Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: estruturação de tarefas – Antonio Carlos CEO Runrun.it

Publicado em 06/12/2013

Como abordamos em artigos anteriores, um dos principais desafios no processo da gestão de projetos é a estruturação clara das tarefas da equipe e no detalhe, das tarefas de cada recurso.

Dentro de estruturas onde a gestão de projetos é mais difundida esse desafio é presente também, porém no universo de agência de publicidade este desafio apresenta-se diariamente, sabendo que a comunicação possui uma dinâmica própria e acompanha muito os fatos que acontecem diariamente na sociedade.

Uma das soluções que se pode implementar para que a gestão do projeto e principalmente a gestão das tarefas siga um fluxo mais estruturado, convidamos a Runrun.it por meio de um dos fundadores Antonio Carlos, a nos apresentar os benefícios na utilização de um software de gestão de projetos.

Sem título

>> Entrevista

Antonio Carlos, qual foi o principal estímulo para o desenvolvimento de uma plataforma de gestão, o Runrun.it?
O produto nasceu a partir das nossas necessidades reais como gestores de empresas. Éramos sócios de uma empresa de aplicativos pra celular com cerca de 100 pessoas e mais de 20 projetos simultâneos, e dava desespero ver aquele monte de gente inteligente, trabalhando duro, e quase nada de realmente importante pra empresa sendo executado. As prioridades se perdiam entre as urgências, havia um mundo de tarefas não-oficiais e perdia-se muita informação relevante.

Tentamos usar várias soluções de mercado, mas ou elas eram abertas demais e só digitalizavam a nossa bagunça, ou eram rígidas demais e geravam um trabalho adicional para as equipes.

Runrun.it surgiu a partir da necessidade de deixar as prioridades claras e saber, de verdade, em que as pessoas estavam investindo o seu tempo e quando as entregas realmente iam acontecer.

Pensando no processo de gestão de projetos, qual a importância de se utilizar um software para este trabalho?
Se a equipe é pequena, na faixa de 5 pessoas, acho perfeitamente possível usar e-mails e Excel para gerir projetos. Mas a medida em que o número de pessoas cresce, a complexidade das interações cresce de maneira exponencial. É muito improdutivo gerenciar uma equipe de mais de 25 pessoas sem o apoio de um software de gestão de equipes.

Sabendo da importância, quais os benefícios conseguidos com a utilização de um software para gestão de projetos, principalmente sob o ponto de vista de gestão de pessoas? Como o Runrun.it pode ajudar as empresas nesse trabalho?
Runrun.it tem uma coisa muito interessante: ele não é exatamente um software de gestão de projetos. Nele, o foco é a gestão de equipes. Isto é, a gestão de tarefas, tempo e desempenho das pessoas na execução dos projetos. Assim, ele funciona também como uma camada de segurança para garantir que a própria organização não sabote a execução dos projetos ao envolver pessoas inadvertidamente em tarefas que comprometem as entregas combinadas.

Para o Runrun.it qual o maior obstáculo das empresas na gestão de projetos e como o Runrun.it pode auxilia-las?
O mais difícil é manter as prioridades claras para a equipe e evitar que o foco se perca no dia-a-dia, quando dezenas de coisas vão pipocando e a pessoa vai sendo puxada por todos os lados dentro da organização. É nessa hora que o importante é devorado pelo urgente e a empresa deixa de evoluir e passa a correr atrás do próprio rabo.

No processo de aplicação de uma ferramenta de gestão de projetos, como o Runrun.it, qual o maior obstáculo que podemos encontrar? A cultura da empresa, a assimilação dos benefícios da ferramenta, etc?
A inércia é a maior força atuando dentro de qualquer organização. Mudar, ainda que com benefícios claros, sempre encontra resistência. No caso do Runrun.it, que trás uma grande transparência para as relações dentro da empresa, a principal resistência vem das pessoas que tem receio de ter seu trabalho exposto. E o contrário também é verdadeiro: os principais apoiadores são as pessoas que querem ver o seu trabalho reconhecido, e com isso, ter maiores chances de crescimento na empresa.

Hoje, quais são os principais players solicitantes de ferramentas de gestão e qual a projeção que você pode fazer para os próximos anos do Runrun.it? O que você pode nos contar de novo que virá?
Hoje temos mais de 20 mil empresas usando o Runrun.it, em 75 países. É um número impressionante e que continua a crescer todos os dias. As empresas na área de publicidade/comunicação são quase 1/3 dos nossos usuários. Depois vem as empresas relacionadas ao mundo da TI, como desenvolvimento de software, aplicativos, web etc. Mas temos clientes em quase todas as áreas: de empresas de consultoria, contabilidade, arquitetura, engenharia pesada, educação, serviços financeiros, varejo e até uma usina de álcool!

Tenho uma grande novidade pra contar, que é o lançamento iminente da nossa nova interface. Você e seus leitores podem entrar em http://beta.runrun.it e usa-la em primeira mão, sabendo que é beta ainda. Mas em mais alguns dias, vamos migrar o sistema totalmente.

Para o ano que vem, você pode contar com os aplicativos pra mobile e tablet e com muitas novas funcionalidades na área de gestão de projetos e relatórios gerenciais.

Agradeço imensamente ao Antonio Carlos por conceder essa entrevista, é muito interessante conhecermos softwares de gestão assim como o propósito dele dentro das empresas.

Mais sobre a Runrun.it:
Fanpage (https://www.facebook.com/RunRun.it)
Site (www.runrun.it)
Blog (http://blog.runrun.it/)

Sobre o Colunista: 

Ramon Nonato Oliveira da Silva, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, atuando a mais de 05 anos no mercado de publicidade. Fundador da plataforma de conteúdo MestreGP (www.mestregp.com.br), que busca discutir a atuação da gestão de projetos em agências de publicidade. Durante sua trajetória profissional já passou por agências pequenas, médias e grandes, destacando-se entre elas as agências Kwead, Tribo Interactive, Salve_, Fábrica Comunicação e Garage Interactive.

E-mail de contato: contato@mestregp.com.br

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×