Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gerente de projeto ou gerente de cronograma?

Publicado em 25/02/2014

O cronograma, gerenciamento do tempo, é um dos componentes do triângulo de restrição do Gerenciamento de Projeto na metodologia tradicional, onde já foi estudado e comentado por diversos mestres do Gerenciamento de Projeto. Desta maneira devemos acompanhar o nosso cronograma, pois ele nos indica informações importantes do andamento do nosso projeto.

Sem título

Conforme mencionado em posts anteriores o cronograma é elaborado depois que se cria uma EAP, suas atividades são listadas e sequenciadas e depois as coloca em um calendário, enfim você tem um cronograma (para maiores detalhes sobre a elaboração veja os posts anteriores). Lembrando que o cronograma  faz parte da linha de base de escopo, uma das linhas de medição de desempenho do projeto.

Sem título

O projeto inicia conforme a sua linha de base de tempo, conforme o planejado, e você precisa acompanhar a evolução do mesmo, então entram algumas questões como qual é a frequência que você vai monitorar o seu cronograma? Levanto esta questão, pois vejo por aí muitos gerentes de cronograma e não Gerentes de Projetos. Os gerentes de cronogramas são aqueles que ficam sentados em suas respectivas mesas apenas olhando para o cronograma, como se ele fosse fazer todo o seu trabalho, gerenciar equipe, mobilizar recursos, gerenciar conflitos e etc.

Alguns podem falar que a frequência que você deve controlar o seu cronograma deverá estar estipulada em seu plano de gerenciamento do tempo, ou seja, o Gerente de Projeto deverá estipular quando este controle irá acontecer e qual será a sua frequência e etc. Para os Gerentes de Projetos Ágeis acredito que irão informar que isto ocorre diariamente durante as reuniões realizadas nos primeiros quinze minutos do dia.

Porém os gerentes de cronograma ficam olhando o tempo passar e verificando se as atividades que estavam programadas para serem realizadas naquele dia aconteceram ou não durante todos os dias e não executam outras atividades, como por exemplo, divulgar informações do projeto ou gerenciam conflitos que estejam acontecendo no projeto. Caso uma atividade não aconteça conforme o planejado em seu cronograma os gerentes de cronograma acabam colocando a culpa de tal problema em membros da equipe, ficam bravos e saem falando mal de todo mundo, porém não tomam uma atitude para poder colocar o seu projeto nos trilhos (de acordo com a linha de base de escopo).

Eu acho que o cronograma é uma ferramenta muito útil e devemos controla-lo, monitora-lo com frequência no projeto, a qual, sim, deve ser pré-estabelecida e registrada em seu plano de gerenciamento do projeto, pois com base nestas informações os stakeholders poderão acompanhar os projetos de uma maneira melhor e mais eficiente, pois estarão cientes de quando terão as informações atualizadas.

Um dos resultados do controle do cronograma é nos mostrar se as atividades que foram programadas estão sendo entregues de acordo com o planejado, se estamos com um desempenho de acordo com o planejado ou se será necessário realizar algum ajuste no projeto e se houver esta necessidade o faça, não ache que basta mudar a data em seu cronograma e esta tudo certo.

Enfim eu acho que o cronograma é muito importante, porém nós Gerentes de Projetos não devemos ficar presos somente a ele, devemos ter atenção com todas as outras áreas de conhecimento que compõem um projeto, como por exemplo, RH, comunicação, riscos e etc, pois isto potencializará o sucesso dos projetos.

daniel_almeida

Sobre o Colunista: Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.

E-mail de contato: daalmeida@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Dênis Castro disse:

    Olá Daniel excelente artigo, bem explicativo. Penso que uma das maiores dificuldades são os feedbacks em tempo real.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×