14 comentários


  1. 7 dias atrás  

    Esse artigo mostra como é importante para o gerente de projeto definir o que é escopo e o não escopo antes de dar início às demais etapas da elaboração do projeto.Eu, que estou iniciando o curso de gestão de projetos, achava que o cronograma era um dos primeiros documentos a serem desenvolvidos, já que em projetos de engenharia o cronograma deve ser elaborado antes da execução da obra. Porém, se o cronograma for definido antecipadamente, antes que seja feita a declaração de escopo, os prazos de início e fim das atividades podem ficar comprometidos devido a falta de detalhamento dos requisitos. Dessa forma, antes de nos preocupar com os prazos é preciso fazer um bom planejamento para definir a sequência das atividades e estimar os recursos qualitativos e quantitativos para o desenvolvimento dessas atividades.

    Bernardo Guimaraes Oliveira Souza

  2. 4 anos atrás  

    Alexandre,

    Poderia me dizer o que você pensa sobre comunicação do cronograma: Para quem devemos comunicar o cronograma do projeto? Para todos os envolvidos nele? Devemos repassar o cronograma todo para os envolvidos para eles terem melhor noção do todo ou devemos nos limitar a passar apenas a parte de cada um?

    Daniel

  3. 4 anos atrás  

    Parabéns Alexandre. Muito didático. Este é realmente o sequenciamento da elaboração de um cronograma.

    Luís Cláudio

    • 4 anos atrás  

      Obrigado, Claudio!
      Continue acompanhando a coluna e fazendo seus comentários. Eles são muito importantes pra o crescimento de todos nós.
      Abraço!

      Alexandre Zoppa

  4. 4 anos atrás  

    Ola Alexandre, muito legal os seus comentarios. Acho interessante adicionar o local físico (location) como recurso, pois este recurso pode te dar uma ideia melhor sobre a utilizacao fisica do espaco na obra.
    Outro ponto a ser considerado e o nivelamento de recursos, pois este lhe mostrara um cronograma mais confiavel e provavelmente mudara o caminho critico a ser adotado para o projeto.

    Rodolfo Kurek

    • 4 anos atrás  

      Rodolfo, obrigado pelos seus comentários.
      Você tocou num ponto muito importante. O local físico é um recurso que sempre deve ser considerado durante o planejamento. Quanto ao nivelamento, seu comentário esta correto e, se você me permitir, o utilizarei como assunto para um dos artigos semanais.

      Alexandre Zoppa

Deixe uma resposta