Publicado em 03/03/2015
Qual seria a melhor maneira para definir seu próprio mercado e abordá-lo adequadamente?
A ideia de Phillip Kotler, a maior referência em Marketing, é aqui apresentada e comentada pelo Prof. Lúcio Fonseca.
_____________________________________________________________________________________________
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade – FNQ
“DIVIDA O MERCADO TOTAL, ESCOLHA OS MELHORES SEGMENTOS E ELABORE ESTRATÉGIAS PARA SERVIR OS SEGMENTOS QUE ESCOLHEU MELHOR QUE OS CONCORRENTES.”
(Phillip Kotler – MARKETING DE A A Z – Ed. Campus )
Comentário:
Querer ter TODO o mercado não é uma boa estratégia. Ou talvez nem seja uma estratégia. Elefantes não podem ser comidos inteiros: têm que ser fatiados (e, no mais das vezes, divididos por quem os caça com os demais players do “mercado da selva”).
Segmente o mercado; selecione o segmento mais “apetitoso” para você (aquele que você dará conta de atender com maior facilidade ou o que lhe dará maior retorno sobre o investimento – de esforço e recursos); por fim, atenda a este segmento de uma forma totalmente diferente do que é usual no mercado.
Receita (quase) certa para o sucesso.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola. Para conhecer muitos outros “segredos”, visite: facebook.com/ffdigital.solucoes
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta