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Descubra o melhor e mais poderoso pensamento motivacional – Parte 02

Publicado em 10/04/2015

Motivação Baseada em Conhecimento – Parte 02

No primeiro artigo desta série defendi que a verdadeira motivação é baseada em conhecimento. Um texto motivacional geralmente não aborda a essência da motivação. Meu objetivo nesta série é mostrar que para a motivação que dá resultado, conhecer é mais importante do que simplesmente acreditar. Textos motivacionais só funcionam quando trazem algum conhecimento útil. Expliquei que a motivação somente pela emoção não é duradoura e muito menos sustentável. Isso porque saber como fazer é que “abre as portas da esperança” e gera motivo para agir.

motivacao

O pior inimigo da motivação é a ignorância, pois ela tende a manter as coisas como estão ou até mesmo piores do que estão.

Mas porque o conhecimento pode motivar?

O que ele faz com a mente das pessoas?

Qual é o “efeito conhecimento” em nossas vidas?

Porque o conhecimento pode motivar?

Para chegar à resposta dessa reflexão lembre-se de algo que você aprendeu que foi muito importante na sua vida e tente imaginar como seria se não tivesse aprendido.

O que você teria deixado de ganhar ou teria perdido pela falta do conhecimento que provocou esta mudança?

Se você parar pra pensar, vai notar que novos conhecimentos criam novas possibilidades e por isso novas percepções.

O que quero dizer é que o conhecimento literalmente molda novas “rotas mentais”, novas formas de pensar, de raciocinar e visões que você não tinha e passou a ter porque passou a conhecer.

Junto com a ação, essas novas rotas mentais podem dar acesso a realizações que você deseja ou necessita. Isso parece algo muito óbvio e simples, mas é de fato simplesmente fantástico!

É pela falta desse tipo de raciocínio simples que muita, mas muita gente deixa de dar o primeiro passo para a auto motivação.

O fato de uma grande maioria não conhecer esse mecanismo da motivação humana é que gera uma desmotivação cíclica e contínua.

Texto motivacional não tem qualquer efeito se não produz conhecimento relevante.

Sabem bem do que falo, principalmente pessoas que se encontravam em situações muito difíceis e por causa de um novo conhecimento venceram um desafio ou superaram limites.

Grandes realizações e grandes mudanças quase sempre são consequência de algo que aprendemos estudando, errando, pesquisando ou pela percepção espontânea.

Como o conhecimento gera motivação?

Um empresário que está desesperado diante da possibilidade de ver sua empresa “quebrar” se sente “iluminado” quando aprende por exemplo, que o que falta em sua empresa é simplesmente um fluxo de caixa.

Uma ferramenta que lhe dê controle sobre a administração das reservas de dinheiro necessárias para as saídas e para decisões estratégicas.

Já uma pessoa que vive endividada e quer vencer o vício do consumo desnecessário, se sobressai quando o conhecimento lhe faz enxergar que ela não precisa comprar tudo o que vê pela frente, e que no fundo, ela precisa é de coisas que o dinheiro não compra.

Um professor que tinha dificuldade em prender a atenção da turma pode dar a volta por cima ao perceber que uma nova forma de ensinar que um novo conhecimento lhe trouxe fez toda a diferença e mudou sua reputação perante os alunos.

O conhecimento abre “portas” e “rotas”.

Não só para a motivação, mas até mesmo para a inovação.

Um notório cientista russo chamado Genrich Altshuller foi o criador da metodologia para a resolução de problemas de inovação chamada de Triz – Teoria da Solução de Problemas Inventivos que é toda baseada em caminhos para pensar, rotas mentais que dão acesso à inovação.

Uma parte em destaque dessa metodologia são os 40 princípios inventivos de Altshuller.

No próximo artigo desta série vou falar sobre esses 40 princípios, em essência são rotas mentais que disparam novas formas para pensar e ter motivo para agir.

daniel_bizon

Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.

E-mail de contato: contato@danielbizon.com.brAcesse o site do palestrante Daniel Bizon: http://www.danielbizon.com.br.

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