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Confira esse passo a passo para criar Diagramas de Rede em seu projeto

Publicado em 07/05/2015

O diagrama de rede consiste em uma representação da sequência de tarefas a serem executadas até a finalização de um projeto. Relacionando cada etapa às outras de maneira lógica, geralmente através de blocos ligados entre si por setas, o diagrama de rede é muito útil para organizar com eficiência seu projeto.

Por meio desse recurso, toda a equipe envolvida consegue perceber claramente o processo, identificando as etapas essenciais, sabendo quando cada uma inicia e termina, como cada tarefa pode afetar as outras e o resultado final. Por isso, um diagrama de rede bem construído também providencia que o tempo previsto para a conclusão do projeto seja cumprido, ainda que haja adaptações no meio do caminho.

Confira o passo a passo a seguir para fazer um bom diagrama de redes e execute seu projeto com maior eficiência e eficácia!

projeto

1- Liste todas as tarefas

Faça uma lista das tarefas que precisam ser efetuadas desde o início até o final do projeto. Essa listagem deve ser o mais sucinta possível, ou seja, só devem constar as atividades que são fundamentais para o sequenciamento e a finalização do projeto. Detalhes só devem ser adicionados se forem imprescindíveis para a compreensão dos processos. Por exemplo, se o projeto fosse “trocar uma lâmpada queimada”, poderiam ser listadas tarefas como: comprar uma nova lâmpada, retirar a lâmpada queimada, colocar a lâmpada nova, descartar a lâmpada antiga.

2- Defina os predecessores de cada atividade

Você não pode colocar a lâmpada nova – dando continuidade ao nosso exemplo – se a lâmpada antiga ainda estiver ali. Isso significa que retirar a lâmpada queimada é uma tarefa predecessora da tarefa “colocar uma nova lâmpada”. Você precisa identificar na sua lista de atividades, quais as que precedem cada uma das tarefas. Assim, será possível determinar também quais atividades não dependem das demais e podem ser iniciadas simultaneamente, o que economizará tempo no projeto.

3- Relacione as atividades

Depois de definir os predecessores de cada tarefa, está na hora de relacioná-las entre si. A ideia é representar isso de forma lógica e simples, para que possa ser facilmente compreendido. Em geral, utiliza-se blocos ligados entre si por setas.

Comece representando o início do projeto com uma caixa e, a partir dela, puxe uma seta para cada atividade que não tem predecessores imediatos, pois estas poderão ser realizadas assim que o projeto foi iniciado. Depois, associe as atividades respeitando sua sequência e sempre ligando-as com setas, que saem da atividade predecessora e apontam para a sucessora. Não há problema se uma tarefa for predecessora de mais de uma ou vice-versa. Ao final, ligue a última atividade a ser feita à caixa de “fim”.

É possível fazer essa representação em um quadro com post-its, de modo que futuras alterações e mudanças no planejamento se tornam mais fáceis de serem feitas. Outra ideia é utilizar cores distintas para atividades de períodos de tempo diferentes, facilitando a visualização rápida.

4- Estime a duração de cada atividade

Calcule quanto tempo será necessário para que cada atividade seja efetuada, bem como identifique suas datas de início e término. Para calcular a data de início de uma atividade com várias predecessoras, utilize o maior tempo necessário entre as predecessoras. Também defina o tempo adicional (folga) que pode ser gasto em cada tarefa sem comprometer suas sucessoras e a duração do projeto.

5- Determine a duração do projeto

Com base no tempo de duração de cada atividade, você consegue ter uma definição mais clara e exata do tempo que levará para concluir o projeto. Da mesma forma, é possível prever um tempo mínimo e máximo, considerando possíveis atrasos em tarefas específicas. É chamado de caminho crítico o menor caminho a ser percorrido para a finalização do projeto, ou seja, o caminho que inclui apenas atividades com folga igual a 0.

No final, seu diagrama de rede permitirá uma visão muito mais realista do projeto, pois terá previsto os recursos necessários, terá simulado prazos e resultados com maior precisão.

Você já costuma criar diagramas de rede para seus projetos? Coloque em prática esse passo a passo e, se ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários!

hayala_curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.

E-mail de contato: contato@seedintelligence.com – Site: http://www.seedintelligence.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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