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Liderança e motivação direto ao ponto que interessa para vencer

Publicado em 27/10/2016

Falar sobre liderança é muito fácil.Difícil é liderar na prática.O Brasil vive uma crise de liderança evidenciada não só pela crise econômica e pelas catástrofes políticas diariamente noticiadas, mas também pela dificuldade humana de colocar em prática toda a teoria de liderança que tem sido apresentada nos últimos anos.

Liderança e motivação colocam as pessoas no caminho prático do resultado

Quem tem experiência e maturidade, sabe bem que liderança e motivação na teoria é uma coisa e na prática é outra. As atitudes de um (a) líder têm sido tema de debates, livros, eventos e congressos em todo o mundo. Nunca na história da humanidade tivemos o desafio de liderar num ambiente de negócios com tantas variáveis em jogo.Variáveis que inclusive transcendem o espaço e o horário de trabalho.

Tenho falado sobre esse lado prático da liderança na minha palestra Liderança Vencedora – Colocando Pessoas no Caminho do Resultado .

No mundo acelerado em que a maioria não tem tempo, muita coisa pra fazer e desafios “a kilo” liderar deixa de ser um privilégio de status e passa a ser uma tarefa altamente especializada com ação prática. Por isso precisamos muito além das atitudes, do lado prático da liderança.

 “Onde concentrar esforços para liderar na prática”?

 É a pergunta que todo mundo se faz todos os dias.Então vou apresentar uma forma de pensar e agir que vai te ajudar a enxergar a liderança por um ângulo bem diferente do comum.

 Liderança sem complicação

 Primeira coisa: o que é liderar?

 Liderar é colocar as pessoas no caminho prático do resultado. Vou repetir: Liderar é colocar as pessoas no caminho prático do resultado.

 A essência da liderança é ajudar as pessoas a começar no caminho certo, avançar na velocidade certa e não desviar da rota. E o grande desafio por outro lado é ajudar os liderados a adquirir habilidades emocionais para lidar com todos os obstáculos que quase sempre aparecem durante a “caminhada”. Tenho certeza que se você trabalha com pessoas sabe do que estou falando.

Se você parar para refletir verá que todo negócio tem duas variáveis importantes que costumam ser popularmente apelidadas de “alavancas” e “abacaxis”.

As Alavancas e os Abacaxis de todo negócio

Alavancas: são as coisas que desejamos, que geram resultados positivos para a empresa.

Abacaxis: são as coisas que evitamos, que só trazem prejuízos e perdas.

Como estudioso e apaixonado por inovação gosto muito de descobrir utilidades novas para ferramentas comuns. Há alguns anos o mercado mundial conheceu uma ferramenta chamada Modelo das 4 Ações criada por W. Chan Kim e Renée Maugborne

Originalmente, o modelo das 4 ações foi desenvolvido para criar novas propostas de valor para negócios. Enxerguei nesta ferramenta outra aplicação interessante, para compreender e aprimorar o papel da liderança de forma adaptável e prática.

Liderança na prática

Funciona assim:

1 – Primeiro você irá identificar as “alavancas” e os “abacaxis” do seu negócio ou do seu setor (caso você lidere o setor de uma empresa). Por exemplo, se você trabalha num supermercado quais são as “alavancas”? (O que realmente desejamos?)

 Resposta:

  • Atrair novos clientes
  • Clientes atuais comprando mais
  • Estoque equilibrado com a demanda
  • Produtos com margem de lucro elevada
  • Fornecedores parceiros
  • Novos produtos que diferenciam da concorrência

 E o que queremos evitar? (“abacaxis” ou coisas que evitamos):

  • Produtos “encalhando” na prateleira
  • Filas quilométricas no caixa (por problema de tecnologia ou operador mal treinado)
  • Setores em conflito
  • Fornecedores que “pisam na bola”
  • Atendimento ruim

 Moral da História

 Tendo identificado quais são as “alavancas” e os “abacaxis” do seu negócio ou setor você já pode organizá-los no modelo das 4 ações. Ele tem 4 quadrantes:  eliminar, reduzir, elevar e criar.

Liderança e motivação merecem um direcionamento prático

O que é interessante que o supermercado eleve e crie? As “alavancas”, claro! E o que é interessante que o seu supermercado reduza e elimine? Os “abacaxis”, pois eles são a fonte de perdas, prejuízo e tudo o que não queremos ou desejamos.

 Veja como o exemplo do supermercado ficará no modelo das 4 ações:

Liderança e motivação no negócio de supermercadoPasso a passo

Sacada simples e funcional: o modelo das 4 ações vai te ajudar a ter certeza do caminho prático do resultado que é o que interessa em liderança.

Então o passo a passo:

  • Identifique as “alavancas” e “abacaxis” do seu negócio ou do seu setor (de preferência junto com sua equipe);
  • Anote-os separadamente (numa planilha, por exemplo, separando por “alavancas” e “abacaxis”);
  • Desenhe o modelo das 4 ações conforme a figura do exemplo
  • Distribua os alavancas e abacaxis nos 4 quadrantes: Eliminar, Reduzir, Elevar, Criar

 Envolva o Time no Processo

Posso te garantir que sua liderança será potencializada principalmente se você envolver o seu time na identificação das “alavancas” e dos “abacaxis” do negócio (ou setor da empresa/instituição), pois isso criará uma consciência coletiva e um senso de compromisso inevitável. Liderança e motivação sempre andam e sempre andarão juntas.

Já que todos estarão cientes do que é bom e do que é ruim para os resultados não restarão dúvidas do que é interessante ou não para fazer valer o esforço nosso de cada dia.Ter atitude, bom relacionamento com a Equipe, resiliência e coragem são atributos importantes.

 Mas na prática o importante é ter clareza do caminho para liderar olhando para frente com lucidez.

daniel_bizon

Sobre o Colunista:

Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina. E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Alessandra Moreira disse:

    O artigo demonstra com clareza a diferença em liderar na teoria e correlacionar com a prática. O papel do gestor é primordial para motivar a equipe em pró do resultado em comum, por isso o texto enfatiza o bom relacionamento, a resiliência e coragem de buscar alternativas para evitar ou sanar os problemas gerados pelos “abacaxis”. Ter clareza e saber onde a Empresa quer chegar tornar-se um dos pilares para nortear o caminho a ser seguido. Excelente texto.

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