Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Criar ambientes que não possibilitam erros

Publicado em 26/07/2014

Criar ambientes que não possibilitam erros, pode ser o maior dos erros

Acredito que este tema seja um dos maiores desafios atuais dentro do cenário da comunicação / agências de publicidade, pensando na gestão de forma geral e não apenas de Projeto. Quando trabalhamos com situações onde o resultado final depende de fatores e pessoas, em sua maioria construídos ao longo do projeto (planejamento, criação, mídia), é bem provável que algum obstáculo seja encontrado e também bem provável que com estabelecimento claro de objetivos e trabalho coletivo ele será superado. Porém, quando a dúvida e o questionamento são rejeitados pela liderança, cria-se um ambiente desestimulante e com isso outras situações são desencadeadas.

Um projeto de comunicação permeia alguns campos e alguns atores como já exploramos em artigos anteriores, como a Criação, o Planejador, o Gerente de Projetos, o Mídia, Atendimento, o próprio cliente, e outros mais. Cada projeto de comunicação tem um objetivo, muitas vezes semelhantes como aumento de vendas, aumento de tráfego para algum canal da marca, apresentação de um novo produto, apresentação de algum feature de um produto já existente, ações em redes sociais, etc. Desta forma, tratar os papéis atuantes no projeto como peças que não erram ou não terão dúvidas sobre o caminho a se percorrer leva o ambiente de trabalho na contramão do propósito de um projeto publicitário.

gestor-gerenciamento-de-riscos-auditor-interno

Uma agência de publicidade ou qualquer outro ambiente criativo e inovador deve promover aos seus colaboradores um ambiente de inspiração, desde a sua concepção filosófica até a sua estrutura física, sendo assim os profissionais que lá atuam e sua liderança devem também promover essa mesma inspiração para a busca de soluções inteligentes e inovadoras, e essa busca trará alguns questionamentos, por consequência alguns equívocos, e somente com eles, acredito, será possível que o trabalho amadureça e seja concebido. 

Transformar esse ambiente de trabalho em um local onde errar é visto como falta de empenho ou falta de conhecimento profissional promove uma competição equivocada da equipe, ao invés de se ter um trabalho coletivo tem-se uma individualização de pensamento, onde quem sabe algo não compartilha e quem não sabe terá receio de questionar.

Como já dito por algum pensador “liderar é inspirar”, então promova isso, comunicação é uma construção coletiva e inspiradora e não uma ciência exata, permita o erro, permita o questionamento e acima de tudo permita o pensamento crítico.

E você leitor,  já se deparou com organizações que não permitem errar?

ramon_oliveira
Sobre o Colunista: Ramon Nonato Oliveira da Silva, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, atuando a mais de 05 anos no mercado de publicidade. Fundador da plataforma de conteúdo MestreGP (www.mestregp.com.br), que busca discutir a atuação da gestão de projetos em agências de publicidade. Durante sua trajetória profissional já passou por agências pequenas, médias e grandes, destacando-se entre elas as agências Kwead, Tribo Interactive, Salve_, Fábrica Comunicação e Garage Interactive.

E-mail de contato: contato@mestregp.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×