Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Produtividade: O grande pulo do gato na gestão de projetos

Publicado em 30/10/2013

Dizem que a expressão “O pulo do gato” surgiu ao observarem que o gato faz sete movimentos corporais e preventivos até chegar ao chão. Quando toca o solo, o faz  de forma tão suave como se tivesse um amortecedor de impactos nos pés. Portanto, ao utilizar a expressão “isso é o pulo do gato”, significa que é a ação ou costume onde o indivíduo ou corporação se diferencia ganhando destaque ao executar determinado trabalho ou tarefa. É o segredo para resolver um problema.

Ao meu ver, uma solução racional para enfrentar o aumento dos custos e prazos dos projetos é a elevação da produtividade nos escritórios. De forma simplista, produtividade é a razão entre o valor agregado e a unidade gasta para sua realização. Elevar a produtividade significa produzir em maior quantidade e com uma melhor qualidade com a mesma quantidade de recursos disponíveis.

Foi realizado um estudo em um escritório de projetos. O resultado da apropriação de mão-de-obra foi classificado em quatro grupos, onde o homem-hora efetivamente utilizado para a realização do serviço representa apenas 60% do total de homem-hora disponibilizado. Os outros 40% ficam divididos nos grupos paralisações, reparação e deslocamento interno.

01

Muitos são os fatores que podem ser trabalhados para obtenção do aumento da produtividade. Esses fatores podem ser técnicos, psicossociais e econômicos.

Fatores Técnicos

  • Aperfeiçoamento tecnológico, com ênfase na automação e robótica;
  • Utilização racional de máquinas, equipamentos, instrumentais e instalações;
  • Redução da fadiga do trabalhador através da utilização de técnicas adequadas de organização e administração (5S, ergonomia, etc.).

Fatores Psicossociais

  • Condições ambientais de trabalho;
  • Relações de cooperação entre chefia e colegas;
  • Reconhecimento do trabalho;
  • Desenvolvimento interpessoal;
  • Plano de carreira bem estruturado.

Fatores Econômicos

  • Salário justo;
  • Participação nos lucros da empresa;
  • Prêmios e outros incentivos extras.

Da mesma forma, muitos são os fatores responsáveis pela baixa produtividade da equipe. Entre eles podemos citar:

— Aparelhos modernos e ações que roubam a atenção do funcionário durante o horário de trabalho, tais como redes sociais, escolhas de música para começarem as atividades, celulares e os eternos whatsapp;

— As parada para fumar um cigarro e tomar um cafezinho. Não é difícil o empregado perder até duas horas de trabalho com essas atividades;

— O abandono das salas reservadas. Pessoas trabalhando num mesmo ambiente sem baias pode ter suas vantagens, mas sem dúvida proporciona bate-papo frequente e em horários impróprios.

Enfim, podemos perceber que a produtividade é diretamente ligada ao fator humano. Talvez, por isso, seja tão difícil tratar do assunto, uma vez que temos que levar em consideração os conjuntos culturais, sociais, religiosos, ambientais e educacionais dos envolvidos. Esse é o grande pulo do gato.

Referências

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de Projetos. 2ª Edição, São Paulo: Editora Atlas. 2002.

HELDMAN, Kim. Gerência de Projetos – Guia para exame oficial do PMI. 3ª Edição. São Paulo: Editora Campus, 2006.

Sobre a Colunista:

Fernanda Guimarães Borges, mestre em Engenharia Mecânica e graduação em Engenharia Mecatrônica pela PUC_Minas, Pós-graduada em Gestão de Projetos pela X-25. Atuou como engenheira de projetos e PSO da regional Centro-Oeste, pela Votorantim Cimentos. Trabalha há seis anos na área de planejamento e controle de engenharia, em empresas como SNC-Lavalin e atualmente na Worley Parsons. Professora da instituição Faculdade Pitágoras para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Professora do IETEC nos cursos de Planejamento de Engenharia e Engenharia de Custos e Orçamentos.

E-mail de contato: fer_borges@hotmail.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Cristian Hoehne disse:

    Realmente a produtividade está ligada diretamente ao fator humano.
    Parabéns pelo artigo!
    Sou Engº de Planejamento em uma gerenciadora de obras multidiciplinares, caso tenha algumas sugestões de “Boas Práticas” na área de planejamento e controle, se possível enviar, agradeço antecipadamente.
    Felicidades!!!

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×