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NBR ISO 55000: sistema de gestão de ativos simples e eficaz

Publicado em 24/08/2016

A gestão de ativos é um processo que busca benefícios de desempenho, através de um sistema que foi baseado primeiramente no PAS 55, um documento contendo padrões de gestão, posteriormente migrado para norma ISO 55000. O presente artigo trata a NBR ISO 55000, visão geral, princípios, terminologia, requisitos e implementação da norma para um sistema de gestão de ativos simples e eficaz, resultando em desempenhos favoráveis e custos equilibrados.

1 – Introdução

O documento PAS 55 é uma especificação disponível publicamente, que foi emitida em 2004 pela British StandarsInstitution (BSI) em resposta à demanda da indústria por um padrão de gestão de ativos e não deve ser considerada como norma embora apresente 28 requisitos e definições claras, necessárias para implantar e auditar um sistema de gestão abrangente e otimizado para todo o ciclo de vida de qualquer ativo físico, Fig.1.

A PAS 55 foi publicada pelo BSI dividida em duas partes que a Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN) traduziu e publicou em língua portuguesa:

Parte 1: Especificação para a gestão otimizada de ativos físicos;

Parte 2 – Diretrizes para aplicação do PAS 55-1.

A PAS 55 atenta principalmente para o desempenho, o risco e o custo dos ativos fixos. É aplicável a qualquer organização na qual os ativos físicos sejam fatores chave ou críticos para o atingimento de suas metas de negócio.

Em 31/01/2014 a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a ISO 55000:2014, tornando-a válida a partir de 01/03/2014. A especificação PAS 55 foi restabelecida nas seguintes em Normas:

ISO 55000 – Gestão de Ativos – Geral, princípios e terminologias;

ISO 55001 – Asset Management –Requisitos para um sistema de gestão de ativos;

ISO 55002 – Asset Management – Orientações para aplicação de um sistema de gestão de ativos conforme os requisitos da NBR ISO 550001.

ISO 55000

Figura 1- Transição do PAS 55 para ISO 55000. Fonte: Slide Share, Gestão de Ativos

2 – Desenvolvimento

2.1 ISO 55000 – Gestão de Ativos

Um ativo é algo que tem valor real ou potencial para uma ou mais organizações ao longo da vida do ativo, e o seu valo podendo variar seu valor.

A gestão de ativos é um processo que envolve custos equilibrados, riscos, oportunidades e benefícios de desempenho. Os fundamentos chaves da gestão de ativos são:

Valor – ativos existem para fornecer valor para organização e suas partes interessadas;

Alinhamento – traduz a intenção organizacional em decisões técnicas, planos e atividades;

Liderança – Liderança e cultura do local de trabalho são fatores determinantes da realização do valor;

Garantia – Como um processo, a garantia da gestão de ativos que os ativos vão cumprir a finalidade exigida.

Sistema de gestão de ativos

É um conjunto de elementos inter-relacionados que estabelecem políticas e objetivos, e os processos necessários para atingir esses objetivos. Os requisitos dos sistema de gestão de ativos na ISO 55000 é explicado na NBR ISO 55001 e podem ser organizados em sete elementos específicos:

2.2 – ISO 55001 – Asset Management –Requisitos para um sistema de gestão de ativos

2.2.1 – Contexto da organização

A norma pode ser aplicada a diversos tipos de organização, independentemente dos ativos gerenciados. Com tudo, a organização deve fazer o alinhamento dos seus objetivos e verificar quais são os ativos que devem entrar no sistema normativo.

2.2.2 – Liderança

O responsável pela implementação da ISO na organização,deve criar planos e estratégias visando a valorização dos seus ativos e a sua adequação ao mercado.

2.2.3 – Planejamento

Na criação do planejamento deverá ser levado em consideração os riscos que poderão ocorrer a curto e a longo prazo. Verificar se os objetivos da organização estão sendo cumpridos e se estão interligados com outros planejamentos da organização.

O documento de planejamento dever conter todos os critérios, riscos, métodos e processos da Gestão de Ativos.

2.2.4 – Apoio

Para a implementação da certificação é necessário o comprometido de todos os colaboradores da organização e a constante comunicação com todos os setores envolvidos.

2.2.5 – Operação

Controle de processos

Tratamento e monitoramento de riscos

Controle dos serviços que estão sendo terceirizados

2.2.6 – Avaliação de desempenho

Criação de métodos de análise dos Ativos visando acompanhar o seu desempenho financeiro.

2.2.7 – Melhoria

Melhoria do desempenho financeiro, através de uma melhoria do retorno do investimento e uma diminuição dos custos, ao mesmo tempo que o valor do ativo é preservado sem sacrificar os objetivos de curto ou longo prazo da organização Fig. 2;

Metodologia e critérios claros e documentados para a tomada de decisões e definição de prioridades;

Melhoria dos produtos e serviços disponibilizados pela organização como resultado de um bom desempenho dos ativos;

Demonstração transparente de cumprimento com requisitos legais, normativos e outros subscritos pela organização;

Melhoria de reputação através do aumento da satisfação do cliente, consciência e confiança das partes interessadas;

Melhoria da sustentabilidade organizacional através de uma gestão eficaz dos custos e desempenho de curto e longo prazo;

Melhoria da eficácia e eficiência organizacionais através da análise, revisão e melhoria dos processos.

ISO 55000

Figura 2 – Processo de gestão de ativos baseado no PAS 55. Fonte: Assetsman

2.3 – ISO 55002 – Asset Management – Orientações para aplicação de um sistema de gestão de ativos conforme os requisitos da NBR ISO 550001.

Essa norma fornece diretrizes para a aplicação de um sistema de gestão de ativos de acordo com os requisitos da NBR ISO 55001. É composta por 10 tópicos, sendo eles:

  • Escopo;
  • Referencias normativas;
  • Termos e definições;
  • Contexto da organização;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Suporte;
  • Operação;
  • Avaliação e desempenho;

 

Benefícios da implementação da ISO 55000 (Fig.3)

  • Maior Clareza e facilidade de uso das informações provenientes dos ativos, gerando decisões mais consistentes;
  • Melhor planejamento de CAPEX e OPEX;
  • Gerenciamento de risco mais consistente;
  • Desenvolvimento de competências para a gestão de ativos;
  • Engajamento dos colaboradores, incluindo líderes, melhorando a comunicação e a colaboração interdisciplinar.

ISO 55000

Figura 3: Benefícios da implementação da ISO 50001 – Fonte BSI Group

 

3 – Conclusão

Desde a elaboração do PAS 55, nota-se uma preocupação das organizações com a gestão de ativos, uma vez que esse processo envolve custos, riscos e oportunidade de melhoria. A ISO 55000 foi instaurada a fim de normatizar os procedimentos e requisitos necessários para um sistema de gestão de ativos eficaz.

O ativo parado ou mal utilizado significa perda para organização, o sistema de gestão de ativos deve estar bem estruturado de modo que, a utilização, a aquisição e manutenção desses ativos resultem em equilíbrio de custos e prorrogação da vida ativa dos mesmos.
Portanto, a implementação da ISO 55000 proporciona, quando seus requisitos são atendidos, melhoria contínua em um sistema de gestão de ativos, impactando no desenvolvimento, custos e sustentabilidade organizacional.

4- Referencias

Artigos_pmkb

Sobre os Autores:

Diego Henrique Lebron Santos, Graduando em Engenharia mecânica, pelo Centro Universidade de Belo Horizonte (UNI-BH), com previsão de formatura para julho de 2017. Experiência na área de conformação mecânica (Forjamento), inspeção de qualidade, parâmetros de processos, grupos de melhoria contínua, tratamento térmico, desenvolvimento de novos produtos, relatório de produção e rastreabilidade, na empresa Vallourec tubo do Brasil. Conhecimento avançado do pacote Office, Visual Basic (VBA), Solid Works, software de análise gráfica (IBA), inglês intermediário. E-mail para contato: rick_lebron@hotmail.com

Igor Bruno Costa de Aguiar, Há três anos na área Contratos e Licitações, realizando a Gestão de Contratos e Analise de Licitações. Possuo conhecimento em elaboração de relatórios de gestão, negociação com clientes e fornecedores, avaliação e identificação de oportunidades de crescimento de vendas através do bom relacionamento com os clientes. Entre minhas características estão o relacionamento interpessoal, comunicação falada, orientação ao cliente e resultados da empresa, negociação, tomada de decisão, controle dos produtos dos contratos e negociação de prazos e preços. Possuo formação em Técnico em mecânica, elétrica industrial e Predial e Graduação em Mecânica em andamento. E-mail para contato: E-mail: igbrey@hotmail.com

Nayara Cristhine da Silva, Profissional atuante na área de planejamento de obras e manutenção/engenharia/qualidade. Experiência com softwares de gestão, projetos e controle (RPM, AutoCad 2D 3D, MsProject, SAP). Inglês intermediário. E-mail para contato: nayaract.silva@gmail.com

Thiago Henriques Lima de Freitas, Experiência profissional na área administrava e de gestão de pessoas, criação de projetos para o setor comercial e treinamento de colaboradores. Amplo conhecimento em softwares como Microsoft Project, AutoCad e SolidWorks. Nível intermediário no Inglês. Atualmente cursando o curso de Engenharia Mecânica na UNIBH. E-mail para contato: thiago.hlfreitas@gmail.com

Contexto: Artigo apresentado como trabalho graduação Engenharia de Mecânica na Disciplina de Gestão da Manutenção em ministrada pelo Prof. Ms. Ítalo Coutinho do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Andre Souza disse:

    Artigo muito bom e esclarecedor para os iniciantes e profissionais experientes na área de manutenção.
    Parabéns

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