Como elaborar um termo de abertura do projeto

Os projetos precisam de foco e estrutura para que sejam um sucesso. Muitas pessoas usam um documento denominado termo de abertura do projeto, para estabelecer a visão geral e a missão. Depois de concluído e divulgado, torna-se mais fácil implementar o projeto.

gestao

Instruções:

  1. Inicie o termo de abertura, explicando a finalidade do projeto e como ele afeta a organização. Ele deve documentar a utilidade do projeto para a companhia e para os clientes. A equipe que cria o documento precisa aprovar uma declaração de objetivos.

  2. Liste o nome das pessoas envolvidas no projeto. Se o grupo for grande, talvez seja necessário fornecer um organograma.

  3. Defina o contexto e o escopo, especificando quem e o que o projeto afetará. Inclua as expectativas e as limitações, bem como as pessoas afetadas por ele.

  4. Identifique as metas mensuráveis no termo de abertura do projeto.

  5. Avalie os riscos possíveis. Você pode incluir no termo de abertura do projeto planos de contigência para problemas em potencial.

  6. Determine quais recursos são necessários para o projeto. Inclua uma lista dos recursos financeiros, materiais e humanos no termo de abertura.

  7. Crie um termo de abertura como um projeto em grupo, de preferência com a participação das pessoas que trabalham nele, bem como daquelas diretamente afetadas por ele. Antes de começarem os trabalhos, o termo deve ser aprovado pela pessoa responsável ou por um patrocinador. O supervisor assina o documento, para indicar sua aprovação.

Artigos_pmkb

Autora: Fabiana Silva – Fonte: http://www.ehow.com.br/elaborar-termo-abertura-projeto-como_24481

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Deixe uma resposta