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Habilidades essenciais de um bom especialista em orçamento e custos

Publicado em 29/12/2016

O gerente de orçamento e custo é o profissional responsável por atuar na elaboração de orçamentos, formação de preço de venda, elaboração de planilhas de custos, taxas horárias e reajustes de preços. Por isso, é hoje uma das principais peças de qualquer empresa. Por ele passa todo planejamento da empresa, norteando as tomadas de decisões da mesma. Um bom gerente de orçamentos é orientado pelos números. Atitude é importante, mas ela precisa, antes de tudo, gerar resultados e garantir uma boa projeção de lucros para empresa. Para os líderes, os resultados finais são a prova de sua eficiência.

Para atingir os objetivos estabelecidos é de fundamental importância que o gerente de custos saiba que cada pessoa em sua equipe é diferente e, portanto, deve-se liderar de acordo com as necessidades e características pessoais.

Um orçamentista ideal não está calçado em uma receita padrão de funcionalidade, algumas características básicas devem ser primordiais nesse profissional: coragem, otimismo, conhecimento de mercado, organização e o dom de antecipação, são algumas das principais competências desse profissional.

INTRODUÇÃO

Na situação financeira em que hoje se encontra o Brasil, a construção civil passa por uma crise sem precedentes, sem grandes expectativas. A construção civil é uma atividade econômica que representa uma parcela relevante do produto interno bruto de qualquer país e tem efeitos significativos na geração de empregos. É uma atividade em que seu produto representa um grande investimento, tanto para as empresas quanto para seus clientes.

Um processo de extrema importância dentro desta atividade é o processo de orçar, que consiste em quantificar, insumos, mão de obra e maquinários a serem utilizados em uma obra, bem como seus custos e prazos de duração. No cenário atual, orçar um empreendimento torna-se fator crítico para empresas construtoras antes que a edificação seja projetada em detalhes e que os contratos de venda e de fornecimento sejam firmados. Com uma investigação em custos criteriosa, pode-se reduzir desvios que impactam na lucratividade do empreendimento ou até mesmo desvios significantes, que poderiam inviabilizar a continuidade da execução de uma obra.

Apesar de parecer a grande solução para muitas empresas, muitos fatores podem impedir que o orçamentista conclua um bom orçamento, dentre tantas dificuldades encontram-se a falta de precisão, de pontualidade e a pouca periodicidade na atualização das informações de custo; o formato excessivamente voltado às exigências legais, fiscais e acionárias; e a falta de um foco gerencial na elaboração dos custos. Cabe então ao profissional buscar métodos e meios de vencer estas dificuldades. O especialista em orçamentos deve ser capaz de identificar as necessidades do cliente, produzir a análise e comunicar o resultado. A falha de qualquer parte deste trio pode levar a todo o engajamento sendo considerado um fracasso ou um desperdício de tempo e dinheiro.

Com vistas a contribuir para esse contexto em evolução, este artigo aborda as principais características necessárias a um especialista em orçamento e custo, pontos importantes para lidar com esse problema de orçamentação em projetos de construção civil.

Usando a metodologia de referencias bibliográficas, o principal artigo analisado foi, “Soft Skills are vital for effective Project Controls” dos autores Cristopher W. Carson e Patrick Kelly, publicado na revista CostEngineeringVol 57, No 2, Março/Abril de 2015 em Margantown, Virgínia Ocidental. A partir deste artigo, se estendeu a pesquisa e análises críticas, resultando neste artigo aqui apresentado.

DESENVOLVIMENTO

A preocupação com o gerenciamento orçamentário e controle dos custos acompanha todo o ciclo de vida de um empreendimento, saber com antecipação e com o máximo de exatidão possível o quanto vai custar uma obra, incluindo todos os seus diversos itens, representa um diferencial competitivo que permite subsidiar a tomada de decisões e antecipar-se à concorrência, além de ajudar a garantir a viabilidade do negócio e a maximizar o resultado financeiro do empreendedor. O profissional responsável pela elaboração do orçamento e planejamento deverá realizar estimativas de custos e prazos para subsidiar a tomada de decisão da empresa, baseando-se sempre nos projetos e especificações técnicas. Portanto, os principais processos para elaboração do orçamento são:

  • Planejamento dos recursos: identificação de quais recursos (mão de obra, equipamentos e materiais) e quais os quantitativos de cada um, são necessários para executar as atividades e/ou serviços do projeto, bem como o tempo requerido para desenvolvimento dos mesmos;
  • Estimativa de custo: desenvolvimento de estimativas de custos dos recursos necessários para completar as atividades do projeto;
  • Orçamento de custo: determinação das estimativas de custo ao item de trabalho;
  • Controle de custo: controle e identificação das mudanças no orçamento do projeto.

Para ser capaz de desempenhar bem seu trabalho, profissional tem que ir além da formação básica, é necessário que esse profissional tenha um conhecimento de mercado, uma formação com habilidades adaptativas de constantes pesquisas e inovações, busque constantemente estar se preparando e atualizando às exigências do mercado, o qual se encontra em constante evolução, conte com experiências anteriores no canteiro de obras.

Requer também que o profissional tenha algumas habilidades essenciais como coragem, organização, otimismo e tenha sensibilidade para mensurar imprevisibilidades, tenha senso crítico e muita capacidade analítica para avaliar as informações disponíveis, também precisa ter visão espacial para fazer os levantamentos de quantidades de todos os serviços que serão executados na obra e vocação para o trabalho em equipe, afinal, a elaboração de orçamentos exige que o profissional interaja com diversas áreas, sejam internas, como projetos, suprimentos e engenharia, sejam externas, especialmente projetistas e fornecedores que precisam ser consultados durante o processo de elaboração do orçamento. Projetos cada vez mais complexos e novos sistemas construtivos demandam do orçamentista capacidade para criar novas composições de preços que atendam especificamente cada empreendimento. Além de todas essas características, é desejável que o profissional da área de orçamentos saiba lidar com o trabalho sob pressão, já que os prazos para a elaboração das análises e estimativas costumam ser curtos e os projetos e propostas acabam passando por muitas revisões ao longo do seu desenvolvimento. É fundamental conhecer bem a política da empresa e seus clientes, para que os orçamentos sigam os padrões dos mesmos, sempre alinhar o setor de compras da empresa, pois preços divergentes podem impactar significativamente no valor final do orçamento, manter-se informado e conhecer os locais de execução da obra.

Coragem

O profissional que atua na realização de orçamentos deve ter a ousadia de aplicar técnicas e materiais inovadores, como forma de sobressair entre os demais e atingir margens de ganhos maiores. Além disso, não ter medo de formar novos lideres, afinal, esta é uma das principais atribuições gerenciais.

Otimismo

Um gestor de projetos precisa da colaboração de toda equipe para colocar em pratica o que se planeja e receber informações confiáveis para controle do que foi proposto. Portando incentivar a equipe de forma positiva e acreditar que tudo que está bom pode ser melhorado, faz com que se consiga extrair o máximo de um profissional.

 Conhecimento de mercado

As grandes mudanças industriais e econômicas acirraram cada vez mais a concorrência entre as empresas. Detalhes são primordiais para se destacar no mercado, práticas que buscam otimizar recursos humanos, tempo e insumos são de suma importância na obtenção de êxito numa concorrência. Dessa forma, profissionais de orçamentos e custos também precisam se adequar ao novo cenário, onde as competências exigidas tornam-se cada vez mais elevadas.

Os grandes desafios enfrentados pelas sociedades, e em particular, pelas empresas decorrem das transformações sociais causadas pela velocidade com que têm sido gerados novos conhecimentos, concretizados através da introdução, no mercado, de novos produtos. Esses novos produtos, frutos do avanço científico e tecnológico, modificam as complexas relações sociais, tornando-as, ao mesmo tempo, mais intensas e mais efêmeras (SILVA, 99).

Particularmente as instituições têm sofrido enormes impactos provocados pelo frequente emprego de novas tecnologias que, via de regra, altera hábitos, valores e tradições que pareciam imutáveis. Portanto, conhecer o mercado é uma característica primordial pra esse tipo de profissional. Acompanhar ao máximo essas alterações contribui para que as melhores escolhas sejam realizadas. Com isso a chance de sobressair perante o concorrente é alta.

Um bom gerente de orçamentos, além do seu lado técnico, precisa ter noção e conhecimentos do mercado como um todo, englobando diversas áreas como finanças, economia, “marketing”, psicologia do trabalho, novas técnicas, novos materiais e muitas outras, que antes não eram tão consideradas.

Organização

A elaboração de um orçamento envolve diversas atividades, como visita técnica em campo para conhecimento do projeto, analise da metodologia executiva do projeto, coleta de preços, composição de mão-de-obra e equipamentos, elaboração de cronograma e histogramas, montagem da composição de preços e BDI, etc. Para que a empresa consiga entregar um orçamento consiste e no prazo estipulado é primordial que o Gerente de Orçamentos e Custos tenha a habilidade de organização.

O Gerente de Orçamentos e Custos deverá organizar sua equipe de forma a distribuir as atividades e priorizar os aspectos mais críticos do orçamento. Ele deverá ter uma compreensão aguçada dos resultados que o projeto pretende alcançar e manter as metas bem definidas. Assim o Gerente cria um ambiente de trabalho produtivo, resolve problemas sob pressão, mantem o foco no todo e prioriza suas próprias responsabilidades.

Dom da antecipação

Bons orçamentistas são capazes de antecipar e evitar problemas que podem comprometer prazos, orçamentos e aceitação do cliente, mas infelizmente ninguém é capaz de adivinhar o futuro ou prever intempéries e situações inesperadas capazes de interferir no percurso da obra, levando o orçamento a uma falha.

Entretanto, alguns pontos, algumas análises prévias, vistorias in loco e pesquisas de campo envolvendo além da área de implantação do projeto toda a vizinhança envolvida, podem antecipar futuros imprevistos. Assim, já sabendo o que poderá acontecer, consegue – se evitar “dores de cabeça”.

Esta capacidade de percepção é uma qualidade que nem todos os profissionais de orçamento dominam, o que contribui muito para o desenvolvimento deste feeling, é a experiência e vivência, tanto na elaboração de orçamentos quanto na execução propriamente dita de projetos desde os mais simples até aos mais complexos. Depois de passar por situações de diversos graus de complexidade, o profissional vai desenvolvendo a capacidade de antecipar qualquer situação, criando um domínio do cenário e minimizando os problemas que possam surgir.

Contudo, experiência não se adquire da noite para o dia, requer tempo e paciência, o profissional deve procurar aprimorar os conhecimentos, ler, pesquisar, conversar com profissionais mais experientes, não só da área de orçamento, mas também da frente de serviço, um bom orçamentista deve ser uma esponja de conhecimento e tentar incorporar todas as situações, vividas, vistas ou escutadas, em sua realidade, tentando tirar o melhor de cada uma.

Senso crítico e capacidade analítica devem ser requisitos hoje imprescindíveis a serem analisados em um orçamentistas pelas empresas de construção.

CONCLUSÃO

A pesquisa realizada no presente estudo demonstrou as principais habilidades e competências necessárias ao gestor de orçamento e custos e sua importância para que os projetos alcancem seus objetivos. Dentre as mais relevantes estão o conhecimento de mercado e a organização.

Embora as técnicas de gestão tenha um papel importante na formação do Gerente de Orçamento e custos, destacamos a organização, juntamente com a liderança, como uma das principais habilidades do gerente de orçamentos e custos, sendo o gestor capaz de organizar, motivar e inspirar não somente a equipe, mas também as demais partes interessadas do projeto para que o resultado, produto ou serviço possa ser entregue com qualidade.

REFERÊNCIAS

  • https://pmkb.com.br/artigo/habilidades-e-conhecimentos-da-engenharia-de-custos/
  •  Silva, “O engenheiro que as empresas querem hoje”, In: I. vonLinsingen et al, “Formação do Engenheiro: desafios da atuação docente, tendências curriculares e questões da organização tecnológica”. Florianópolis, Editora da UFSC: 1999, pp. 77-88.
  • Nosel; D. Rebelatto; “O perfil do engenheiro segundo as empresas”, Cobenge2001

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Allan Cristian R. Martins, Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Newton Paiva. – E-mail para contato: allanmartins.engenharia@gmail.com.

Ingrid M. FioriniGraduada em Engenharia de Produção Civil pela Universidade FUMEC. Trabalha como Engenheira Civil Junior, EPO Empreendimentos, Edifício Sol. – E-mail para contato: ingrid.maia@epo.com.br.

Lucas M. NascimentoGraduado em Engenharia de Produção Civil pelo CEFET-MG, graduado em curso Técnico de Edificações pelo CEFET-MG. Trabalha como Engenheiro de Produção Civil no CEFET-MG. – E-mail para contato: lucasmaiacivil@gmail.com.

Rosymeire Linderis da SilvaGraduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Formiga – UNIFOR . Trabalha como Engenheira Civil, SETPAR Incorporações. – E-mail para contato: rosylinderis.engcivil@gmail.com.

Vanessa Gil M. da SilvaGraduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Trabalha como Engenheira de Orçamento, Salum Construções LTDA. – E-mail para contato: vanessagilmacedo@hotmail.com.

Contexto: Artigo apresentado como trabalho na pós graduação de Engenharia de Custos e Orçamentos ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho da turma 10 do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Bárbara Medeiros Cocate disse:

    Primeiramente gostaria de dizer que é um excelente artigo sobre as habilidades necessárias para a formação de um bom especialista em orçamento e custos nos tempos atuais, onde este deve ter noções de formação de preço de venda, elaboração de planilhas de custos, taxas horárias e reajustes de preços para desempenhar um bom papel com eficiência e garantir lucros e resultados no cargo, trabalhando de forma inovadora, com conhecimento de mercado (empreendedorismo) e organização.
    Na construção civil surgem problemas de orçamentação nos projetos e para contribuir positivamente é preciso do planejamento dos recursos, estimativas de custos, orçamento de custos e controle de custos.
    Portanto, é preciso apresentar um diferencial competitivo que permite subsidiar a tomada de decisão e se destacar perante a concorrência e adaptando ao novo cenário

  2. Rayssa da Silva Faêda disse:

    Excelente artigo para expor a importância de um bom orçamentista. Um mundo cada vez mais dinâmico exige desse profissional várias habilidades para desempenhar um trabalho satisfatório, com resultados positivos. A responsabilidade é grande por seu trabalho nortear as tomadas de decisão de uma empresa. Um dos maiores desafios é a precisão dos resultados e para isso, é fundamental a busca constante por novos conhecimentos de mercado, uma vez que este se encontra sempre em evolução. Além disso, é imprescindível demonstrar ousadia de modo a atingir margens cada vez maiores, estar sempre em busca da colaboração de todos os envolvidos no processo e não se deixar perder em meio a tantas atividades. Vivência e experiência levam o orçamentista a aprimorar sua percepção e consequentemente, a melhorar seu senso crítico e capacidade analítica.

  3. Veridiana de Souza Paiva Alves disse:

    O artigo retrata as principais características necessárias a um especialista em orçamento e custo. Dentre as mais relevantes estão o conhecimento de mercado e a organização. Acredito que outro ponto importante que deva ser considerado é que além dessas características eles devem instigar a equipe de trabalho e fomentar a colaboração entre os funcionários, mais importante do que ter a solução perfeita para cada tipo de adversidade, ele precisa ser capaz de utilizar com sabedoria o conhecimento de todos os integrantes da equipe.

  4. Leonardo Alvim disse:

    O artigo ainda que publicado em 2016, remete a condição atual vivida no mercado da construção civil. As empresas se encontram cada vez mais pressionadas a entregar um orçamento preciso e enxuto, dessa forma, é exigida dentro dessa distribuição matricial um gerente de orçamentos ou líder cada vez mais multidisciplinar, inclusive com conhecimentos sólidos do processo produtivo in loco. Destaque importante, está ligado também a capacidade de adaptabilidade desses líderes. Conforme trata o artigo, são condições “sine qua non” do gestor, ter conhecimentos de mercado e organização. Mas acredito, que ainda dentro de organização, é fundamental o conhecimento a fundo de cada elemento da equipe, em prol de direcionar as tarefas de acordo com a afinidade e sensibilidade de cada membro para com as demandas.
    Outra tarefa complexa é se manter atualizado em um mercado cada vez mais dinâmico e veloz. O nível de informações disponíveis é extenso, demandando tempo para filtrar e se aprofundar em conhecimentos que agreguem valor a carreira e ao negócio dos gestores.

  5. Ariadna disse:

    O texto é muito bom! Uma vez que gerenciamento orçamentário e controle dos custos acompanha todo o ciclo de vida de um empreendimento, antecipar com o quanto vai custar uma obra, representa um diferencial competitivo, além de ajudar a definir a viabilidade do negócio . O artigo demonstra de forma objetiva as características e habilidades de um gerente de orçamentos.Sendo de extrema importância a capacidade desse profissional de se planejar, organizar, ter conhecimento de mercado, fazer visitas técnicas, ter conhecimento de campo, analisar o projeto e a forma de executar. Todos esses atributos contribuem para que possa garantir a entrega de um produto com qualidade.

  6. Weverton Vinícius Rodrigues Ferreira disse:

    Artigo bastante interessante, pois, trata das habilidades necessárias a um engenheiro orçamentista ou um especialista em custos. Dentro das habilidades levantadas a organização talvez seja uma das mais essenciais, pois normalmente quem trabalha nesse setor possui menos tempo para realização da atividade do que os outros integrantes da equipe, seja por causa de inúmeros revisões no projeto ou simplesmente porque os dados demoram a chegar para se dar início ao trabalho. Outro aspecto interessante é a necessidade de otimismo, na maioria das vezes parece que não vai dar certo, o tempo não vai ser suficiente, mas esse profissional tem que se manter focado, em conjunto com sua equipe e buscar entregar o melhor orçamento possível. Outras características que considero importante é a boa comunicação do profissional, uma vez que estará sempre interagindo com pessoas de diferentes áreas e em constante contato com fornecedores, além disso a necessidade de conhecimento de mercado e de diversas áreas do seu projeto. Ser especialista de custos exige dedicação e paciência, pois você na maioria das vezes é que o menos tem tempo para realizar o que precisa, é um dos mais cobrados pelos superiores uma vez que é você o responsável pelo dinheiro no projeto e será apontado sempre como um culpado por desvios no custo. Trabalhar sob pressão não é fácil, mas ainda assim vale a pena.

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