Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

O impacto financeiro da má gestão dos documentos de engenharia

A historia da engenharia de projetos no Brasil tem inicio no ano de 1960, com uma campanha do Estado para desenvolver o conhecimento técnico e tecnologia no país. A solução encontrada naquele momento foi diminuir a importação de engenharia agregada aos equipamentos importados, ficando sob responsabilidade dos profissionais brasileiros o desenvolvimento técnico desse projetos equipamentos.Atualmente, a elaboração desses documentos são comumente realizados por profissionais internos e podem apresentar alta qualidade técnica.

A elaboração correta de um documento de engenharia compreende a utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais dentro de um período de tempo. A elaboração desses documentos tem inicio a partir da identificação da necessidade do cliente. Após sua conclusão, o documento deve conter todas as informações técnicas necessárias para o planejamento da execução de atividades e aquisições de equipamentos que compõem a solução para o problema inicial do cliente.

Podemos dizer que a elaboração de um projeto executivo pode ser dividido em três partes. A primeira é a concepção de uma ideia para solucionar o problema do cliente, trata-se de um trabalho mental, deve-se basear em normas técnicas, vivencia profissional e tecnologias disponíveis de mercado, essa é uma atividade de grande importância para documento de engenharia, pois a partir dessa ideia original será montada toda a solução do problema. A segunda é atividade mecânica de transferência da ideia abstrata, que é a solução proposta, para o papel, sendo essa uma atividade rustica, mas que deve ser executada cuidadosamente para que a ideia original seja representada visualmente de maneira correta para o cliente e para os responsáveis pela execução. A terceira parte é gestão dos diversos documentos de engenharia produzidos para a execução de um empreendimento, sendo essa de grande importância para o sucesso ao final do empreendimento e que deve ser realizada do inicio até o termino das atividades.

Assim sendo, podemos dizer que a elaboração e gerenciamento de documentos de engenharia estão diretamente ligados ao sucesso do empreendimento a ser executado, pois os documentos trazem informações indispensáveis para a correta execução de todas as atividades e equipamentos necessários. Por esse motivo, a elaboração e gerenciamento adequados de tais documentos devem ser realizados com extremo cuidado e atenção.

Leia o artigo completo, clique aqui.

Artigos_pmkb

Sobre o Autores:

Welerson Elias, Engenheiro Eletricista pelo Centro Univertisitário Newton Paiva. Atua no setor de Comercial na área de Instalações Prediais há 4 anos, possuindo grande experiência em análise de projetos de instalações elétricas, hidrossanitários e incêndio. Atualmente é Coordenador de Orçamentos na VPC Projetos e Construções Elétricas. E-mail de contato: felippeamm@hotmail.com

Felippe Moraes, Engenheiro Civil pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atua no setor de construção de obras comerciais, possui experiência em interpretação de projetos, orçamentação de obras e gerenciamento de contratações. Atualmente é responsável pelo setor de orçamentação e gerenciamento de obras na empresa ObraPrima Engenharia. E-mail de contato: welerson.costa@gmail.com

Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Pós Graduação em Engenharia de Custos e Orçamento do IETEC – Instituto de Educação Tecnológica do Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs