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O que é e como se faz o orçamento de um projeto?

Publicado em 17/11/2014

Resumo:

As empresas estão mais competitivas e para se manterem no mercado precisam reduzir custos e aumentar seus lucros, dessa forma as empresas sentem necessidade de fazer orçamentos das obras para reduzir custos de maneira a agregar ótimos resultados em diversos projetos.

Para o sucesso de um projeto é fundamental o seu planejamento, além do desenvolvimento de orçamento da obra é necessário fazer acompanhamento dos custos.

O orçamento é importante em todos os tipos de projetos, pois é através do orçamento que verifica-se quanto vai custar os serviços a serem executados e a soma de todos formando o custo total.Deixar de orçar uma obra faz com que se perda o controle dos gastos e facilmente estourar o orçamento destinado, porém o orçamento deve ser feito com bastante critério para que a empresa tenha lucros.

O que é:

O orçamento é um mecanismo poderoso de controle. O orçamento serve como parâmetro de comparação, uma linha de base da qual se extraem informações sobre o desempenho financeiro do projeto. O orçamento precisa ser validado ao longo do tempo, durante a execução do projeto (controle de custos), para que os eventuais problemas sejam identificados o mais cedo possível para que a solução possa ser antecipada, evitando-se, assim, danos mais graves ao orçamento. (VARGAS, 2005).

Segundo o Instituto de Engenharia (2011), de acordo com a Norma Técnica nº 01/2011 para elaboração de orçamento de obras de construção civil, os tipos de orçamento podem ser por estimativa de custo, orçamento preliminar, orçamento analítico ou detalhado e orçamento sintético ou orçamento resumido.

Por exemplo o orçamento detalhado ou analítico é a avaliação de custo obtida através do levantamento de quantidades de materiais e de serviços, a partir do projeto e da composição dos seus respectivos preços unitários.

O orçamento analítico deve ser apresentado numa planilha orçamentária, onde serão relacionados todos os serviços com as respectivas unidades de medida, extraídos dos projetos executivos e demais especificações técnicas e classificados segundo critérios que atendam às necessidades do construtor ou do contratante.

O orçamento é aplicavel para qualquer tipo de projeto, os orçamentos são as atribuições financeiras dos recursos necessários para se completar o projeto, normalmente expressos em unidades monetárias.

De acordo com PMBOK Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. O principal benefício deste processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e controle do desempenho do projeto.

Com um orçamento bem elaborado é possível, saber quanto será o custo total do projeto, programar um fluxo de caixa, possuir uma base para negociar a contratação de mão de obra e compra dos insumos.

Como se aplica

A fase de elaboraçao de um orçamento faz parte do gerenciamento de custos de um projeto. Conforme imagem abaixo, para determinar o orçamento é necessário:

– Planejar o gerenciamento dos Custos: descreve como os custos do projeto serão gerenciados e controlados;

– Estimar os Custos: primeiamente é preciso fazer o levantamento quantitativo individual dos serviços a serem realizados e depois precificar. Os preços são baseados em cotações, conhecimento de mercado e orçamentos anteriores.

– Cria a EAP (Estrutura Analítica do Projeto): todas as atividades que contempla o escopo do projeto deverão estar na EAP, divididas em pacotes de serviço, constando a indentificação e a as especificações do trabalho necessária para a entrega de cada etapa. Os pacotes podem ser divididos por área, especialidade, sistema ou área.

– Desenvolver o cronograma do projeto: incluir datas de início e término planejadas para as atividades de cada pacotes de trabalho. Essas informações são exenciais para fazer o planejamento de desembolso durante o projeto.

– Mobilização de equipe: selecionar o recurso humano necessário para executar as etapas do projeto.

– Identificar os riscos: é extremamente importante o levantamento dos riscos no momento de elaboração do orçamento, para que um imprevisto não ocorra ao longo do projeto e acabe onerando os custos, correndo o risco de inviabilizar o projeto.  Por isso, são usados dois tipos de reserva no orçamento, a reserva de contingência, para os riscos conhecidos, identificados no momento deste levantamneto e a reserva gerencial, que serve para cobrir riscos desconhecidos, caso ocorra. A reserva tem o objetivo de proteger o orçamento.

– Conduzir as aquisições de material, mão de obra e equipamentos: selecionar e qualificar os fornecedores que possuem estrutura para atender a demanda durante o projeto.

– Ativos de processos organizacionais: são as áreas envolvidadas que possuem conhecimento da organização e experiencia em outros projetos.

 custos

Fonte:Guia PMBOK – 5ᵃEdição

Após realizar todas as etapas de elaboração do orçamento, somatória das estimativas e reservas, o mesmo é aprovado e passsa a ser a linha de base dos custos. Podendo ser alterado somente através dos procedimentos formais de controle de mudanças. No final do projeto, para analisar os resultados deve-se usar as informações da primeira versão do orçamento aprovado, para chegar aos resultados reais.

Exemplos:

Empresa: VM&A Construçõe

Obra: Ed. Cinq Villages

A VM&A Construções, após receber todos os projetos executivos, fez o levantamento quantitativo, separando o orçamento em direto e indireto, conforme a imagem abaixo.

 custos

Fonte: Sistema Sienge.

 custos

Fonte: Sistema Sienge.

Cada célula construtiva foi dividida em etapas.

 custos

Fonte: Sistema Sienge.

E para precificar cada item, foi usado a composição do  serviço, de acordo com o padrão de acabamento, dados de projetos anteriores, conhecimento do mercado e dos métodos de trabalho.

custos

Fonte: Sistema Sienge.

Esse orçamento é usado como base para negociações e fechamento de contratos de prestação de serviço, fornecimento de material e locação de equipamentos.

NOTA DO PORTAL PMKB: faça download de modelo de Plano de Gerenciamento dos Custos.

Referências

  • PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK), 4 ed, 2008.
  • PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBoK), 5 ed. Tradução oficial, 2013.
  • SAMPAIO, Fernando Morethson. Orçamento e Custo da Construção. 1ª Ed.
  • Brasília: Hemus, 1989.
  • STONNER, Rodolfo. Estrutura Analítica de Projeto – Conceito. Disponível em: <http://pmoacademy.com.br/estrutura-analitica-de-projeto-eap/>. Acesso em 29 de setembro de 2014.
  • VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Prefácio de Reeve Harold R. 6 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Artigos_pmkb

Autores: 

Mariana Cruz de Andrade: Engenheira Civil, graduada pelo Centro Universitário Newton em março de 2014. Possui grande experiencia na área da qualidade, normas ISO 9001 e PBQP-H nível A e acompanhamento físico financeiro de obras de edifícos residenciais. Atualmente presta serviço como Supervisora para a Empresa VM&A Construções e Incorporações. E-mail: marianandrade.eng@gmail.com

Maria Marilene da Cunha: Engenheira Civil, graduada pela Faculdade Pitágoras em agosto de 2014. Possui experiência em orçamento, compras de materiais, licitação e liderança de equipe. Atualmente pós graduanda pela IETEC/MG. E-mail: mmarilene.engcivil@gmail.com

Contexto: o presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com alunos da 6a Turma de Engenharia de Custos e Orçamento com coordenador Ítalo Coutinho do IETEC.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Theanches disse:

    O orçamento de um projeto é uma das principais ferramentas de avaliação e controle da efetividade do seu sucesso no planejamento de um projeto. Com ele podemos mensurar os resultados obtidos, sejam negativos ou positivos. Obviamente um orçamento bem feito, com o máximo de apuração de detalhes do projeto (levantamento de itens e subitens, desenvolvimento de cronogramas, escopo, elaboração de EAP, análise de riscos, etc), te dá uma margem menor de erros na execução e por consequência no resultado. Por outro lado, quem executa o projeto, deve encarar o orçamento como se fosse a sua “bíblia”, onde constantemente deve ser consultado para certificar de que todos os itens solicitados no projeto, estão sendo executados de acordo com a sua descrição, especificação e quantidades definidas no orçamento.

    Observações importantes:
    – Apesar de não ter sido comentado neste artigo, é muito importante saber que o responsável pela execução do projeto que tiver profundo conhecimento do orçamento, é quem vai identificar os serviços extras executados ou a executar (serviços que não foram orçados), ou seja, com essa identificação destes serviços é que o responsável pela execução irá gerar os futuros aditivos contratuais.
    – Na planilha de orçamento exemplificada, faltou um dado importante que é a data base do orçamento (P0= preço inicial). A descrição da data base no orçamento é a nossa referência de tempo para que os índices de reajuste do orçamento sejam aplicados corretamente, principalmente em projetos cuja a sua execução seja longa.

    Belo Horizonte, 21 de abril de 2015.

    Engº. Theanches S. G. Macedo

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