Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Sistema de gestão da qualidade: importância para o sucesso do projeto – Mário Lúcio Paiva

A entrevista de hoje do PMKB é com o Administrador Mário Lúcio Paiva que fala sobre o tema: “Sistema de gestão da qualidade: importância para o sucesso do projeto.”

 

1) Quais os benefícios para uma Empresa de Engenharia na implantação de um Sistema da Qualidade?

Os principais benefícios são a aplicação da gestão através de resultados pelo fato dos sistemas de gestão exigirem a definição de objetivos e metas, a padronização dos processos de engenharia através de definição de documentação padrão para cada disciplina, a definição de autoridade e responsabilidade com foco em resultados, a definição do gerenciamento dos riscos de cada processo e determinação de um processo de melhoria continua.

2) Do que se trata um Sistema de Gestão Integrada?

Um sistema de gestão integrada é a fusão de pelo menos dois  sistemas, podendo ser gestão ambiental, gestão da qualidade , gestão da segurança, gestão da responsabilidade social, dentre outras. A vantagem da gestão integrada é que com a fusão se aproveita alguns controles em comum citados nas normas, como por exemplo gestão da documentação e gestão de RH.

3) Quais os desafios para se implantar um Sistema de Gestão Integrada?

Os principais desafios para se implantar o SGI são:

  • Cultura do empresariado que enxerga gestão como custo
  • Resistência dos níveis hierárquicos mais altos
  • Pouca adequação a normas

4) Como as empresas no Brasil encaram estes desafios? O que tem sido feito para melhor aproveitamento?

Infelizmente na sua  grande maioria as empresas brasileiras só implantam sistemas de gestão por exigência de clientes ou por compulsoriedade, certificações voluntárias são raras.  Os desafios são encarados na forma de mutirão uma vez que existem interesses financeiros para obtenção das certificação. Por outro lado todas a empresas que implantam sistema de gestão geralmente reconhecem os benefícios e não abandonam nunca mais.

5) O que se esperar nos Projetos de Engenharia e Construção após mudanças em normas como ISO 9001:2015 e 14001:2015 ? O que vale a pena saber e ficar atento?

O que se espera é que estes projetos cumpram com os requisitos estatutários, regulamentares e ambientais. Nesse sentido vale apena ficar atento a todos os requisitos das chamadas partes interessadas, tais como: CREA, órgãos ambientais, clientes, órgãos reguladores, etc. Vale a pena também trabalhar sobre o foco na gestão dos riscos empresariais afim de prevenir possíveis falhas.

Clique aqui, para apresentação da palestra do Mário Lúcio Paiva, realizada no dia 03/06/17, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.

 

 Palestrante Mário Lúcio Paiva e Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação.

 

 Assista a palestra – Sistema de gestão da qualidade: importância para o sucesso do projeto:

 

Sobre o entrevistado:  Mário Lúcio Ferreira de Paiva, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET- MG, Licenciatura em Gestão e Normalização, MBA em Gestão Empresarial, registro no CREA-MG 89.134/D.  Mais de 15 anos de experiência em consultoria, auditorias e treinamentos empresariais nos segmentos industriais, comércio e serviços , relacionados a gestão de sistemas integrados e planejamento estratégico. Professor universitário nos cursos de pós graduação em gestão das faculdade Pitágoras, Uni-BH e UNA. E-mail de contato: contato@tnq.com.br

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs