Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Otimização de custos com Paredes Internas de Drywall

Publicado em 14/08/2013

 

Autor: Jorge G E Dos Santos¹

Resumo
Após ter convivido dois longos períodos, com dois sistemas construtivos diferentes de alvenaria. O sistema construtivo convencional e o sistema construtivo Drywall, sendo o último fora do Brasil, somou-se minha participação no curso de gestão de projetos de engenharia do IEC PUC Minas. Estas experiências levaram-me a elaboração deste artigo que tem como objetivo demonstrar através de entrevistas, pesquisas de mercado, planilha de custos e uma matriz comparativa entre estes processos; as características técnicas de cada um deles. Assim proporcionando aos projetistas, técnicos da construção e estudantes entre outros, conhecer, avaliar e optar pelo sistema que melhor atende as características de cada projeto, otimizando cada vez mais os custos na construção civil.

Leia o artigo completo, clique aqui.

¹ Aluno do curso de Pós-graduação: Gestão em Engenharia de Projetos e Estruturas
PUC – MG / IEC – Instituto de Educação Continuada – http://www.pucminas.br – Orientador: Professor Ítalo Coutinho.

Imprimir

  1. Andreza Neves disse:

    É um artigo em que aborda um processo construtivo em que apresenta muitas vantagens em relação ao processo construtivo convencional. Atualmente já se tem uma aceitação maior em empreendimentos com finalidades comerciais, devido á praticidade, agilidade, custo e em prazos reduzidos de entrega. Porém ainda para construções residências, observo que no Brasil, especificamente em Belo Horizonte, ainda tem uma resistência por esse método construtivo. Mas com certeza sua utilização será cada vez maior nas construções em geral.

  2. Alan Uelto disse:

    Hoje em dia os processos tendem a serem mais otimizados, buscando redução dos resíduos sólidos, redução de custo e otimização do canteiro. A tecnologia do Drywall, traz esses benefícios mas ainda está amadurecendo no Brasil. Pelo artigo apresentado no comparativo de custo por m2 está deixando claro que essa tecnologia está se tornando mais popular. Para mim os custo serão mais competitivo com maior utilização dessa tecnologia, mas claro devemos sempre montar uma planilha comparativa de custo para tomada dessa decisão.

  3. Marcelle Gumerato disse:

    Não possuo conhecimentos do setor, entretanto tive oportunidade de conhecer, seja como usuária ou no desempenho de minha profissão, alguns projetos na área da saúde cujo método construtivo interno é o Drywall. Geralmente estes ambientes possuem vãos grandes, e acredito que a escolha por este método deve-se a redução na duração da obra e com a flexibilização do processo de instalação da infraestrutura ao permitir maior facilidade na resolução das interferências entre as diversas disciplinas necessárias à este tipo de empreendimento, tais como elétrica, cabeamento estruturado, hidráulica, gases medicinais, SDAI, sonorização de emergência, ar condicionado, entre outras tantas. Também deve-se levar em consideração que este tipo de método depende da rápida reposição dos materiais envolvidos e da capacitação da mão de obra, incluindo os profissionais de outras disciplinas. Apesar de achar o artigo interessante, vejo falhas ao restringir a análise apenas aos custos por m², sem considerar a redução no tempo de implantação e os custos envolvidos nas alterações dos materiais que compõem a infraestrutura das outras disciplinas, tais como elementos de fixação de dutos e a adoção de caixas de passagem específicas para instalação em Drywall, por exemplo.

    Em suma, acredito que seja cada vez mais frequente a adoção do método de construção por Drywall em empreendimentos comerciais, mas as aplicações residenciais em larga escala ainda estão distantes de nossa realidade.

  4. Fernanda Hoehne disse:

    Atualmente, a demanda da construção civil cresce de forma exponencial, viabilizando assim a utilização de novos métodos de construção e até buscando alternativas diferenciadas. Desta forma, concordo com o autor quando são apresentadas as vantagens do Drywall.
    Do ponto de vista técnico, o artigo apresenta que o Drywall não traz malefícios para a construção e do ponto de vista orçamentário, a alternativa mostra facilidade em apresentação dos custos, uma vez que o processo é repetitivo, sendo a mesma composição relacionada a pessoal, ferramentas e materiais, independente do porte da obra.
    Não ficou claro porém, qual a durabilidade e resistência das paredes de Drywall. Na minha opinião, esta informação seria crucial para a decisão entre qual tipo de parede escolher.

    Fernanda Hoehne.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×