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Capacidade de Gestão do Líder

Publicado em 29/08/2017

O Gestor Tem Influência Nos Resultados da Empresa? A Personalidade do Gerente Influencia a Organização?

Não importa a área da empresa, o Gerente é responsável por 70% do clima motivacional no seu ambiente de trabalho e suas atitudes se refletem diretamente no comportamento da equipe. Segundo pesquisas da Hay Group Consulting (empresa especializada em sistemas de liderança), um bom Gerente acaba influindo em cerca de 30% dos resultados globais de uma organização. Não pelo seu trabalho pessoal, pois as razões estão na sua capacidade de gestão, com ênfase em alguns pontos:

  • Relacionamento com Clientes;
  • Habilidade para ouvir;
  • Presença direta onde as coisas acontecem; e
  • Gerenciamento eficaz da equipe.

Como líder, o Gerente é quem dá o tom da qualidade e do direcionamento do trabalho. Tanto que é comum se associar à personalidade do Gerente, a personalidade da organização, e da própria equipe. Quando o Gerente é bom, a empresa e as equipes são excelentes. Gerente médio ou regular, tudo acaba sendo nivelado por baixo, inclusive o mercado. Para um Gerente médio ou regular, funcionário nenhum presta, enquanto que a falha está na cabeça da chefia e não nas pessoas que estão ali ansiosas, seguindo o tom do líder.

Por outro lado, tornar-se um Gerente é algo estimulante, desafiador e um pouco perturbador. Embora muitas pessoas tenham sonhado com isso durante algum tempo, traz, naturalmente, alguma ansiedade às pessoas que são promovidas – ou contratadas – para tal cargo.

Alguém acreditou nessa pessoa e ele acreditou em si mesmo. Por isso, ele deve estar certo que não foi acidentalmente que chegou onde está agora. Ele foi recompensado pelo desempenho demonstrado ao colaborar para o sucesso da sua organização. Dessa forma, ele será desafiado a alterar seu ponto de vista  sobre o trabalho e por isso mesmo ele deverá capacitar -se para:

  • Definir e solucionar problemas, além de avaliar oportunidades;
  • Ampliar sua perspectiva para ter a visão do todo;
  • Equilibrar a lealdade aos subordinados com a fidelidade à diretoria.

Primeiramente, ele deverá se afastar das reclamações mesquinhas, das calúnias ou das “alfinetadas” de seus antigos colegas, sendo objetivo e justo. Para desviar eventuais ressentimentos, ele deve resistir às manipulações de comprometer seus padrões de desempenho ou mudanças de regras, em consideração aos “velhos tempos”.

E, quando gerenciar pessoas que ainda não tenha trabalhado juntos, ele deverá conversar com elas e ouvi-las sobre suas funções e suas preocupações. Os Gerentes que pedem conselhos e opiniões demonstram sabedoria ao admitir que não possuem todas as respostas. E, além disso, sua equipe tolerará seus erros se os escutar e respeitar suas opiniões.

 

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Sobre o Colunista:

Julio Cesar S. Santos, Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” e “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil); “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e “Liderança, Atitude e Comportamento Gerencial (Ed. Clube de Autores); “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” e “Planejamento de Vendas” (AGBook Editora) e Co-Autor de “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados” (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).Por mais de 25 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra palestras e treinamentos presenciais e à distância nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.Graduado em Administração de Empresas, Especialista (MBA) em Marketing e Mestre em Gestão Empresarial. E-mail de contato:  jcss_sc@yahoo.com.br – profigestao@yahoo.com.br  / Site:  www.profigestaoblog.blogspot.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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Editor

  1. Victor Hugo de Carvalho disse:

    O tato de tais profissionais, gerentes e diretores são de suma importância para garantir o desempenho dos profissionais da empresa. Este tato, alem de pode vir de uma habilidade e preparação para chegar a este cargo. Quero me referir como “tato” à percepção de deste profissionais em acompanhar as atividades, saber lhe dar com os funcionários e suas peculiaridades, tornar-se justo aos olhos de todos.
    Ações e atitudes de caráter pessoal sendo por empatia por um profissional ou outro, podem soar esta “injustiça” em uma equipe, o que torna este gerente questionável.

    Alem destas habilidades citadas no artigo, acho importante os gerentes se prepararem para a imparcialidade e definir como parâmetro de ações a meritocracia da equipe, conduzindo os trabalhos de forma justa.

  2. danielcoelho disse:

    Hodiernamente a gerencia tem mudado seu relacionamento com o colaborador, e adaptado a nova realidade. Os que não conseguem entender a necessidade do novo mercado acabam perdendo produção entre outros aspectos que impactam negativamente para empresa. Hoje o gerente precisa analisar as alternativas de modo imparcial lavando em conta o bem estar dos funcionários e o lucro efetivo para diretoria. Então o papel do líder fica cada vez mais extenso quando quando o assunto é gerenciamento de pessoas, e manter o lucro. E qualidades descrita nesse artigo torna essencial para o líder que deseja conduzir de forma coerente e justa uma equipe e os projetos a serem realizados.

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