Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gestão de Custos de Projeto

Publicado em 13/08/2013

Autor: Bruno Augusto de Carvalho1

Resumo
O cenário econômico atual faz com que grandes empresas tenham, cada vez mais, a necessidade de criar, elaborar novos meios de redução de custos, pois esta é, na maioria das vezes, a única maneira de lidar com a concorrência e se manter no mercado. O presente artigo mostra um estudo sobre a real importância do controle de custos dentro de uma empresa, revelando uma série de reflexões sobre dificuldades detectadas no momento da implantação de um sistema de gestão de custos. Sendo assim, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de apresentar definições de custos, gastos e algumas teorias sobre a gestão de custos e orçamentos.

Leia o artigo completo, clique aqui.

1Aluno do curso de Pós-graduação: Gestão em Engenharia de Projetos e Estruturas
PUC – MG / IEC – Instituto de Educação Continuada – http://www.pucminas.br – Orientador: Professor Ítalo Coutinho.

Imprimir

  1. Mateus Cançado disse:

    Concordo com o autor sobre a importância que deve ser dada a gestão de custos em projetos.
    A gestão de custo deve ser feita corretamente para q a empresa não sofra no decorrer do projeto. Com um bom planejamento a empresa cumprira todas suas obrigações com o cliente no trabalho prestado.
    E o mais importante com o bom planejamento a empresa poderá oferecer um preço melhor para seus cliente, do que outra empresa não preparada com a gestão de custo em projetos.

  2. paulorodrigo disse:

    Concordo com o autor, pois as empresas precisam de meios de cortar gastos, para poder se manter no mercado, a concorrencia é grande, com intuito de favorecer uma coerencia de empresa e comprador.

  3. Adriano Teixeira disse:

    Diante do cenário atual que estamos vivendo, nota-se de forma muito clara a importância da gestão de custos dentro de uma empresa ou mesmo de um empreendimento. No meu entendimento, a gestão de custos de um projeto percorre todo o ciclo de vida do projeto, diferente de outras etapas e/ou disciplinas, dando um peso maior para essa área. Tal peso merece atenção dos gestores de projeto, no que diz respeito à escolha dos profissionais, levantamento de informações necessárias, mapeamento e tratamento das informações e tudo mais que seja necessário para o bom andamento dos trabalhos.

  4. Heitor Silva disse:

    O autor trata com objetividade e coerência a gestão de custos em projeto, evidenciando a sua importância na área institucional atual, citando autores renomados e ótimas citações.
    A exposição de fatos que são recorrentes em falhas de projetos é um bom caminho para leitores interessados na área a buscarem mais informações e trazer para suas instituições as melhores práticas.

  5. Gleicira Aparecida Teixeira Gandra disse:

    Concordo com o autor, pois a análise correta de todos os custos que envolve qualquer projeto deve ser feita de forma minuciosa, uma vez que a sua apuração incorreta pode levar o projeto ao fracasso ou mesmo não conseguir suportar os imprevistos que possam surgir, bem como as variações econômicas que o país pode sofrer no momento de toda sua execução. Um bom planejamento leva a empresa a cumprir suas todas suas obrigações e assim, se manter sólida através do trabalho prestado e possibilitando uma captação contínua de novos clientes.

  6. Allan Oliveira disse:

    A análise realizada pelo autor referente a Gestão de Custos de Projeto é pertinente, principalmente, no que tange à atual situação econômica vivenciada:
    As empresas necessitam, cada vez mais, de buscar métodos a fim de reduzir custos e competir de maneira eficiente no mercado. Para tal, a definição de um bom escopo de projeto, atrelado a uma análise sistêmica das ferramentas de gerenciamento, são de grande importância para o êxito dos resultados almejados.
    A busca por eficiência, cada vez mais presente com o aumento da competitividade do mercado, está diretamente relacionada ao controle de qualidade e produtividade dos processos e produtos.
    Para se manterem competitivas, as empresas devem utilizar de uma gestão eficiente de seus custos, analisando as deficiências e falhas em seus processos de gerenciamento.

  7. Romulo Silva disse:

    Fazendo a leitura e análise do referido artigo, concordo em vários aspectos com o autor, pois o mesmo relata a preocupação das empresas com o cenário econômico atual, bem como a real necessidade de controle e redução de custos para se manterem no mercado. Atualmente as empresas buscam a excelência em suas atividades, fazendo investimentos em equipamentos, sistemas e pessoas para se obter uma saúde financeira confortável para execução dos projetos e honrar com todos os compromissos contratuais, fiscais e financeiros.

    Tirando base de experiência própria, vale ressaltar o processo de gerenciamento de projetos relatado, desde a questão de orçamentação e formação de preços onde é iniciado até a fase de planejamento, execução e conclusão do projeto, sendo considerado processo de estrutura analítica, controle de qualidade, escopo, prazos, custos, etc. Faz-se assim um resumo de todo o controle e gerenciamento de projeto, visando resultados positivos e satisfatórios para a empresa, cliente e fornecedores quem compõem todo ciclo do mercado.

  8. Leonardo disse:

    Concordo com o autor sobre a importância que deve ser dada à gestão de custos em projetos.
    Complementando as informações do autor sobre as dificuldades no processo de orçamentação, acho importante a relação de parceria por parte do cliente, fornecendo especificações técnicas claras e completas, além de possibilitar a negociação de preço coerente com o produto ou serviço a ser entregue.
    Um aspecto que muitas vezes não é considerado no processo de orçamentação, e com frequência gera aumento em custo e prazo de projeto, é o planejmamento dos riscos, que resulta na consideração das reservas de contingência no orçamento do projeto.

  9. Danilo Baumgratz Reis disse:

    Concordo plenamente com o autor no fato que hoje é completamente necessário, o desenvolvimento de uma gestão de custo mais assertiva e mais aprofundada em todos os quesitos. Por estarmos em uma fase aonde, a economia a ser executada na empresa é cada vez mais necessária, essa gestão deve ser cada vez mais ouvida e discutida, abrangendo desde o orçamento, passando pelo planejamento e concluindo nos resultados finais de cada projeto, com cada parte conversando entre si em cada período determinante.

  10. marcos gomes disse:

    Concordo com o autor em todo o artigo, com o mercado cada vez mais competitivo, buscando qualidade e agilidade na entrega de serviços e produtos, a gestão dos custos dos projetos passa a ser vital para que se tenha um trabalho sólido do início ao fim. Com a elaboração de um planejamento claro e com todo o escopo bem definido e calculado é possível que todos os objetivos requisitados sejam atingidos, objetivos de qualidade, cronograma e principalmente custos, que devido o mercado atual passa a ser algo primordial na escolha do clientes.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×