Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

O Gerenciamento de Projetos em dias de crise

Publicado em 25/02/2015

Por muito tempo as inconsistências econômicas do mercado brasileiro apenas insinuaram a possibilidade de uma crise. Apesar de, desde 2013, muitos analistas já apontarem para uma inevitável guinada na boa situação produtiva em que o país se encontrava, muitos eram otimistas (alguns céticos) a ponto de sequer se prepararem para dias difíceis.

gerenciamento_01

Agora já não existem pontos de contestação. A crise econômica alcançou o mercado e contestá-la perdeu o sentido. Muitos profissionais buscam recolocação e as perspectivas para os próximos meses não são as melhores.

Diante disso, muitos devem estar se perguntando qual rumo tomará o Gerenciamento de Projetos. A preocupação agora é em entender qual o caminho mais promissor diante das dificuldades enfrentadas pelos profissionais dessa área, que passou os últimos anos em franca expansão e agora lida com baixas que começam a afetar cada setor da economia brasileira.

A demanda por projetos

O futuro dos principais grupos de projetos em um cenário como o atual não é tão difícil de prever. Historicamente, em situações semelhantes, verifica-se:

  • Desaceleração de projetos de expansão que representem custos elevados de curto prazo e benefícios apenas no longo e médio prazo: aquisição de bens de capital, aquisição/implantação de novos sistemas etc.;
  • Aumento das restrições em projetos executivos (novos e já iniciados), visando redução dos recursos utilizados: construções, montagens eletromecânicas, eventos etc.;
  • Aumento dos projetos de reestruturação processual, visando redução dos custos produtivos: mapeamento, análise, otimização e redesenho de processos técnicos e administrativos;
  • Aumento dos projetos de terceirização de atividades organizacionais secundárias que representem menor custo quando adquiridas esporadicamente: planejamento, orçamentação, contabilidade, advocacia etc.

Apesar de haver exceções a cada um dos casos apresentados, pode-se verificar com boa assertividade a ocorrência dos mesmos. Isso sugere certos caminhos preferenciais a serem tomados pelos profissionais de Gerenciamento de Projetos no atual cenário, visando manter suas atuais posições e/ou adquirirem outras, disponíveis no mercado:

  • Foco em redução de custos por meio de: incrementos de produtividade, tecnologias alternativas, análise global de custos, revisões orçamentárias, redução de desperdícios etc.;
  • Reengenharia de processos;
  • Estruturação de equipes enxutas e multifuncionais;
  • Inventariado, dentre outras.

Pode parecer um clichê analisar tais aspectos como essenciais nos dias de hoje, porém, quantas vezes, caro leitor, em toda sua carreira, você se deparou com situações de mudança consciente que provocassem economia efetiva em um quadro organizacional? Grande parte dessa cartilha fica apenas no discurso anual de gestores que sequer realizam uma análise sistemática de seus projetos e optam por demissões quando a situação “aperta”.

gerenciamento_02

Entendendo o mercado antes de agir

Muitos profissionais bem qualificados acabam sem uma posição satisfatória em situações como a atual. Isso se deve, em vários casos, ao fato desses indivíduos acumularem conhecimentos, especializações e experiências que não são interessantes para o mercado ou que são encontradas em abundância.

Qualquer que seja sua área, o conselho agora é ir além do Gerenciamento de Projetos e do senso comum. A probabilidade de sucesso aumenta a partir do momento em que se possuem elementos curriculares complementares, capazes de propiciar resultados consistentes.

Seja a habilidade de manuseio de um software ou ferramenta, um novo idioma, conhecimentos técnicos / administrativos ou quaisquer outros demandados por sua área de atuação, o importante é eliminar suas limitações e adquirir de forma objetiva o que for exigido pelo mercado. Não perca tempo com “modas” profissionais e fórmulas milagrosas. Entenda o que os gestores querem e trabalhe por isso.

Tornar-se mais interessante para o mercado em situações como essa é uma questão de sobrevivência. Afinal, como diria Buffet, um dos maiores investidores de nossa época: You only find out who is swimming naked when the tide goes out (Você só descobre quem está nadando pelado quando a maré baixa).

bruno_augusto

Sobre o Colunista: Bruno Augusto de Matos e Silva, Profissional Graduado em Engenharia de Produção Civil pelo CEFET MG, com experiência em planejamento, execução, monitoramento e controle de obras civis (residenciais e industriais) e pesadas. Atualmente na área de gerenciamento de projetos técnicos e administrativos de melhoria em processos na Construtora Barbosa Mello. Já atuou também com controle de qualidade em indústrias de grande porte. Experiência na aplicação de ferramentas/metodologias de planejamento e controle, como Curva S e Análise de Valor Agregado, de ferramentas de gestão, como ciclo PDCA, Análise de Pareto e Diagrama de Ishikawa e com ferramentas de modelagem/otimização de processos, como BPM e BPMN.

E-mail de contato: brunosilva.civil@gmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Geidson Wady disse:

    Acredito que para tempos de crise como o atual o profissional precisa criar um equilíbrio de trabalho, não ter foco em apenas uma área especifica, mais abrir um leque de oportunidades. Nesse momento o profissional precisa mostrar seu diferencial competitivo e potencial inovador, não possível prever os resultados e o tempo que a crise vai durar, por tanto é preciso se organizar para que se possa manter um controle estável ate que as coisas possam ser superadas. É preciso nesse momento ter consciência da situação do país, e buscar formas de criar com inovação e economia.

    Geidson Wady – Pitagoras P6

  2. João Lucas Nunes disse:

    Acredito que o cenário descrito pelo autor do artigo está sendo vivido, com mais ou menos intensidade, na carreira de todos que trabalham com Projetos. Em tempos como esses de crise que estamos vivendo, o objetivo principal das empresas é SOBREVIVER: Desacelerar/cancelar projetos de investimento e direcionar todos os esforços para manter as operações.
    Mas isso não significa necessariamente que todos devem abandonar o navio e investir em outra carreira que não seja Gerenciamento de Projetos. É no caos que os melhores profissionais se destacam, oportunidades de projetos de redução de custos e otimização de projetos devem ser enxergadas e capturadas por aqueles PMs que se sentem desafiados em fazer a diferença.

    João Lucas Nunes de Souza

  3. Lorrania Pimenta disse:

    O artigo em questão evidencia a situação de crise que o mercado vive atualmente e as formas que afeta o gerenciamento de projetos.
    A iniciativa de tentar adquirir novos conhecimentos e não ficar parado no tempo é vista como clichê no mercado de trabalho, mas na época de crise essa questão fica clara e mostra que os profissionais de todas as áreas, principalmente os de gerenciamento de projetos devem procurar novas formas de surpreender e se destacar no meio profissional.
    Para atuar no mercado em tempos de crise os gerentes de projeto necessitam de ferramentas específicas de gestão na implementação das ações, a forma de se destacar em épocas de crise está em conhecer as ferramentas de maneira correta e utilizá-las estrategicamente. Estar bem preparado é primordial para um trabalho eficiente e de grande importância para a carreira do gestor e para a solidez do empreendimento.

    Lorrânia Pimenta

  4. Rodrigo Honório disse:

    Acredito que gerenciar projetos em tempos de crise como o atual será um grande desafio, mas não seja de tudo ruim e terá sim seu lado positivo, é a oportunidade ideal para revelar bons profissionais que em momentos de fartura opataram pelo pensamento enxuto, conseguiram equilibrar a dura missão de gerenciar e manter a harmonia com todos os envolvidos no processo, viveram intensamente o equilíbrio empresarial, e por outro lado, evidencia os outros profissionais que não estavam assim tão preparados para tal.
    O cenário atual, sem dúvida nos trará consequencias de decisões tomadas no passado, mas com certeza nos irá nos reeducar para um cenário mais realista e revelará com isso gestores mais preparados.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×