Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Uso de tecnologias emergentes na construção civil: realidade aumentada, realidade virtual e captura da realidade – Marco Paulo de Paoli Morato

Publicado em 27/07/2017

A entrevista de hoje do  PMKB é com o Eng. Marco Paulo de Paoli Morato sobre o tema: “Uso de tecnologias emergentes na construção civil: realidade aumentada, realidade virtual e captura da realidade.’’

1) Realidade Virtual até pouco tempo era ficção científica. Quando a Engenharia começou a usar rotineiramente nos seus projetos?

Começou a se popularizar em 2015, muito embora a tecnologia seja muito mais antiga do que isso. Para a engenharia, a realidade virtual ainda não se tornou algo utilizado rotineiramente, dado o custo de implantação e  o desconhecimento a respeito da tecnologia. A implantação da realidade virtual como ferramenta de projeto, começou a se tornar algo mais atingível em 2016, quando os produtos da AutoDesk e  Sketchup passaram a dispor de recursos de melhor qualidade e menor dificuldade de operação para a renderização de modelos tridimensionais em realidade virtual e com integração direta com dispositivos como Oculus Rift e HTC Vive.

2) Qual a diferença de Realidade Aumentada e Realidade Virtual?

Na realidade virtual, o mundo real e completamente substituído pelo mundo virtual, de modo que aquele que consome a mídia fica completamente imerso no universo virtual. A realidade aumentada, mescla elementos virtuais com o mundo real, de modo que não existe uma imersão completa naquela mídia, e o usuário consegue reconhecer o seu entorno. 

3) Quais são as principais aplicações dessas tecnologias emergentes?

Em se tratando da realidade virtual e da realidade mista, podemos destacar: Uso em campanhas publicitárias, turismo, Construção Civil (visita virtual de imóveis, projeto / execução), Engenharia de Manutenção (visualização e inteiração com projetos), Educação e tratamentos médicos (tratamento de fobias principalmente).

4) Como se paga em seus empreendimentos os investimentos nessas tecnologias?

Existem basicamente  “etapas” do investimento nestas tecnologias. Inicialmente, o cliente contrata a produção da mídia (aplicativo, tour virtual, etc). Depois, o cliente investe nos aparelhos para consumo das mídias (em geral, os clientes optam por alugar os dispositivos). Em um terceiro momento, se for necessário, o cliente investe também em treinamento da equipe que conduzirá o uso dos dispositivos.

5) O que as empresas no Brasil já estão usando e qual o próximo passo?

O uso mais comum da realidade virtual no Brasil ainda é o publicitário (campanhas em feiras e eventos, aplicativos interativos, etc). Algumas empresas, como a Vale e a Petrobrás já utilizam recursos relacionados a realidade virtual no contexto da engenharia de projetos e engenharia de manutenção (projetos tridimensionais interativos).  O próximo passo é fazer com que esse conhecimento, do qual tratamos no trabalho, atinja cada vez mais pessoas para que elas se tornem  então conscientes da existência e das possibilidades e facilidades que estas tecnologias proporcionam. 

Clique aqui, para apresentação da palestra do Marco Paulo de Paoli Morato, realizada no dia 03/06/17, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.

 

Palestrante Marco Paulo de Paoli Morato e Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação.

Assista a palestra – Uso de tecnologias emergentes na construção civil: realidade aumentada, realidade virtual e captura da realidade.

 

Sobre o entrevistado: Marco Paulo de Paoli Morato, Engenheiro Civil.

E-mail de  contato: 4vr@4vr.com.br

Para ver Outras Entrevistas PMKBclique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×