Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Mudanças no Guia PMBOK® e na certificação PMP

“As pessoas mudam, suas práticas também”. PMBASIS

Sobre o teste de certificação PMP

O lançamento do PMBOK® – Sexta Edição ocorrerá em setembro de 2017, com isso o exame PMP mudará também em breve. Essas atualizações garantirão que o conteúdo do exame seja consistente com o novo Guia PMBOK®.
Profissionais ligados ao PMI ativos de todo o mundo desenvolvem as perguntas do exame, bem como o Guia PMBOK®, para garantir que o PMP permaneça relevante e reflita o que se pratica no mundo.

O que esperar no exame atualizado

Embora o teste PMP não seja baseado somente no Guia PMBOK®, continua sendo uma das principais referências para o exame. Espera-se atualizações de linguagem e terminologias que serão utilizadas no exame, além da harmonização de grupos de processos, ferramentas e técnicas.

Se você estiver usando o PMBOK Guide® como uma ferramenta de estudo para o PMP, você pode encontrar as seguintes atualizações no PMBOK Guide® – Sexta edição:

– Um novo capítulo sobre o papel do gerente de projeto foi adicionado para se concentrar na liderança de projetos de forma mais eficaz – competências, experiências e habilidades que são necessárias.
– Duas áreas de conhecimento foram re-nomeadas para refletir com mais precisão quais elementos podem ser gerenciados – e quais não podem:
° Gerenciamento de tempo agora é Gerenciamento de Cronograma
° Gerenciamento de Recursos Humanos é agora Gerenciamento de Recursos

Toda área de conhecimento possui quatro novas seções:

1. Conceitos chave
2. Tendências e práticas emergentes
3. Considerações de Adaptação
4. Considerações para Ambientes Agile / Adaptativos

gustavo_teixeira

Sobre o Colunista:

Gustavo Teixeira é especialista em gerenciamento de projetos, certificado pelo PMI em 2010 como Project Management Professional (PMP), Scrum Master e ITIL. Foi nos últimos 15 anos responsável por projetos dos setores de tecnologia, infraestrutura, saúde, banking e gestão do conhecimento. Atualmente é diretor na PMBASIS consultoria, tendo atuado também em empresas como Ativas Datacenter, Algar Tecnologia, Unimed BH e MV Sistemas. Professor, mestrando em sistemas de informação e gestão do conhecimento com MBA em gerenciamento estratégico de negócios. Leciona em cursos MBA, in-company e nos preparatórios PMP e CAPM do PMI Minas Gerais, onde é coordenador desde 2010. É membro do PMI (Project Management Institute) e do PMI Minas Gerais, onde atua como Executivo Nomeado da Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional.

E-mail de contato: gustavo@pmbasis.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs