Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Carreira em Gestão de Projetos: a demissão que devemos buscar

Publicado em 08/05/2017

Como sabemos, como ocorre em projetos, nossa vida é feita por ciclos. A visão mais tradicional aponta as fases da maturidade humana que vão do nascimento até a morte. Normal, porém o que às vezes não percebemos são os ciclos contidos num parêntese tão importante como a nossa vida. Estes sinalizam um fechamento e um começo, podendo ser da fase infantil para adolescência, um casamento, uma viagem para exterior, uma doença ou mesmo uma conversão de fé, tudo isso sem dúvida cria estacas em nosso caminho que quando olhamos para trás, nos faz perceber que estamos evoluindo.

No meio profissional, como em nossa vida pessoal, temos também marcas que sinalizam estes ciclos. Muito bom quando recebemos uma promoção, um reconhecimento ou mesmo um cargo que almejamos há muito tempo, fazendo com que nos sintamos eficientes e muitas vezes afortunados. Porém, para muitos o momento chamado de demissão, é como um evento inesperado, indesejado – quase uma falha na matrix :).

Tive a oportunidade de provar demissões em duas empresas em minha carreira, mas por incrível que pareça, o que trouxe o sentido para estes ciclos encerrados sem meu consentimento, foi justamente as lições que eu não percebi que a vida/mercado/corporação estaria me ensinado.

Algumas delas compilei abaixo, espero que seja útil como foi para mim:

Lição 1 – A demissão marca um encerramento de um ciclo, mesmo que não estejamos prontos. Se olharmos para trás os sinais estarão lá, seja dado pelo mercado, estratégia da empresa ou mesmo os objetivos profissionais individuais;

Lição 2 – Perceber os sinais e qual a cooperação da empresa no meu ciclo profissional é uma chave para uma relação profissional saudável, se houver desequilíbrio entre a visão de valor do profissional para a empresa ou vice-versa, o desligamento se tornará inevitável, motivado por qualquer uma das partes;

Lição 3 – Muitos profissionais se escondem em justificativas menos dolorosas para explicar uma demissão. Importante encarar os fatos e reconhecer qual sinal não foi percebido por você;

Lição 4 – Se adiantar é a melhor estratégia. Em tempos de estabilidade, aproveite para se capacitar, buscar uma certificação, formação ou novas experiências na própria empresa;

Lição 5 – A carreira é sua. Não delegue para nenhuma empresa ou setor, caso não tenha incentivo é preciso que você seja o principal motivar na busca pela ascensão. O ajuste na expectativa é fundamental;

Lição 6 – Estabilidade x risco. Identifique qual o ciclo que está realizando, quanto mais jovens somos, maior nossa tendência em assumir riscos. Em contrapartida, a estabilidade é mais considerada nas fases adiantadas de maturidade profissional e pessoal. O importante é fazer as pazes com as mudanças, sempre.

Qual ciclo você está neste momento ?

“Quando não decidimos, a vida decide por nós”

Dicas do post

– Livro: O poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios – Charles Duhigg

– Vídeo: “A demissão” (3 minutos) – Filme: Amor sem escalas

Sobre o Colunista:

Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 2010 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi nos últimos 15 anos responsável por projetos dos setores de tecnologia, infraestrutura, saúde, banking e gestão do conhecimento. Atualmente é diretor na PMBASIS consultoria, tendo atuado também em empresas como Ativas Datacenter, Algar Tecnologia, Unimed BH e MV Sistemas. Professor, mestrando em sistemas de informação e gestão do conhecimento com MBA em gerenciamento estratégico de negócios. Leciona em cursos MBA, in-company e nos preparatórios PMP e CAPM do PMI Minas Gerais, onde é coordenador desde 2010. É membro do PMI (Project Management Institute) e do PMI Minas Gerais, onde atua como Executivo Nomeado da Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional.

E-mail de contato: gustavo@pmbasis.com.br l Site:  www.pmbasis.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Andrea Aguiar Azevedo disse:

    Ola! O artigo me chamou a atenção pela relevância do tema. Muitas pessoas acham que a demissão é uma prova de fracasso…mas na minha opinião, não é. Toda relação é finita, principalmente a relação de trabalho e precisamos ter essa consciência para nos prepararmos para essa realidade. Nossa vida vai além da instituição na qual trabalhamos. Apesar de não termos dado o consentimento a esse encerramento de ciclo, como bem colocou, acredito que internamente há um início dessa quebra de contrato. Contudo, talvez por medo ou pela correria da vida não encaramos a realidade que está por vir e acabamos nos “surpreendendo” com a notícia da demissão. Como bem colocou, concordo plenamente com o aspecto de que precisamos investir na nossa marca pessoal e carreira independentemente da empresa. Não podemos ficar esperando que a instituição faça por nós o que precisamos fazer por nós mesmos. A auto responsabilidade sobre nossa carreira é importante. Grata pelo espaço.

    Andrea Aguiar Azevedo – UNA BH

  2. caiochaves disse:

    Me identifiquei bastante com o artigo publicado, no ano passado fui desligado involuntariamente da empresa na qual eu trabalhava, foi um choque muito grande, me vi muito perdido ao ser demitido, meu dia a dia era muito corrido, faculdade na parte da manhã, trabalho na parte da tarde e a noite faculdade novamente. De repente me vi graduado na faculdade e ao mesmo tempo desempregado. Hoje tento enxergar da melhor maneira possível, consegui absorver coisas positivas da empresa onde trabalhei, percebi que o mercado está em baixa e não posso ficar me cobrando demais para arranjar um emprego que eu vá receber o que espero.
    Hoje estou buscando me qualificar mais, fazendo MBA para que isso seja o diferencial na busca de um emprego agora ou mais pra frente.
    Vivi e venho vivendo as lições acima citadas pouco a pouco, percebi que um ciclo terminou, aceitei isso, e agora estou buscando me qualificar cada vez mais ao invés de ficar parado esperando a oportunidade cair do céu.

    Caio Chaves de Andrade / UNA SETE LAGOAS

  3. Patricia Oliveira disse:

    Adorei esse artigo, me identifiquei com a lição 4, pois no momento estou passando por mudança pessoal e profissional, estou buscando e aproveitando a oportunidade para me capacitar, buscando por mais certificações, formações e novas experiências na própria empresa, embora no momento não haja, mas quem sabe para outras empresas do mesmo dono. Já houve uma hipótese. Vou torcer para que dê certo.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×