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Gestão de Projetos: Conhecendo o Plano de Qualidade

Publicado em 20/10/2014

Resumo: Este trabalhou realizou uma pesquisa com o objetivo de conceituar a gestão de projetos descrevendo a sua importância para as organizações no cenário competitivo no qual estão inseridas atualmente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foram analisados livros e artigos sobre o tema e estudo. Buscamos destacar a importância da qualidade no gerenciamento de projetos, demonstrando a sua importância e como preencher o plano de qualidade. Através do trabalho foi possível identificar a importância do planejamento da qualidade e como sua aplicação pode contribuir para o alcance do produto final do projeto dentro das especificações e padrões estabelecidos durante o planejamento.

Qualidade

1. Introdução

Atualmente as organizações se encontram inseridas em um mercado altamente competitivo, o rápido crescimento econômico mundial tem contribuído para o aumento da demanda por serviços e produtos industrializados. Oferecer produtos e serviços de alta qualidade já não garante a retenção e fidelização dos clientes.

As empresas investem cada vez mais em tecnologia, buscando a todo o momento inovações para alcançar um diferencial e se destacar no mercado. Por isso é necessário, para sobrevivência das organizações o desenvolvimento de produtos e serviços com qualidade, rapidez e menores custos.

O gerenciamento de projetos pode ser o caminho para que as empresas alcancem os seus objetivos com a velocidade, custo e qualidade necessária, pode ser aplicado a qualquer atividade que não esta na rotina da organização. O gerenciamento da qualidade durante a execução do projeto tem por finalidade garantir que o trabalho seja executado dentro das especificações determinada atendo assim a satisfação e expectativas dos clientes internos e externos.

Os gestores de projetos, devem sempre preocupar-se com o planejamento e controle da qualidade. Durante o trabalho será descrito os conceitos relacionados à gestão de projetos descrevendo a importância e a aplicação do plano de qualidade na gestão de projetos.

2. Problema De Pesquisa

Demonstrar os conceitos e aplicação do plano de qualidade durante a execução de um determinado projeto para construção de uma casa sustentável na cidade de Betim no estado de Minas Gerais.

2.1 Hipóteses

Acredita-se que a qualidade é fundamental para construção civil, o conhecimento dos conceitos referente ao plano de qualidade do projeto e sua correta aplicação buscam garantir o resultado final do projeto. O plano de inspeção e testes deve descrever os parâmetros pré-estabelecidos, definir responsabilidades para a execução do projeto de construção da casa sustentável no município de Betim em Minas Gerais atendendo o proposto pelo cliente durante a contratação do serviço de engenharia dentro dos conceitos de sustentabilidade.

3. Objetivos

Esclarecer os conceitos relacionados à qualidade na gestão de projetos e demonstrar a aplicação do plano de inspeção e testes (PIT) durante a elaboração do projeto de qualidade da casa sustentável a ser construída na cidade de Betim.

  • Objetivos Específicos:
  • Conceituar a gestão de projetos;
  • Mostrar Evolução da Gestão de Projetos;
  • Demonstrar o conceito de qualidade;
  • Explicar norma ISO;
  • Conceituar Plano de qualidade;
  • Demonstrar a qualidade na gestão de projetos;
  • Exemplificar preenchimento Plano de qualidade.

 

4. Justificativa

A Gestão de projetos pode ser considerada com uma ferramenta estratégica para as organizações. Pode atingir todos os níveis e departamentos da organização, fornecedores, clientes, parceiros, governo entre outros. Dentro da gestão de projetos o plano de qualidade tem papel fundamental para atender os desejos e necessidades dos clientes sejam eles internos ou externos. Este plano busca estabelecer métricas para que execução do projeto transcorra conforme o planejamento atendendo requisitos para sua concepção.

Oferecer qualidade e respeito ao meio ambiente ao cliente pode ser um diferencial significativo para as empresas se destacarem no mercado atual.

5. Metodologia De Pesquisa

O trabalho consiste em um estudo bibliográfico que tem por objetivo analisar os conceitos relacionadas a gestão de projetos e planejamento da qualidade. O estudo consistiu em pesquisa com objetivo de gerar conhecimento para aplicação da qualidade na gestão de projetos.

Considerando os objetivos foi utilizada a pesquisa descritiva que tem como objetivo analisar e interpretar os conceitos estudados para identificar a importância e a aplicação do plano de qualidade na elaboração, acompanhamento e conclusão de projetos.

6. Revisão Bibliográfica

6.1 Gestão de Projetos: 

Para Maximiano (2009, pg 4) “Projeto é a palavra do latim Proicio, que significa “lançar para diante”. … é uma sequencia de atividades que têm o objetivo de fornecer um produto’.De acordo com VARGAS (2005), a gestão de projetos pode ser considerada como um a rotina da organização e com certo grau de complexidade, dentro de conjunto de ferramentas gerencias que contribui para que a empresa desenvolva suas habilidades, conhecimentos e capacidades individuais, considerando o controle de eventos que não pertencem um cenário de tempo, custos e qualidade pré-determinados.

“Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro de definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.” (VARGAS, 2009 pg 5).

6.2 Evolução Gestão de Projetos

O inicio da gestão de projetos pode estar relacionada ao inicio da nossa civilização como podemos perceber nos monumentos históricos que estão preservados até hoje. Para LINHARES e QUARTAROLI (2004), a construção das pirâmides do Egito pode ser considerada como um exemplo de gerenciamento de Projetos.

A evolução da gestão de projetos pode ser observada durante o desenvolvimento histórico da civilização. De acordo com LINHARES e QUARTAROLI (2004) esta evolução pode ser marcada por períodos e personalidades:

  • Frederick Taylor (1856 – 1915): estou fortemente o detalhamento das tarefas, controlando o tempo e a padronização, aplicando estudo cientifico para entender as partes da tarefa;
  • Henry Gantt (1861-1919): estudou detalhadamente a ordem das operações no trabalho, elaborando gráficos com barras de tarefas e marcos, representando a sequência e duração de todas as tarefas de um trabalho (projeto);
  • II guerra mundial: surgiu a necessidade de suprimento e logistica, criação de diagramas de rede (PERT – Program Evaluation and Review Technique) e analise do caminho crítico (COM – Critical Path Method), forncecendo assim maior controle sobre os processos;
  • As primeiras iniciativas relacionadas ao gerenciamento de projetos surgiram nos Estados Unidos no departamento de Defesa e na área aeroespacial (1950-1960), concebendo procedimentos e políticas internas;
  • (1960-1970): As sociedades de gerenciamento de Projetos começaram a realizar para divulgação da área;
  • 1969: fundação do PMI (Project Management Institute) situado nos Estados Unidos, mais tarde APM (Association For Project Management), localizado no Reino Unido. Tem como objetivo de avaliar os profissionais com relações aos padrões de gerenciamento de projetos e difundir o conhecimento da área;
  • 1980: surgimento do primeiro guia (PMBOK GUIDE) com padrões para seu programa de certificação.

6.3 Qualidade

Podemos definir qualidade como “… conjunto das características (ou especificações) de uma entidade (produto, serviço, evento, conceito, pessoa, grupo, organização). As características definem a capacidade da entidade atender as necessidades implícitas ou explicitas.(MAXIMIANO, 2009 pg 58)

Para Maximiano (2000), o controle da qualidade surgiu com a expansão da indústria no século XX, principalmente com o surgimento da produção em massa. A evolução da era da qualidade se dá em três períodos: Era da Inspeção, a Era do controle estatístico e a era da qualidade total.  Considerando a era da inspeção os produtos são verificados um a um, o cliente participa diretamente do processo, a mesma era praticada pelos consumidores nas feiras livres e no comércio de produtos artesanais, a inspeção encontrava o defeito, mas nãoproduzia qualidade. Já a era do controle estatístico, ocorreu a melhoria do processo de inspeção, os produtos eram verificados por amostragem, tem como base a estatística, tendo como grande impulso a segunda guerra mundial que demandava grande quantidade de produtos com alta qualidade, a produção em massa criou a necessidade e peças e componentes padronizados e em grande quantidade o que exigiu uma mudança preocupando-se em mudar a ênfase da correção de defeitos para a prevenção.

A era da qualidade total (Maximiano, 2000), o foco está na qualidade do produto ou serviço, onde o processo de produção passa a ser controlada, com o objeto de garantir assim maior ênfase na prevenção dos defeitos, a qualidade passa a ser uma questão sistêmica e de sobrevivência para as organizações.

6.4 Norma ISO

De acordo com Maximiano (2000), a ISO (International Standardization Organization), foi criada em 1947 e possui sede em Genebra, é uma organização internacional sem fins lucrativos. Em 1947 a organização colocou em vigor as normas ISO 9000, que buscava regular as relações entre fornecedores e compradores, estas normas foram adotadas por diversos países, principalmente pela comunidade europeia, o objetivo era garantir a qualidade dos produtos de seus fornecedores.

6.5 Plano de Qualidade

Para Rodrigues (2009), o plano de qualidade é um dos documentos explicitados pela norma ISO 9001, pode ser chamado de plano de qualidade (PQ), plano de garantia da qualidade (PGQ) ou plano de inspeção e teste (PIT). O plano de qualidade é um documento que tem por objetivo especificar os processos do sistema de gestão da qualidade e os recursos a serem aplicados a um determinado produto. Este plano pode inclui todos os eventos de fabricação e de inspeção de um produto ou da realização de um serviço, em ordem cronológica, contendo resumo detalhado dos responsáveis de cada etapa, suas normas, documentos e procedimentos necessários para sua realização. Também são definidos os registros necessários, critério de aceitação e exclusões. Podendo ser um documento com grande complexidade, mas a sua aplicação depende de cada organização ou projeto.

De acordo com Vargas (2009, pg 71) “O plano de gerenciamento da qualidade é o documento formal que descreve os procedimentos que serão utilizados para gerenciar todos os aspectos da qualidade do projeto”. Este documento deve conter segundo VARGAS (2009):

  • Titulo do projeto;
  • Nome do responsável pela elaboração;
  • Regras gerais do processo;
  • Frequência de avaliação dos requisitos de qualidade;
  • Sistema de controle da qualidade;
  • Administração do plano;
  • Registro de alteração;
  • Aprovações.

6.6 Qualidade na Gestão de Projetos

Para Silva (2014), a qualidade pode ser abordada de duas maneiras no gerenciamento de projetos: uma quando está relacionada à qualidade nos processos de gerenciamento ou como referência do produto final que será entregue. Segundo o guia PMBOK, (apud, SILVA 2014 pg 1), define qualidade como: “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades” e, “um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos e especificações e adequações ao uso”.

Segundo Maximiano (2009), dentro do contexto de gerenciamento de projetos a qualidade pode ser dividida em duas entidades: O produto do processo e a administração do processo de qualidade (planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade).

Segundo Silva (2014), o processo de gerenciamento da qualidade é muito importante, os seus processos são: planejar (definindo padrões e métricas de qualidade para as entregas) e a garantia da qualidade (garantir que as métricas definidas estão sendo seguidas) e controle (monitora e mede se as entregas estão em conformidade com o proposto).

Paiva (2014 pg 1) conclui que:

 “… qualidade não é feita por alguma coisa, qualidade é feita por alguém.  Se a qualidade é feita por pessoas não basta apenas um departamento querer implanta-la na empresa, todas as pessoas precisam estar engajadas nesse conceito, pois qualidade, passa pelas pessoas”.

7. Desenvolvimento

Para atender a qualidade na gestão de projetos demos preencher o plano de qualidade, será utilizado exemplo abaixo:

qualidade

Imagem: Plano da Qualidade
Fonte: pmkb.com.br

Devem ser realizadas auditorias periódicas para verificar se padrões estão sendo estabelecidos, caso ocorra alguma não conformidade, deve ser estabelecido um plano de ação para identificação das causas e assim tomar as medidas necessárias para correção do problema e manter a qualidade do produto ou serviço durante o projeto, garantindo assim a satisfação do cliente durante a execução do projeto e na entrega.

 8. Conclusão

O trabalho buscou desmontar a importância da qualidade na gestão de projetos, descrendo os conceitos pertinentes e a evolução da gestão de projetos, conhecemos a norma ISO e a teoria sobre a qualidade e sua consolidação durante evolução do tempo.

O planejamento da qualidade tem grande importância na gestão de projetos, garantir a qualidade do processo e do produto final é de grande importância para a conclusão do projeto, dentro das características pré-estabelecida em acordo com as necessidades do cliente final do projeto.

O plano de qualidade deve ser preenchido de forma a garantir que as especificações, padrões e necessidades sejam alcançados durante e ao final das etapas do projeto. A aplicação dos conceitos relacionados à gestão de projetos e o plano de qualidade permitiu aplicar durante a elaboração do plano de inspeção e teste do projeto relacionado a casa sustentável.

Os clientes e a sociedade buscam cada vez adquirir produtos e serviços com foco na sustentabilidade e economia e todos devem estar atentos a esta tendência durante a elaboração de projetos na construção civil.

 NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Plano de gerenciamento da qualidade.

9. Referências Bibliográficas

  • LINHARES, Jorge Luiz Pereira; QUARTAROLI, Cláudio Márcio R. Guia de Gerenciamento de Projetos e Certificação PMP. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2004.
  • MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução á Administração. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
  • PAIVA, Mauro Lúcio F. Trabalhando co m qualidade na execução de Projetos.2009. Disponível em: <https://pmkb.com.br/trabalhando-com-qualidade-na-execucao-dos-projetos/>. Acesso em: 20 Jul. 2014
  • VAGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais Competitivos; prefacio de Reeve Harold R. 6. Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.
  • VARGAS, Ricardo Viana. Manual Prático de Projeto: utilizando o PMBOK Guide. 4. Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
  • RODRIGUES, Ronaldo Costa. Plano de Qualidade. Que Bicho é esse?.2009. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1746/plano_da _qualidade._que_bicho_e_esse>. Acesso em: 20 Jul. 2014
  • SILVA, Ueliton de Freitas. A compreensão da qualidade na gestão de projetos. 2014. Disponível em: <https://pmkb.com.br/a-compreensao-da-qualidade-na-gestao-de-projetos/>. Acesso em: 20 Jul. 2014

Artigos_pmkb

O Autor:

Matheus Rodrigues Barros Torres

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da turma 5 do curso em MBA Gestão de Projetos da Faculdade Pitágoras de Betim com professor Ítalo Coutinho.

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