Capacidades Dinâmicas de qualquer organização que queira se manter relevante no seu campo de atuação.

processo

Eisenhardt e Martin (2000) afirmam que as Capacidades Dinâmicas são processos (ou rotinas) das organizações para fazer frente às mudanças que ocorrem no mercado ou para criar tais mudanças.   Winter (2003) coloca que existe consenso na literatura de que “capacidade dinâmica” é algo diferente de uma capacidade comum (ou operacional), pois lida com mudanças organizacionais. Capacidade Dinâmica é a habilidade da empresa em integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas para endereçar questões demandadas por ambientes em rápida modificação (TEECE, PISANO e SHUEN, 1997). Helfat et al.  (2007) definem capacidade dinâmica como sendo a capacidade de uma organização em criar, estender ou modificar sua base de recursos propositadamente. Collis (1994) coloca que as Capacidades Dinâmicas estão relacionadas com a habilidade da firma em desenvolver novas estratégias mais rápido do que os concorrentes.

Se você leu com atenção o parágrafo acima é possível que tenha percebido que o gerenciamento de projeto é um dos pilares das capacidades dinâmicas das organizações.  Integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas para endereçar questões demandadas por ambientes em rápida modificação nada mais é do que…fazer projetos! Criar, estender ou modificar a base de recursos da organização de forma proposital, para gerar novos produtos, serviços ou processos nada mais é do que…fazer projetos!

Observe que Capacidades Dinâmicas têm relação direta com a capacidade de uma empresa sobreviver e prosperar numa situação de mudança constante. Na medida em que o ambiente muda, a organização deve mudar também, preferencialmente através de projetos bem planejados e executados. Dessa forma a organização garante sua sobrevivência ao longo do tempo, ofertando novos produtos, serviços e desenvolvendo melhores processos internos.

A grande questão sobre Capacidades Dinâmicas é saber como ter tais capacidades numa organização, como sustenta-las e como operacionaliza-las. Esse é um assunto vasto e não há condições de explicar isso em sua totalidade num simples artigo em um blog. Mas vamos, ao menos, buscar dar uma visão simplificada do que é necessário ter para que uma empresa tenha Capacidades Dinâmicas. Vamos, também, buscar mostrar quais são os pontos de contato dessas capacidades com o gerenciamento de projetos através da visão de um único autor. Teece (2009) coloca que, para fins analíticos, as Capacidades Dinâmicas podem ser classificadas em:

  • Capacidade para perceber oportunidades e ameaças;
  • Capacidade para aproveitar as oportunidades; e
  • Capacidade para manter a condição de competitividade por meio do realce, da combinação, da proteção e, quando necessário, da reconfiguração dos ativos de negócio tangíveis e intangíveis da em Considerando que ambientes de negócio tendem a ser dinâmicos, conclui-se que as Capacidades Dinâmicas resultam de processos rotineiros de perceber oportunidades e ameaças, de aproveitar as oportunidades e de reconfigurar ativos da organização.

A capacidade de perceber oportunidades e ameaças é resultado da organização em estar aparelhada para ter inteligência de mercado. Dotar a empresas de instrumentos de inteligência demanda projetos. Capacidade para aproveitar oportunidades diz respeito a definir métodos de tomada de decisão apropriados. Isso também demanda projetos de desenvolvimento de protocolos formais de decisões estratégicas. Finalmente, fazer realce, combinação e reconfiguração de ativos tangíveis e intangíveis nada mais é do que fazer projetos relacionados com mudanças organizacionais ou de seus meios de produção e funcionamento.

processo

Conclusão: empresas atuam num ambiente em constante mutação. Isso exige que a empresa mude também para poder sobreviver e, eventualmente, prosperar. Para que isso seja possível é necessário ter capacidades de, dinamicamente, mudar a empresa sem paralisá-la. Neste contexto, o gerenciamento de projetos é uma das competências básicas que precisam estar presentes no DNA da organização. Não há como uma organização se adaptar dinamicamente às mutações do ambiente sem que capacidades de perceber oportunidades e ameaças, sem capacidades de aproveitar oportunidades, sem capacidade de reconfiguração dos seus recursos internos. Finalmente, não há como ter tais capacidades sem a capacidade de gerenciar adequadamente projetos.

Referências bibliográficas

  • COLLIS, D. J. Research note: how valuable are organizational capabilities? Strategic Management Journal, 1994. 143-152.
  • EISENHARDT, K. M.; MARTIN, J. A. Dynamic capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21, 2000. 1105-1121.
  • HELFAT, C. et al. Dynamic Capabilities: Understanding Strategic Changes In Organizations. Malden: Blackwell Publishing, 2007.
  • TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic Capabilities and Strategic Management. Strategic Management Journal, 1997. 509-533.
  • WINTER, S. G. Understanding Dynamic Capabilities. Strategic Management Journal, 24, 2003. 991-995
  • WINTER, S. G. Understanding Dynamic Capabilities. Strategic Management Journal, 24, 2003. 991-995.

alvaro_camargo

Sobre o Colunista:  Alvaro Antonio Bueno de Camargo, Profissional com 35 anos de experiência na área de gerenciamento de projetos e negócios. É Mestre em em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com foco de pesquisa em capacidades dinâmicas e gerenciamento de projetos e MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração da USP. É graduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista e é certificado como PMP – Project Management Professional pelo Project Management Institute. Atuou em projetos de grande porte nas áreas de energia, industria, petroquímica e outras. É docente dos cursos de MBA na Fundação Getúlio Vargas. Também ministra aulas em cursos de pós-graduação na Brazilian Business Scholl, na UNICAMP e no curso de MTA em Agronegócio da Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência internacional com participação em projetos e cursos nos Estados Unidos, Japão, Angola, Argentina e Colômbia. Atualmente tem três livros e diversos artigos publicados em revistas cientificas. E-mail: camargo.alvaro@gmail.com – Blog: https://alvarocamargo.wordpress.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Nayara disse:

    Compartilho do que foi exposto pelo autor do artigo. As capacidades dinâmicas das organizações devem estar em foco em todos os processos de gerenciamentos de projetos.
    Assim como a gestão de riscos avaliada no planejamento dos projetos e sua previsão para evitar futuros problemas, é essencial o conhecimento do mercado de atuação da empresa, oportunidades e ameaças com o intuito de em determinadas situações ampliar ou modificar o escopo dos projetos, ou sub-dividir projetos tendo em vista alcançar melhores resultados.
    Para tanto é preciso conhecer, planejar, avaliar, comunicar, estar munido de boas ferramentas e profissionais competentes para o gerenciamento de projetos.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×