Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Certificação ISO 9001: uma grande aliada a gestão de projetos

Certificação ISO 9001: uma grande aliada a Gestão de Projetos

A implantação da norma ISO 9001 e consequentemente a obtenção da certificação nesta pode trazer um maior ganho na gestão de projetos, uma vez que alem da possibilidade de ampliação de mercados, esta norma trás uma serie de benefícios, tais como o aumento do controle da administração dos projetos, melhora no nível de organização interna, redução de custos da não qualidade, diminuição do numero de erros e melhoria da credibilidade junto a seus clientes.

Segundo Jordão (2011) serve ainda:

  • para atender a clientes que já possuem um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) implantado e pedem o certificado de seus fornecedores;
  • para se preparar para crescer;
  • para trazer para dentro da organização os conhecimentos das pessoas que trabalham nela. Assim, se uma pessoa, por exemplo, ganhar na loteria ou se aposentar e deixar o emprego, o seu trabalho terá continuidade de maneira mais fácil.
  • Quando há na organização atividades complexas, tais como gestão de grandes projetos.
  • Quando é preciso treinar novos colaboradores.
  • Se várias pessoas exercem a mesma atividade e é preciso que elas façam essa atividade da mesma forma.

Esta norma é aplicável a qualquer tipo de organização, seja ela de serviços, indústria e comércio tendo o seu foco voltado para satisfação dos clientes, melhoria continua dos processos e resultados para o negócio. Desta forma quando se alia a certificação ISO 9001 a gestão de projetos tem-se um ganho ainda maior devido a força das duas ferramentas.

O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que existem nas organizações, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro, o Sistema de Vendas. Ao se implantar o SGQ busca-se algo que seja compatível com a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais.

Outro benefício que o SGQ trás para a organização é a transparência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências, melhorando o moral e a motivação da equipe , já que todos entendem porque fazem suas atividades. Mas qual é fator de sucesso para implantação da norma, o fator de sucesso é o desejo da alta direção, pois com o apoio da mesma se consegue juntar toda a organização em torno desse objetivo.

Mas quais são os passos para se implantar a ISO 9001 ? Veja quais são eles :

Comprometimento da alta administração. (Etapa Principal)

É fundamental o comprometimento da direção da organização: Além dos benefícios e vantagens, a Diretoria deve estar consciente das dificuldades da implantação e do investimento necessário (tempo das pessoas, recursos financeiros para consultoria, treinamento e certificação).

Seleção e designação formal de um coordenadorO coordenador tem um papel importante no processo. Além de conhecimentos específicos de qualidade, deve ter características que facilitarão o trabalho como: facilidade de comunicação, acesso fácil aos membros da organização, conhecimento da instituição, etc.

Formação do Comitê de coordenaçãoO Comitê é normalmente formado pela Diretoria, pelos Gerentes ou Chefes e pelo Coordenador da Qualidade. Tem como responsabilidade a realização da análise crítica periódica do sistema de qualidade implantado.

TreinamentoImplantar um processo de qualidade significa mudar a forma de atuação das pessoas. Isso só é conseguido através de um plano de treinamento adequado.

Elaboração e divulgação da política da qualidadeA Política da Qualidade expressa o comprometimento da organização com o processo de qualidade. A Política é elaborada pelos membros do Comitê.

Palestra sobre qualidade para todos os funcionáriosÉ necessário obter a adesão de todos os funcionários. Para isso eles precisam ser informados sobre o processo que está em andamento e receber os conceitos básicos da qualidade.

Divulgação constante do assunto qualidadeÉ preciso introduzir o assunto Qualidade na cultura da organização. Por isso a necessidade de uma divulgação constante do assunto.

Estudo de cada um dos requisitos da norma e realização do diagnóstico da organização em relação ao requisitoPara cada requisito da ISO 9001:2008, é necessário estudá-los, interpretá-los e adaptá-los às necessidades da organização.

Plano de trabalho para implantação de cada requisitoPara atender aos requisitos da norma ISO 9001:2008 é necessário uma série de ações. Essas ações envolvem recursos e tempo. Por isso é necessário um plano de trabalho formal para permitir o acompanhamento da implantação.

Formação de grupos de trabalho com a participação dos funcionários para elaborar as instruções de trabalhoA participação dos funcionários é fundamental para que o processo implantado reflita a realidade e possa ser mantido no futuro. É necessário obter o seu comprometimento para que a documentação gerada seja de fato utilizada.

Elaboração do manual da qualidadeO Manual é um documento que descreve o sistema implantado. É muito utilizado nas auditorias e é uma exigência da Norma.

Treinamento dos funcionários na documentação da qualidadeUma vez elaborados os procedimentos e instruções de trabalho, é necessário que todos os funcionários sejam treinados a fim de que todas as operações sejam executadas da mesma maneira, assegurando a sua qualidade.

Formação dos auditores internos da qualidadePara a manutenção do sistema implantado é necessário um plano de auditorias internas. Para isso precisamos formar os auditores internos.

Realização das auditorias internasAs auditorias indicarão pontos do sistema que não estão sendo seguido e, portanto, precisam ser melhorados.

Implantação das ações corretivas para as não conformidadesSão as ações corretivas que vão introduzir as melhorias no sistema. Sua correta implantação vai melhorar os indicadores da organização. É o tópico que assegura o retorno do investimento feito através da redução do re-trabalho.

Seleção da entidade certificadoraPara escolher a entidade certificadora é necessário identificar a expectativa dos clientes.

Realização da pré-auditoriaTrata-se de uma avaliação simulada. Tem sido utilizada pela maioria das organizações, com resultados positivos.

Realização da auditoria de certificaçãoNesta auditoria as práticas são comparadas com os padrões estabelecidos na documentação.

Agora que você já conhece os benefícios que tal comprar essa ideia e implantar a norma ISO 9001 na gestão de seus projetos?

mario_paiva

Sobre o Colunista: Mário Lucio F. Paiva, é consultor especialista em gestão empresarial, com mais d 15 anos de experiência, Auditor Líder nas normas ISO 9001 e ISO 14001, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão da Excelência nas Organizações pelas faculdades Pedro Leopoldo. Professor nas Faculdades UNI-BH, UNA e Pitágoras. Consultor credenciado junto a FIEMG e Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Diretor da TNQ CONSULTORIA (www.tnq.com.br). E-mail de contato: contato@tnq.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs