Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

A importância do planejamento na elaboração de orçamentos no setor da construção civil

Diferentemente do que algumas pessoas acreditam realizar o planejamento não é um luxo reservado apenas às grandes organizações e, sim, uma necessidade, independentemente do tamanho ou setor de atuação da empresa. Não há como realizar um bom planejamento sem alinhar as metas e objetivos ao orçamento dos empreendimentos, que é uma importante ferramenta, não só de planejamento, mas eficiente também para controle das operações da empresa no decorrer do período planejado. A elaboração do orçamento dá suporte à criação de um cronograma físico financeiro para programação de recursos humanos e consequentemente de suprimentos para abastecer a obra, evitando atrasos e desperdícios, além de facilitar o acompanhamento da obra criando diretrizes e sistemáticas de trabalho, através do controle de materiais e/ou serviços que têm grande participação no total da obra.

Leia o artigo completo, clique aqui.

Artigos_pmkb

Sobre o Autores:

Lucas Maia Nascimento, Engenheiro Produção Civil. E-mail de contato: lucasmaiacivil@gmail.com
Vanessa Gil Macedo da Silva, Engenheira Produção. E-mail de contato: vanessagilmacedo@hotmail.com

Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Pós Graduação em Engenharia de Custos e Orçamento do IETEC – Instituto de Educação Tecnológica do Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

  1. thaissmonteiro disse:

    O artigo em questão versa a respeito da importância do planejamento na execução de um orçamento. Assunto bastante pertinente para a construção civil. Ter um orçamento enxuto e seguir um bom planejamento desde o início da execução de uma obra são importantes para que se obtenha o sucesso do projeto. Outro ponto é definir objetivo é metas. Quando esses pontos citados estão bem definidos o planejamento, orçamento, controle e custos se alinham gerando otimização de tempo e recursos, economia da parte financeira, bom gerenciamento de materiais e evitando problemas como falhas de cronogramas ou desperdício e retrabalhos.
    O interessante do artigo é ressaltar que o planejamento associado ao orçamento não vem apenas como automatização de planilhas e sim como uma gestão de custos que utiliza ferramentas de análise como: levantamento de quantidades, cotação de Insumos, composição de preços unitários, composição de BDI e, por fim, a montagem da planilha orçamentária. Ferramentas essas que auxiliam a elaboração do cronograma físico financeiro, peça chave para a aplicação do planejamento. O retrato de um bom projeto é quando prazo de execução e custo se alinham com planejado. Planejar é integrar todos os setores a fim de um objetivo comum, o sucesso do projeto.

  2. Paulo Ezequiel B. de Freitas disse:

    O artigo relata a importância de se realizar um planejamento estratégico, quando se elabora um orçamento. Quando o planejamento é realizado a eficiência de processos e a otimização melhoram, com isso os valores gastos na implantação dos processos diminui, pois o planejamento evita retrabalhos, todas as ações já foram pensadas antes de serem executadas. Cada vez mais as empresas estão em busca de novas técnicas de planejamento orçamentário com o objetivo de reduzir custos e aumentar a probabilidade de sucesso dos empreendimentos.

  3. Gustavo Pardini Rotsen Santos disse:

    O artigo é bastante consistente pois exemplifica bem a necessidade do orçamento na construção civil. Um orçamento bem executado ajuda no controle dos custos da obra, além de ajudar na execução de um cronograma físico-financeiro, que auxilia na programação de recursos e suprimentos, evitando atrasos e desperdícios.
    É necessário que seja utilizado técnicas e procedimentos para se integrar o cronograma com a execução de serviços. Um bom gestor acompanha os itens que tem que ser executados e planeja tudo que deve ser feito antes de iniciar, dessa maneira consegue evitar imprevistos e falta de suprimentos, além de treinar os responsáveis por cada serviço com antecedência.
    Mas para que todo esse planejamento seja executado, as empresas devem considerar essas ações antes do início da obra, durante o planejamento inicial.

  4. Tatiana Impelizieri disse:

    O interessante deste artigo é que traz a importância do orçamento em uma obra independentemente do porte da empresa. Em pequenas empresas normalmente não é valorizado ou sequer elaborado. Gostei do artigo, pois mostra o que tem de mais verdadeiro sobre orçamentos: é TUDO em uma obra, pois se bem feito pode levar um projeto a vitória ou ruina. Um mal planejamento, juntamente com um mal orçamento, eleva consideravelmente os riscos do projeto. O que as empresas têm que perceber é que tudo começa por um bom orçamento de custos. Se bem feito, o orçamento gera um cronograma físico-financeiro correto, que leva a um melhor planejamento por parte da equipe, o que leva a uma possível otimização de recursos e economia de dinheiro. Além de tudo, o artigo mostra que é possível uma empresa de qualquer porte ter um orçamento mais consciente, basta investir um pouco mais de tempo nele que as chances de sucesso aumentam. Esse tempo “a mais” gasto é rapidamente recompensado depois, com menores dores de cabeça e riscos de falta de fluxo de caixa na empresa.

  5. Barbara Luiza disse:

    O artigo em questão é extremamente relevante no que tange aos benefícios adquiridos pelas organizações que utilizam o planejamento estratégico na elaboração de um orçamento. Sendo assim, se torna uma excelente fonte de consulta para empresas, principalmente do ramo de construção civil, que pretendem ter a sua fase orçamentária com menores riscos e maiores expectativas de sucesso. Por fim, para que se atinja a interação dos setores de planejamento e orçamento, o artigo citou algumas técnicas como o LEED, TIC e ACV que permitem o alcance de todos os benefícios citados ao longo do mesmo.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs