Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Mandamentos Gerais para lidar com a Crise – Parte 3

Publicado em 08/03/2016

Depois de vários “mandamentos” para REDUZIR DESPESAS e para AUMENTAR RECEITAS, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta alguns MANDAMENTOS GERAIS PARA LIDAR COM A CRISE. São atitudes e ações básicas para uma empresa sair da crise mais rapidamente e melhor do que entrou.

gestao_projetos_pmkb

_____________________________________________________________________________________________

MANDAMENTO V – ESTIMULARÁS A CRIATIVIDADE ENTRE SUA EQUIPE, CRIANDO DESAFIOS DE MELHORIA CONTÍNUA E RECOMPENSANDO AS MELHORES IDÉIAS.

COMENTÁRIO

“Se fizer o que sempre fez, obterá o que sempre tem obtido.” Esta máxima é especialmente válida em tempos de crise. Por isto, despertar e manter efervescente a criatividade latente em cada um dos membros da equipe é o caminho para descobrir novas saídas e novas possibilidades.

Estabelecer desafios – “Pergunta da semana” – “Desafio do mês” – “Problema do dia”- e recompensar as melhores propostas – de preferência de forma também criativa (um dia livre; dois ingressos de cinema; um fim de semana em uma pousada; um voucher para jantar a dois, etc) são ótimos caminhos, baratos, leves e descontraídos, para enfrentar “o lado escuro da força.” Uma ideia: cada proposta considerada válida pode valer um ponto e, ao final de um semestre ou do ano, tais pontos podem ser trocados por presentes, de acordo com uma tabela prévia.

Vale tudo, só não vale ficar parado, lamentando ou esperando o que vai fazer o próximo Ministro da Fazenda.

MANDAMENTO VI – CRIARÁS CANAIS ASCENDENTES DE COMUNICAÇÃO, PARA OUVIR CRÍTICAS E IDEIAS E DEIXAR TODOS A PAR DA SITUAÇÃO

COMENTÁRIO

Comunicação: o calcanhar de Aquiles de quase todas as organizações. Normalmente, os canais “descendentes” (de cima para baixo) até que funcionam razoavelmente, mas costumam ser muito impessoais. A crise pode ser um bom pretexto para estabelecer canais “ascendentes” (de baixo para cima) efetivos, através dos quais as dúvidas e críticas cheguem rapidamente ao topo e as ideias, sugestões e contribuições fluam direta e livremente,  chegando também rapidamente aos níveis decisórios. “Café com o Presidente”, “Reunião da segunda”, “15 minutos de prosa”, “Papo reto” são algumas sugestões de atividades que podem  fazer chegar aos ouvidos das chefias questões e idéias que estão fervilhando na cabeça dos colaboradores e permitir aos gestores comunicar e explicar diretamente aos funcionários situações vividas e medidas que precisam ser tomadas, evitando os danos que podem ser causados pela “rádio peão.”

Informar continuamente, ouvir continuamente e dar protagonismo ao pessoal da linha de frente é boa prática em qualquer circunstância. Mais ainda na crise, onde as respostas têm que ser ainda mais rápidas.

lucio_fonseca

Sobre o Colunista:  Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.

E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br  – site: http://ffdigital.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×