Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Mecanismos de análise financeira de projetos

Publicado em 24/05/2016

O estágio em que a empresa se encontra para a decisão de investimento pode ser Inicial, de Crescimento, Amadurecimento ou de desinvestimento. O planejamento financeiro dos projetos contempla a utilização de Capital próprio, Capital de terceiros e também Financiamentos. Trata-se da análise da aplicação de recursos nos projetos em que se devem discutir os cenários e realizar também as simulações.

análise financeira

O fluxo de caixa, o balanço da organização e os demonstrativos de resultados contábeis fornecem importantes subsídios para a decisão ao longo do projeto e no processo de planejamento, estudo de viabilidade e definição dos limites do projeto.

O processo de orçamentação de capital inicia com a geração das propostas de projetos. Após a análise de viabilidade econômico-financeira das alternativas, é tomada a decisão de investimento relacionada ao projeto. O orçamento de capital a ser investido define a alocação dos recursos para o projeto, detalhando as entradas e saídas previstas em um determinado período futuro.  As empresas devem dimensionar seu capital de giro para não necessitarem de financiamento de curto prazo.

Para o acompanhamento dos financiamentos permite-se utilizar as fontes de informação contábeis, financeiras e do próprio projeto. Os demonstrativos de resultados constituem em importantes mecanismos para a análise de viabilidade à partir da verificação do somatório das operações em determinado período.

Outros Mecanismos

Os Fluxos de caixa correspondem às entradas de caixa incrementais. As demonstrações de anos anteriores ajustadas (lições aprendidas) são o ponto de partida para a projeção das entradas de caixa. Recomenda-se levar em conta na análise do fluxo de caixa se o projeto será viável independentemente das condições de financiamento.

Os métodos chamados determinísticos envolvem a utilização de métodos de cálculo no que se refere aos investimentos e disponibilidade financeira para os projetos. Incluem o payback, a taxa interna de retorno do investimento, o valor presente líquido e a taxa de lucratividade do projeto.

O PMBOK trata dos custos no ciclo de planejamento, execução, controle e encerramento do projeto. Utiliza-se no planejamento e controle dos custos do projeto: Fluxo de Caixa Líquido (VP/VF/VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Retorno de Investimento (ROI), a Análise de Custo Benefício, as Relações Históricas e a Análise das reservas. Adicionalmente, acrescenta-se o Registro dos riscos e a reconciliação dos limites dos recursos financeiros.

As empresas podem desenvolver algum tipo de função risco-retorno baseada no risco que ela pretende aceitar, determinar a taxa de desconto a ser utilizada no VPL, e a TIR exigida para determinado projeto.

A  Simulação é outra abordagem baseada em estatística para tratar a incerteza. Utiliza os Fluxos de caixa contendo  distribuições probabilísticas e a geração de números aleatórios.

Algumas ferramentas permitem estender a funcionalidade de planilhas eletrônicas com a utilização de rotinas para a simulação de Monte Carlo [PALISADE, 2015], por exemplo. Sistemas específicos como o SPSS [SPSS, 2015] podem auxiliar no tratamento estatístico.

Referências

  • BORDEAUX, Ricardo. Viabilidade econômico-financeira de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
  • BRUNI, A.L.; FAMÁ, R. & SIQUEIRA, J.O. Análise de risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do Método de Monte Carlo. São Paulo, 1998. Disponível em <http://www.infinitaweb.com.br/albruni/academicos/bruni9802.pdf. Acesso em : set 2015.
  • MOORE, J. & WEATHERFORD, L.R. Tomada de decisão em administração com planilhas eletrônicas. 6ª edição. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2006.
  • PALISADE- Simulação de Monte Carlo. Disponível em: http://www.palisade-br.com/risk/monte_carlo_simulation.asp . Acesso em: set 2015.
  • PMBOK-PMI – Project Management Institute – Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 5. ed. New Square: Project Management Institure, 2013. ISBN 9781935589679.
  • SPSS. SpSS Software. Disponível em: http://www-01.ibm.com/software/analytics/spss/solutions.html . Acesso em: set 2015.

leonardo_grandinetti

Sobre o Colunista: Leonardo Grandinetti Chaves, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais no convênio com a Universidade Federal de Viçosa, na área de Bancos de Dados. Pós-graduado em Gerência da Tecnologia da Informação pela Universidade Fumec, na área de Integração de Aplicações. Graduado em informática pela Universidade Fumec. Gerente de Projetos – PMP, Analista, auditor e consultor de sistemas de informação, tendo atuado e desenvolvido trabalhos em diversas empresas. Articulista de revistas e publicações eletrônicas com trabalhos publicados em congressos internacionais e revisor de artigos. Professor de pós-graduação em MBA Gestão de Projetos em diversas instituições. Instrutor voluntário do curso preparatório para certificação PMI-PMP.

E-mail de contato: leonardo.grandinetti@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×