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Introdução ao Método Seis Sigma

Publicado em 13/03/2017

Resumo:

O método Seis Sigma é uma estratégia de gestão empresarial que visa à obtenção de resultados de classe mundial, melhoria contínua do desempenho operacional e a lucratividade de empresas, por meio de ações de otimização de processos e qualidade dos produtos. Baseado em uma bibliografia de estudo do tema, o presente artigo aborda alguns pontos introdutórios ao método que poderão gerar uma breve compreensão para leitor sobre: o que é Seis Sigma, a origem do método na Motorola, o histórico de retornos financeiros de alguns players de mercado, etapas de aplicação do método e a sua integração com metodologias de desenvolvimento de projetos.

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Introdução

Alguns cases que destacam grandes retornos financeiros sobre investimentos e são reconhecidamente de sucesso, estão relacionados às melhorias sistêmicas de processos e qualidade de produtos, alcançados por grandes empresas, tais como Motorola e General Electric, citadas neste artigo, ocorreram por meio da implementação do programa Seis Sigma.

Desenvolvimento

O que é o método Seis Sigma?

De acordo com a definição dada por Werkema (2012), Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar substancialmente a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores.

Ainda de acordo com Werkema (2012), o programa deve ser entendido de forma mais ampla:

A escala: É usada para medir o nível de qualidade associado a um processo, transformando a quantidade de defeitos por milhão em um número na Escala Sigma. Quanto maior o valor alcançado na Escala Sigma, maior o nível de qualidade;

A meta: O objetivo do Seis Sigma é chegar muito próximo a zero defeito – 3,4 defeitos para cada milhão de operações realizadas;

O benchmark: É utilizado para comparar o nível de qualidade de produtos, operações e processos;

A estatística: É uma estatística calculada para o mapeamento do desempenho das características críticas para qualidade em relação às especificações;

A filosofia: Defende a melhoria contínua dos processos e da redução de variabilidade, na busca de zero defeito;

A estratégia: É baseada no relacionamento existente entre projeto, fabricação, qualidade final e entrega de um produto e a satisfação dos consumidores;

A visão: O programa visa levar a empresa a ser a melhor em seu ramo de atuação.

É possível comparar o desempenho entre o padrão Quatro Sigma e a meta Seis Sigma, conforme tabela 1.

Tabela 1: Comparação entre o padrão atual (Quadro Sigma) e a Performance Seis Sigma

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Fonte: Werkema, 2012 pág. 16

A origem do Método Seis Sigma

A Motorola deu origem ao método, em 15 de janeiro de 1987, com o objetivo de tornar a empresa capaz de enfrentar os seus concorrentes estrangeiros, que estavam fabricando produtos de melhor qualidade a um custo mais baixo, (WERKEMA, Cristina, 2012).

Após a Motorola receber o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige, em 1988, o Seis Sigma passou a ser reconhecido como o responsável pelo sucesso alcançado pela organização. Entre o final da década de 80 e o início da década de 90, a Motorola obteve ganhos de 2,2 bilhões de dólares com o programa.

No Brasil, a pioneira na implementação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi a Whirpool (Multibrás e Embraco), que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos projetos Seis Sigma.

Histórico de Resultados Financeiros Gerados Por Meio do Seis Sigma

Por meio do Seis Sigma, algumas empresas apresentaram expressivos retornos financeiros em relação ao investimento realizado, como o resultado da diminuição do número de itens defeituosos em relação ao número total produzido e a eliminação de custos desnecessários. Empresas, como Asea Brown Boveri, AlliedSignal e General Electric, também passaram a trabalhar com o Seis Sigma.

Na ABB foi obtido um ganho médio de US$ 898 milhões/ano em um período de dois anos, com redução de 68% nos níveis de defeitos e de 30% nos custos de produção. Também houve uma diminuição de 87 milhões de dólares no custo de material comprado, por meio da extensão do Programa Seis Sigma aos fornecedores da empresa.

Já a AlliedSignal, desde a implementação do programa em 1994 até maio de 1998, obteve ganhos de 1,2 bilhões de dólares e treinou seis mil pessoas. Um grupo de três Black Belts em um site da empresa executou um projeto cujo retorno foi de 25 milhões de dólares.

Em 1996, a GE, em seu primeiro ano com o programa, investiu 200 milhões de dólares para treinar 200 Master Black Belts e 800 Black Belts na metodologia Seis Sigma. Em 1997, a GE investiu 250 milhões de dólares para treinar cerca de 4 mil Black Belts e Master Black Belts e mais de 60 mil Green Belts, dentre uma força total de 222 mil. No entanto, o investimento foi recompensado somente em 1997, quando a GE aumentou sua receita operacional em 300 milhões de dólares. Em 1998, os 500 milhões de dólares investidos no Seis Sigma foram recompensados por ganhos da ordem de 750 milhões de dólares. Em 1999, foram obtidos ganhos de 1,5 bilhões de dólares.

Etapas de aplicação do Método Seis Sigma

As etapas de implementação do método Seis Sigma, são seqüencialmente adotadas pelo grupo de consultores Werkema:

  1. Identificação das principais oportunidades de lucro, iniciando o processo de definição de Projetos Lean Seis Sigma que estejam alinhados às metas estratégicas da empresa;
  2. Realização do “Seminário para Alta Administração”, incluindo a definição de projetos, de Champions e de candidatos a Black BeltsGreen Belts;
  3. Realização do “Workshoppara Formação de Champions”;
  4. Mapeamento de Perfil de Candidatos a Black BeltsGreen Belts e identificação dos candidatos que irão conduzir cada projeto;
  5. Realização dos Treinamentos para Black Beltse/ou Green Belts e certificação dos especialistas ao final de cada onda do programa.

Integração entre o Seis Sigma o DMAIC e Lean Manufacturing

A metodologia DMAIC é uma abordagem de condução estruturada dos projetos Seis Sigma. O acrônimo DMAIC é formado pelas palavras (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), que são os 5 passos integrados para estruturação dos processos de desenvolvimento de projetos Seis Sigma. Além disso, outras técnicas não estatísticas, tais como as práticas do Lean Manufacturing focadas na redução e eliminação de desperdícios, foram integradas ao Seis Sigma, dando origem ao Lean Seis Sigma. Outra modificação foi o surgimento da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyze, Design, Verify), que é utilizado em projetos cujo escopo é o desenvolvimento de novos produtos e processos, no contexto do Design for Lean Sis Sigma (DFLSS).

Conclusão:

Para ser competitiva e ter sustentabilidade uma empresa precisa cultivar alguns fatores estratégicos como liderança, conhecimento técnico e também o método. A integração entre esses e outros fatores são fundamentais para a obtenção de resultados. Neste contexto, o método Seis Sigma reúne estes princípios que sustentam a cultura do zero defeito e redução da variabilidade como estratégia de qualidade.

Após a divulgação e notoriedade dos expressivos resultados financeiros obtidos pela Motorola, pioneira no Seis Sigma, é que outros CEOs de outras organizações defenderam o método e iniciaram a sua implementação. Essa conscientização permitiu uma difusão maior do método quando relacionado à necessidade de mudança cultural da organização para o modelo baseado na melhoria contínua, representando o sucesso do Seis Sigma.

No que tange as ações de implementação do Seis Sigma dentro das organizações, um ponto relevante que deve ser explorado é a formação de Green Belts, Black Belts e Master Black Belts no aumento da capacitação profissional. Estes profissionais se tornam especialistas e líderes capazes de propor oportunidades de melhoria de processos organizacionais, buscando a eliminação de atividades sem valor agregado, executando projetos Seis Sigma, baseados no relacionamento entre o projeto, fabricação, qualidade final e entrega de um produto.

Referências:

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Sobre o Colunista:

Marco Antônio Ribeiro, Engenheiro de Produção e Especialista de Gestão de Projetos. Experiência profissional desenvolvida nos setores de Consultoria de Projetos, Automotivo, Mineração e Autopeças, atuando em rotinas de trabalho nas áreas de Planejamento e Controle de Projetos, Engenharia de Desenvolvimento do Produto, Suprimentos CAPEX e Implantação do Conceito e Ferramentas do Sistema Lean Manufacturing no ambiente produtivo. E-mail de contato: markoribeiro21@gmail.com.

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