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Tarefas de organização: O processo é amigo do resultado

Publicado em 25/07/2014

Sabe que nas tarefas de uma organização, o processo é amigo do resultado?

Se você tem dúvida disso experimente trabalhar sem processos definidos.

A qualidade de qualquer tarefa jamais poderá ser garantida.

Mapeamento de processos é como construir o “mapa da mina”.

Fica bem mais fácil de chegar ao resultado.

É a primeira coisa que toda organização deveria fazer.

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Quando não há Processos Mapeados

Um grande problema de muitas organizações brasileiras é exatamente não ter processos mapeados.

Tem outro probleminha um pouco pior; ter os processos mapeados, mas não seguir o mapa.

Digamos que é a face humana da “coisa”.

Tudo passa pelas pessoas no final das contas.

Por isso toda organização tem o desafio de criar uma grande equipe.

Você pode ter o melhor mapeamento de processos, a melhor estratégia, o melhor script de vendas, os melhores softwares.

Se as pessoas não quiserem fazer a coisa acontecer não dá certo mesmo.

Os Benefícios do Mapeamento de Processos

Quando os processos estão definidos, escritos e organizados os benefícios aparecem claramente.

Dentre eles podemos destacar:

  • Os erros desaparecem ou diminuem muito;
  • As pessoas param de esquecer-se de detalhes importantes do fluxo de trabalho;
  • O nível de controle da organização aumenta exponencialmente;
  • A comunicação entre pessoas de todos os níveis organizacionais fica muito mais fácil e objetiva;
  • O desperdício é zerado ou diminuído;
  • A aprendizagem das pessoas sobre a organização se torna muito mais eficiente;
  • O tempo investido no mapeamento de processos se transformará em muito tempo economizado no futuro;
  • Fica mais fácil gerenciar a qualidade e os prazos;
  • O resultado que interessa aparece;

Cultura de Resultado e os Processos

É importante saber que processo é uma sequência de procedimentos para realizar algo.

Toda ação humana consciente e que precisa acontecer repetidas vezes é um processo.

Nesse contexto é muito importante que as pessoas compreendam que a alma do mapeamento de processos é a cultura de organização e eficiência.

Falo disso no meu artigo O Código da Cultura Organizacional.

Mapeamos processos para tornar a repetição confiável, segura e eficiente.

Então as pessoas precisam saber que o processo é amigo do resultado.

Se há mapeamento de processos e uso desta poderosa ferramenta, nossos resultados terão cada vez mais qualidade.

Certamente terão também mais confiança de quem espera o resultado do que você e sua organização fazem diariamente.

Gostou?

daniel_bizon

Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.

E-mail de contato: contato@danielbizon.com.br – Acesse o site do palestrante Daniel Bizonhttp://www.danielbizon.com.br.

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