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Fábrica de Indicadores: orientação para atingir metas

Publicado em 13/05/2016

Resumo

Atingir resultados, metas e objetivos não é coisa para pessoas e profissionais que tem sorte. É resultante de um trabalho árduo, dedicação, observação, tomada de decisão e acompanhamento. Assim como a bússola é um importante instrumento de orientação, os indicadores também norteiam o alcance para os resultados. O objetivo deste artigo é enfatizar a importância da utilização de indicadores para nortear o trabalho para alcançar objetivos e metas. Ao final espera-se incentivar a habilidade de desenvolver novas parâmetros à partir de óticas fora do padrão pré estabelecido.

Figura 1 – Bússola para guia de navegação

Introdução

“Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Esta frase emblemática do filme Alice no país das maravilhas, muitas das vezes se assemelham com a realidade de empresas que derrapam em seus próprios sistemas de medição, controles e outros, demonstrando não ter rumo e controle.

A medição de quaisquer sistemas seja empresa privada, pública, ONG, etc. é de extrema importância para sua manutenção e sobrevivência. É a partir desta medição que pode-se questionar o andamento atual e nortear os passos futuros.

Se olharmos para dentro das empresas e questionar gestores se possuem indicadores de performance, é bem provável que a resposta seja com autoridade e firmeza sobre a existência dos mesmos. Mas se o foco da pergunta mudar, fatalmente não seja tão convincente a resposta. Desta forma, as empresas possuem indicadores que estão de acordo com as estratégias firmadas para satisfazer a missão, visão e políticas da mesma?

 

Desenvolvimento

Com o objetivo de facilitar o trabalho, empresas buscam em sites de pesquisa tipos de indicadores que mais se assemelham com o seu tipo de negócio. Em outras situações empresas observam outras organizações em sua ascensão de atingimento de metas e apossam do mesmo tipo de indicador para também trilhar caminhos com resultados brilhantes. Não há nenhum crime em copiar tipos de indicador, apesar de cada um retratar a situação particular e atual de cada uma, pois cada empresa possui estratégias distintas:

  • Nichos de mercado que nem sempre são os mesmos;
  • Cada empresa possui suas estratégias como fatores críticos de sucesso;
  • Missão, visão e políticas.

 

Com base no estudo realizado por Sandra Santos[1], publicado na Revista Eletrônica TecHoje, há uma relação entre o tipo de indicador e objetivo final para a qual se destina alcançar. Nele são enfatizados quatro tipos de indicadores para melhor acompanhamento da performance de projetos e empresas. Abaixo o quadro resumo:

gestao_projeto_pmkb

Para melhor elucidar o tema abordado, é demonstrado em dois quadros a seguir duas empresas com a mesma área de atuação e mercado, mas com estratégias apontadas em suas políticas não tão singulares. Vejamos dois exemplos destas empresas relacionando com o tipo de indicador:

gestao_projeto_pmkb

gestao_projeto_pmkb

As empresas de fabricação e comercialização de chocolates Cacau Show e Chocolates Brasil Cacau possuem ambições distintas. Se os acompanhamentos do desenvolvimento de ambas forem balizados pelo mesmo tipo de indicador, principalmente pelas suas particularidades, fatalmente uma das empresas não teria sua vida condução com fluidez.

Conclusão

A estratégia de cada empresa deve ser algo muito singular, pois fala de seu próprios desejos e ambições de conquista em algum nicho de mercado e com o objetivo final da satisfação dos seus clientes. Em quaisquer ambientes, identificar e desenvolver o seu próprio indicador, trará cada vez mais proximidade do andamento da empresa com os objetivos e metas a propostos.

Bibliografia

[1] Autora do artigo sobre: Principais indicadores na gestão de projetos. Fonte: www.techoje.com.br

Sobre o Colunista: Elienay Marçal Fialho Fuly é Graduado em Engenharia de Produção, Especialista em Engenharia de Produção Enxuta / Melhoria Contínua, MBA em Administração de Projetos e MBA Executivo em Gestão de Negócios. Atualmente atua como Engenheiro de Processos Sênior no desenvolvimento e implementação de soluções em melhoria contínua de processos no setor automobilístico. Atua também como consultor de soluções em Engenharia de Processos e Melhoria Contínua desde 2014. Palestrante em temas de Redução de Custo, Engenharia de Planejamento, Engenharia de Produção e Melhoria Contínua. Autor de artigos e colunista sobre Gestão de Projetos com foco em Produção, Logística, Melhoria Contínua e áreas correlatas. Está presente na indústria desde 2005, atuando nos setores da indústria automotiva, mineração, caldeiraria, usinagem e construção civil. Possui experiências nas áreas de Gestão e Engenharia de Processos, Controle de Qualidade, PCP, Auditoria ISO 9001, Administração de Contratos e Diligenciamento. Lecionou em escola técnica as disciplinas de Matemática Aplicada e Tecnologia dos Materiais.

E-mail de contato: elienayfuly@gmail.com

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