Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Dicas do Boyadjian: Gerenciamento dos Riscos – Parte 2

Publicado em 23/09/2015

Os riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente.

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.

Dicas do professor Boyadjian sobre as melhores práticas para um eficaz Gerenciamento dos Riscos dos seus projetos:

7) Estabeleça uma reserva de contingência para o prazo e orçamento do projeto. As coisas raramente saem como planejado. Estabeleçam os limites de reserva e utilize a mesma quando necessário.

8) Ao elaborar a EAR-Estrutura Analítica de Riscos, considere o risco de falta de pessoal (quantidade ou conjunto de habilidades) no projeto.

riscos

9) Muitos gestores de projetos encontram problemas com falta de pessoal nos seus projetos porque esquecem de considerá-los no plano de riscos.(quantidade ou conjunto de habilidades) sobre o projeto. Nas respostas aos riscos considerem também a mitigação de alocação de um segundo integrante para executar as atividades do projeto para que este substitua o primeiro quando este faltar ou tirar férias.

10) Muitos gestores de projetos encontram problemas com falta de pessoal nos seus projetos porque esquecem de considerá-los no plano de riscos.(quantidade ou conjunto de habilidades) sobre o projeto. Nas respostas aos riscos considerem também a mitigação de alocação de um segundo integrante para executar as atividades do projeto para que este substitua o primeiro quando este faltar ou tirar férias.

Business man looking at question marks and solution path concept drawn by hand

11) É muito importante que você tenha certeza que seu plano de gestão de risco esteja alinhado com a estratégia de risco da sua empresa. Isso ajuda a alinhar o projeto a dar um tratamento padronizado aos mesmos tipos de riscos, mas que devem ser próprios ao projeto e por consequência uma melhor gestão dos riscos do programa.

joao_boyadjian

Sobre o Colunista:  João Carlos Boyadjian, MSC, PMP, MBA, Graduado em Administração e Mestre em Engenharia Naval da 1ª turma de Gerenciamento de Projetos da POLI_USP. CEO e Fundador da CPLAN® (www.cplan.com.br), em 1987, Fundador do PMI®-SP (1998) e diretor por duas gestões como Diretorias de Administração e de Grupos de Estudos. Atualmente é Conselheiro do PMI®-SP, gestão 2014-2015. Foi mentor na fundação do PMI®-MG (1999) e do PMI®-MT (2013). Professor das seguintes instituições acadêmicas: FIA-USP, UFSCAR, IETEC, FGV, FATEC, e INPG. Administrador de Empresas USJT. Especialista em planejamento e finanças pela New York University. Especialista em Planejamento Industrial pela FGV e Especialista em ensino a distancia (EAD) – UFSCAR.  Palestrante profissional tendo realizado palestras nacionais e internacionais nos seminários e congressos do PMI® e outras entidades desde 1987. É Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos do IETEC de MG desde 1997, INPG e FATEC SP.

E-mail de contato: jcboyadjian@gmail.com – Blog: http://jcboyadjian.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×