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Gerenciando equipes de alto desempenho

Publicado em 03/12/2014

Todo grande projeto busca a excelência em oportunidades de inovação inteligente e sustentável, essa exigência do mercado induz automaticamente o proprietário do negócio fazer a alocação de recursos tão inteligentes quanto à ambição do empreendimento. Diante desta realidade o Gestor, com suas especialidades, recebe a gestão de um grupo todo especial, considerado na maioria das vezes o suprassumo da inteligência organizacional.

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Vistos como peças chaves para o futuro da empresa, sejam em termos de grandes conquistas como em resultados. Mas, como liderar um grupo tão brilhante? Eles apresentam pontos fracos? Objetivam o seu cargo de Gestor? Saiba neste artigo como ser líder de um grupo de alto desempenho.

Tenha sempre objetivos claros de negócio – ao liderar pessoas que sabem exatamente onde querem estar e que cargos estarão ocupando em pouco tempo, o Gestor não pode, em hipótese alguma, titubear ou centralizar informações ou objetivos principais do negócio. Deve sim explorar ao máximo o conhecimento a ser ofertado visando os potenciais retornos que este grupo pode e deve trazer para a organização. Lembre-se quanto mais resultados o Gestor apresentar com uma equipe tão particular, maiores chances de conquistar o mercado este terá, pois estará conquistando não apenas a alta direção, mas o respeito e a admiração dos Liderados.

Estimule soluções inteligentes – crie processos altamente ambiciosos para sua gestão, de forma que estes exigem do grupo um resultado modelo, pois, com uma equipe de alta desempenho o Líder não deve se intimidar nas suas solicitações e precisa ser brilhante, muito mais do que a própria equipe, durante a apresentação dos indicadores de desempenho de seu setor. É desta forma que se conquista a Qualidade Total nos projetos. Liderar quem não apresenta soluções inteligentes causa menor impacto na diretoria.

Pratique o Empowerment – permita que as pessoas tragam seus  conhecimentos, experiências e motivações, saiba compartilhar informações e decisões com a equipe, faça programas sociais com o grupo, delegue trabalhos que estimulem o crescimento de todos e não tarefas retrógradas para o perfil de cada um, tenha a equipe “colada” em você. Busque a perfeição através deles.

Pratique a Diversidade / Avalie as Interdependências – uma Equipe de Alto desempenho apresenta diferentes tipos de pessoas, habilidades, o que permite que juntos se complementem e consigam realizar o melhor trabalho, explorando o potencial de cada um. Saiba deixa-los na hora certa, mas lembre-se, o Líder pode participar de atividades diárias do Liderado quando este necessita de ajuda, não irá diminui-lo ao contrário, permitirá ao Liderado mostrar-lhe como executa suas atividades com perfeição, ou não. Esta ação irá aproximar Líder e Liderado no sentido de parceirismo e não apenas no sentido literal da palavra.

Tenha um bom Relacionamento através do Feedback – Elogie, faça-os opinar,

revise procedimentos na companhia destes, refaça processos com as dicas dos Liderados e lembre-se, eles podem ter lido, estudado ou até mesmo presenciado algo que você não presenciou. Permita que os Liderados saibam como estão sendo vistos no processo.

Desperte o senso crítico de cada um – até mesmo o mais genial Liderado ou se intimida ou exagera no seu posicionamento seja em uma reunião, seja numa simples apresentação de seus resultados. Mostre-lhes seu ponto de vista no que tange a melhoria pessoal. Sim, pode intimidar no início, mas quando o profissional cultiva hábitos de conhecer seus pontos fortes e fracos, seja na execução de suas atividades ou até mesmo na sua condição de Liderado, este terá consciência de que aprendeu algo a mais com você. Este algo a mais deve ser uma marca no relacionamento do Líder com o Liderado.

Inspire – Líder sempre será referência. Sempre será o assunto nº1 no cafezinho, no barzinho, na caminhada, enfim, o Líder sempre estará em alta no seu meio, a posição por si só já basta, mas procure ser o modelo ideal que o Liderado deseja seguir, nem que seja em apenas uma de suas qualidades, mas nunca seja o modelo que estes jamais vão querer seguir. Estude sem cansar, faça cursos, repasse informações para o grupo, conheça todas as tendências e certificações, procure benefícios que tragam vantagens ao seu grupo, converse, mostre resultados, tenha compromisso com o negócio, tenha uma vida social ativa.

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Nunca tenha medo de perder sua posição para qualquer um dos seus geniais Liderados. Se acontecer será porque ficou alguma aresta no relacionamento de vocês. Volte e revise os pontos que você como Líder deve melhorar e urgente, pois já estará ficando para traz.

Como se tornar um líder inspirador: Passe horas, dias e noites estudando, se antecipando a perguntas, dúvidas e necessidades. Sim, até mesmo os mais genais possuem necessidades. Saiba identificar os pontos fracos que precisam ser estimulados, saiba diminuir frequência de ânimos do Liderado. Lembre-se, este Liderado o vê como um colega, mas buscam em você padrões de excelência.

sandra

Sobre a Colunista: Sandra Santos  é Mestre em Direção de projetos pela Universidade Miguel de Cervantes. Administradora, formada na Universidade Estácio de Sá, com segunda graduação em Processos Gerenciais pela universidade Metodista de São Paulo; MBA em gerenciamento de projetos pela AVM Cândido Mendes; MBA em petróleo e gás pela AVM Cândido Mendes; Atualmente é graduanda do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui especialização em docência para nível superior pela FGV; Atua como consultora das ferramentas de gestão Primavera, MS Project e SGI. Atua no desenvolvimento de processos de gestão, preparação para auditorias internas e administração contratual de projetos no setor de óleo e gás e Governança de TI. Co-autora dos Livros Ser Mais com Equipes de Alto Desempenho, Damas de Ouro, Editora Ser Mais.

E-mail de contato: ssantosdesouza@gmail.com

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