Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Academia

Portal PMKB tem 2 linhas de atuação: levar CONHECIMENTO por meio de publicações e templates utilizados em Gerenciamento de projetos; E apresentar EXPERIÊNCIA por meio de planos de projeto, pacotes de planejamento e outros materiais que aplicam os conceitos (frameworks e padrões) de Administração dos Empreendimentos.

Compartilhe: suas EXPERIÊNCIAS são muito importantes para disseminarmos a cultura de Gerenciamento de Projetos. Colabore, envie para o email contato@pmkb.com.br o seu material Acadêmico ou Profissional (preservando direitos autorais e políticas de confidencialidade).

CMT03-01 – Construção e Montagem – Construção e montagem de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos da Construção Civil

IETEC, Dezembro/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho tem como objetivo demonstrar às técnicas de Gestão de projetos aplicada as áreas de Construção e Montagem aprendidas no curso de Gestão de projetos de Construção e montagem do Instituto Tecnológico – IETEC. Para fazer essa demonstração apresentaremos um projeto fictício firmado entre o SINDUSCON-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais) e a empresa criada pelos alunos – PLANO CONSTRUÇÕES E MONTAGENS.

Através de uma parceria a Prefeitura de Belo Horizonte, doou ao SINDUSCON um terreno situado à Rua das Mangabeiras, 4 – Fazenda Capitão Eduardo, Belo Horizonte, MG para que seja implantada uma nova Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil, semelhante às existentes nos bair-ros Estoril, Pampulha e na BR-040. O objetivo desta ação é atender à Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que determina que até o fim de 2014, todas as prefeituras devem criar mecanismos para receber e tratar este tipo de resíduo.

Fazer Download

GGT02-02 – Gestão de Projetos – Implantação de Monotrilho Urbano

PUC Minas, 2012, Belo Horizonte/MG

Descrição da Oportunidade a ser aproveitada ou do Problema a ser resolvido

A implantação do Monotrilho Urbano visa melhorar o sistema de transporte público para a população da região norte da cidade de Belo Horizonte, visando diminuir o tempo de locomoção gasto no deslocamento dos usuários devido a congestionamentos das vias e também proporcionar um maior conforto aos usuários durante o deslocamento.

Objetivo

Implantar um sistema de transporte moderno e inovador, que possibilite o deslocamento de pessoas, interligando a estação de metrô Vilarinho até o bairro Lagoinha em Venda Nova, tendo cinco pontos de embarque e desembarque, o projeto tem possibilidade futura de expansão para toda a região da Pampulha.

Descrição Resumida do Projeto

Instalação de monotrilhos na região norte da cidade de Belo Horizonte, que conecte a estação de metrô Vilarinho até o bairro Lagoinha em Venda Nova.

Fazer Download

CMT03-02 – Construção e Montagem – Construção de prédio de apartamentos residenciais na Região Centro-Sul de BH/MG

IETEC, Dezembro/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Realizaremos esse trabalho técnico seguindo o roteiro explicitado na apostila de apresentação do Curso de Gestão de Projetos de Construção e Montagem. Todas as etapas propostas para execução desse trabalho serão elaboradas a partir da coletas das informações estudadas nas apostilas, aulas expositivas e discussões dos casos propostos nas diversas disciplinas do curso. Para ilustrar a aplicação desse conhecimento criamos duas empresas fictícias: Uai Engenharia que é responsável pela construção de um prédio de apartamentos residenciais na região centro-sul de Belo Horizonte, e, a empresa Construluz que será a incorporadora imobiliária contratante dos serviços da construtora.

A Construluz faz parte de um grupo de investimento que busca oportunidades de investimento no mercado imobiliário e identificou uma possibilidade de negócio lucrativo com a comercialização de apartamentos para atender à demanda imobiliária em Belo Horizonte.

A UAI ENGENHARIA é uma empresa de construção civil e montagens industriais, com know how em construção de edifícios residenciais, utilizando técnicas inovadoras de construção, com foco na otimização de recursos humanos e materiais, atendimento às boas práticas de logística operacional, cuidado e respeito aos requisitos ambientais gestão eficiente de contratos.

Nesse panorama acima descrito, será estabelecido um contrato de construção, implementando uma estratégia de condução do contrato com o estabelecimento das atividades estruturadas de acordo com os conceitos abordados no curso. O produto final desse trabalho será o conjunto dos documentos de gestão de projeto.

Fazer Download

EPT04-03 – Engenharia de Planejamento – Desenvolvimento dos projetos de engenharia para implantação de aterro sanitário de pequeno porte

IETEC, 14/05/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver os projetos de Engenharia para a implantação de um aterro sanitário de pequeno porte na cidade de Mariana, situada no estado de Minas Gerais. Atualmente, temas voltados para preservação do Meio Ambiente tornou-se habitual no cotidiano da sociedade. Diante das atuais necessidades de crescimento sustentável, esse trabalho surge como uma medida definitiva para resolver o problema do lixo. Uma vez que os famosos lixões são apenas áreas de estoque de resíduos, no qual não há nenhum tipo de tratamento, gerando assim aspectos e impactos ambientais muitas vezes imensuráveis como a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Esse trabalho também tem como objetivo o desenvolvimento e integração dos projetos das diversas áreas da Engenharia dentro do contexto de implantação de aterro sanitário. Portanto, contribuindo diretamente para a Engenharia de Planejamento, pois a integração dos projetos torna possível uma maior e melhor compreensão do projeto como um todo. Dessa forma, possibilitando um pleno gerenciamento do projeto, com ênfase especial no planejamento e controle.

Fazer Download

EPT05-01 – Engenharia de Planejamento – Plano de Gerenciamento para Implantação de BRT

IETEC, 2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho expõe o plano de gerenciamento para implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na cidade de Belo Horizonte, de acordo com as melhores práticas apontadas no Guia PMBOK® 4ª Edição.

Belo Horizonte é a sexta cidade mais populosa do Brasil. São mais de 2,3 milhões de habitantes. A cidade ocupa aproximadamente 331 km² e constitui-se como o principal polo do desenvolvimento industrial e comercial do estado de Minas Gerais (IBGE, 2010; PBH, 2011). O setor de serviços responde por 83,12% da atividade econômica, enquanto o setor industrial representa 16,88% do total.

A cidade de Belo Horizonte enfrenta problemas de trânsito advindos do crescimento do número de veículos em circulação e do aumento populacional.

De acordo com dados do Denatran (2010), existe mais de 1,3 milhão de veículos em circulação. Nos últimos anos, a média anual de crescimento da frota tem sido da ordem de 5%. Além desse crescimento na frota veicular, a cidade enfrentará o desafio de sediar os jogos da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, que serão realizados no estádio Mineirão.

A Rede de Transporte Público de Passageiros de Belo Horizonte abrange o sistema de transporte coletivo por ônibus, gerenciado pela BHTrans, e a linha do metrô, administrada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. São 5 estações de integração ônibus-metrô implantadas ao longo do itinerário do metrô, que possibilitam a integração física e tarifária entre os dois modos. Esse sistema é responsável por 3,8 milhões de viagens diariamente realizadas.

Os projetos de BRT são parte do PlanMob-BH, que busca incentivar uma política de ocupação urbana voltada para maior adensamento no entorno dos corredores de transporte de massa.

O PlanMob-BH será gradualmente implantado nos próximos nove anos e visa alcançar uma divisão modal sustentável, ou seja, diminuição das viagens por automóveis privados e aumento das viagens por modos não motorizados.

O PlanMob-BH compreende vários corredores de BRT, que serão implantados nos próximos anos. Neste caderno técnico veremos a situação atual de um dos corredores, a Av. Cristiano Machado. O Objetivo é melhorar a mobilidade das populações nas regiões norte e nordeste da capital mineira e também conectar eficientemente o centro da cidade ao estádio Mineirão.

Em todos os corredores, os operadores serão responsáveis pelo investimento na implantação de equipamentos de controle e bilhetagem eletrônica, bem como na aquisição da frota com especificações adequadas para corredores. Podemos destacar como um bom exemplo de aplicação do BRT o sistema implantado em Bogotá, onde por seis décadas, várias administrações políticas tentaram, sem sucesso, implementar soluções de base ferroviária.

Fazer Download

EPT07-01 – Engenharia de Planejamento – Boas Práticas de Engenharia para Tancagem de Produtos Petroquímicos

IETEC, Abril/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

A Pro Ativos Engenharia e Consultoria Ltda. é uma empresa de engenharia consultiva especializada em gerenciamento de projetos de engenharia de grande porte do setor industrial, com profissionais experientes e capacitados.

Neste projeto, pretende-se aplicar as melhores práticas para o planejamento de engenharia para Tncagem de Produtos Petroquímicos, visto a demanda do mercado nesse setor, bem como a necessidade de aperfeiçoamento do produto a ser entregue.

O cliente deste projeto, o Grupo PetroSete, após diversas experiências mal sucedidas em projetos de engenharia para construção de tanques de armazenamento de seus produtos, idealizou buscar no mercado novas propostas de trabalho visando o aperfeiçoamento no desenvolvimento da engenharia.

Esta proposta converte-se em um aperfeiçoamento do desenvolvimento da engenharia de planejamento para a Tancagem de Produtos Petroquímicos, em vista das diversas situações problemáticas decorridas com o nosso cliente por falhas no planejamento. É dessa ideia central que o projeto irá se desenvolver: Elencar as lições aprendidas acerca do planejamento de engenharia de projetos semelhantes anteriores de outras empresas, e propor um planejamento coerente que visa mitigar os problemas enfrentados pelo Grupo PetroSete.

Fazer Download

EPT07-03 – Engenharia de Planejamento – Implantação de Estacionamento Subterrâneo como solução de Trânsito em BH/MG

IETEC, Abril/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O Projeto proposto pela empresa G6 Group Six Engenharia Ltda tem como objetivo desenvolver o Planejamento para revisão da Engenharia básica e execução da engenharia detalhada para a implantação de um sistema de estacionamento subterrâneo na Avenida Álvares Cabral, região metropolitana de Belo Horizonte, proposta na Cotação de Preços feita pela empresa JDC Empreendimentos de Engenharia Ltda, utilizando técnicas da engenharia de planejamento, com característica inovadora, eficiente e ecologicamente correta. Todo o planejamento do projeto foi desenvolvido considerando total conhecimento do escopo de engenharia a ser executado, procurando detectar todas as situações desfavoráveis, facilitando assim as tomadas de decisões. Uma das grandes preocupações da gerência do projeto foi a formação de uma equipe padronizada e comprometida com os desafios inerentes ao projeto e com a meta orçamentária. Tomou-se grande cuidado com a rastreabilidade e o trâmite da documentação utilizando o software Meridian que é uma ferramenta de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). A implantação efetiva do projeto poderá contribuir substancialmente para a melhoria da mobilidade de Belo Horizonte/MG.

Fazer Download

EPT08-01 – Engenharia de Planejamento – Desenvolvimento de projetos básicos e detalhados para Construção do Parque Eco Pedagógico

IETEC, julho/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho técnico de conclusão de curso (TTFC)  relata o gerenciamento de um projeto de engenharia desde o planejamento da engenharia até o planejamento da execução  de  um  projeto  básico  e  detalhado  para  construção  de  um  Parque  Eco Pedagógico.

Este  parque  tem  como  objetivo  atender  uma  demanda  turística,  aventureira  e pedagógica carente na região, trazendo para um local de alto potencial ecológico, o benefício de um mercado inovador. Ao  final  deste  trabalho  o  leitor  terá  uma  visão  global,  dentro  das  fases  da engenharia,  e  utilizando  ferramentas  aplicadas  ao  planejamento,  da  viabilidade, custos, prazos e perspectivas de retorno financeiro pra a execução deste projeto. A realização  passo  a  passo  deste  trabalho,  desde  a  visão  global  do empreendimento,  questões  ambientais,  contratos,  até o  estudos  de  viabilidade, elaboração de cronogramas, histogramas, etc. Proporciona ao aluno de engenharia de planejamento  uma  oportunidade  de  ter  contato  sobre  as  boas  práticas apresentadas  no  PMBOK,  utilizando  ferramentas  e  técnicas  aplicadas  ao planejamento,  programas  (software)  específicos,  além  da  gama  de  conhecimento em relação ao controle, engenharia básica e detalhada.

Assim sendo, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso como este é de suma importância para trazer ao aluno não só uma bagagem teórica apresentadas em sala  de  aula,  como  também  uma  experiência  na  pratica  da  realidade  que  um Engenheiro de Planejamento passa no dia a dia.

Fazer Download

EPT08-03 – Engenharia de Planejamento – Engenharia básica para a nova sede da prefeitura municipal de BH/MG

IETEC, julho/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente trabalho consiste na aplicação da metodologia da Engenharia de Planejamento no desenvolvimento da Engenharia Básica para a Nova Sede da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tal procedeu-se o desenvolvimento deste Projeto com base no Projeto de Engenharia Conceitual fornecido pela Prefeitura de Belo Horizonte e os estudos necessários a sua implantação. O estudo completo é composto de ferramentas do planejamento, pesquisa bibliográfica sobre o tema, levantamento dos aspectos econômicos e financeiros e o estabelecimento dos critérios de aceitação e rejeição do investimento.

Fazer Download

GGT04-02 – Gestão de Projetos – Inspeções prediais por uso de Drones

Faculdade Pitágoras, 2014, Betim/MG

Resumo Executivo:

O projeto de inspeção predial/industrial por uso de VANT’s (veículos aéreos não tripulados) tem como foco a prestação de serviços a empresas de diversos segmentos da construção civil, desde obras não finalizadas a edificações concluídas. São elaborados laudos e perícias técnicas especializadas a partir do registro audiovisual de aeronaves não tripuladas. A área de atuação se estende pela região metropolitana de Belo Horizonte, podendo ser expandida de médio a longo prazo as demais capitais da região sudeste do país, onde se encontra o maior número de edificações por m2 do país. A falta de reparo e manutenções em edifícios e construções podem causar graves danos e acidentes, tais como: Desabamentos, incêndios, quedas de marquises e fachadas, vazamentos, infiltrações e tantas outras mazelas que poderiam ser evitadas com a realização prévia de uma inspeção predial apontando os pontos em que haja irregularidades nos edifícios. Nesse sentido, a inspeção predial é de fundamental importância para uma melhor conservação dos edifícios e prevenção contra acidentes. O uso de Drones nesse aspecto é justificado pelo difícil acesso que o operador tem a áreas cruciais dos edifícios, como fachadas de prédios muito altos ou telhado de casas (não sei se faz parte do serviço a ser desenvolvido, mas o que mais encontrei em relação ao assunto foram inspeções em telhados de casas). Com os Drones, o operador pode fazer gravações dessas áreas de forma segura, possibilitando análises posteriores sem colocar em risco sua integridade física. Essas gravações ajudarão o operador na tomada de decisão referente à necessidade ou não de reparo dessas áreas.

Fazer Download

EPT09-01 – Engenharia de Planejamento – Projeto e Gerenciamento de uma Usina de Dessalinização de Água

IETEC, 2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Sabe-se que a água, que é um recurso natural essencial à vida, está em escassez para o consumo. Estima-se que apenas 3%do total de água do planeta seja doce e apenas 0,02% seja própria para consumo. Além disso, o consumo excessivo e sem controle da população tem feito esse percentual diminuir cada vez mais.

Devido a esses fatores, torna-se importante, a utilização de novas formas de tecnologia para contornar e mitigar esse problema. Dessa forma, a dessalinização da água do mar, tornando-a própria para consumo, é um negócio promissor do ponto de vista do mercado (visto que há demanda) e é um empreendimento extremamente correto, do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade.

A dessalinização da água do mar já é uma alternativa de abastecimento usada em muitos países. Porém, no Brasil o uso dessa tecnologia ainda é muito pequeno. O processo de dessalinização pode ocorrer de duas formas.

A primeira é através da evaporação e condensação: a água do mar é aquecida e evapora. O sal permanece no recipiente e apenas a água pura vira vapor. Depois, o vapor é resfriado e condensado, e volta a virar líquido. Esse processo é utilizado em alguns países com maiores reservas energéticas como o Oriente Médio, porque se gasta muito mais energia.

Fazer Download

ECT03-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Metodologia para a Elaboração do Plano de Gerenciamento para a Construção de uma habitação voltada para a Classe B

IETEC, 2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Tendo em vista as novas dimensões do mercado e das diretrizes da globalização, existe a necessidade de dominar com segurança ferramentas para o gerenciamento eficaz de um empreendimento. Isso demanda uma metodologia capaz de gerar informações de qualidade, de relevância e em tempo hábil para as tomadas de decisão.

A construção implica gastos consideráveis e em função de seu valor, o empreendimento estudado será viável ou não. Quanto mais refinado um método de orçamentação, levantamento de custos e gerenciamento do projeto, mais ele se aproximará do custo real. O orçamento pode resultar em lucro ou prejuízo para um construtor quando faltam critérios técnicos e econômicos mínimos para a sua elaboração.

A abordagem do tema se explica pelo interesse de elaborar e controlar o orçamento através da exposição das informações obtidas, evidenciando o mecanismo necessário ao gerenciamento das atividades, tendo como base os dados cedidos pelo orçamento e as informações cedidas no encerramento do empreendimento e a partir daí evidenciar a necessidade de análise dos custos demonstrando a importância dos resultados obtidos e suas aplicações e decisões futuras.

Mas efetivamente, o sistema não deve se limitar a medir custos, mas registrar a otimização dos recursos na atividade de maneira a atingir um melhor desempenho dos mesmos, levando em consideração que estes devem trazer ganhos e nesse sentido buscar encontrar a necessidade do usuário.

A aplicação de técnicas da Engenharia de Custos e Orçamentos irá permitir ao usuário a execução e o gerenciamento do seu empreendimento de modo que este possa evoluir de maneira previsível ou menos contingencial possível. Para tanto, também serão aplicadas técnicas de gerenciamento de projetos que ensinarão ao usuário, formas simples, porém eficazes de definição de escopo, gerenciamento de custo e gerenciamento do tempo do seu projeto.

Fazer Download

ECT03-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Implantação de empresa especializada em manutenção de equipamentos hidráulicos

IETEC, janeiro/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O documento em questão consiste na apresentação do projeto de criação e implantação da empresa Tiba Engenharia e Manutenção LTDA, localizada em Contagem, MG, que atua na área de equipamentos hidráulicos. Neste projeto, serão contempladas todas as etapas necessárias para a fundação da empresa, incluindo desde sua constituição jurídica, passando pela construção do galpão e do escritório, aquisição dos equipamentos e ferramentas, até a contratação de funcionários e abertura das portas.

O objetivo deste trabalho é mostrar, através do exemplo prático do projeto de construção desta empresa, a aplicação real do gerenciamento de projetos focada na Engenharia de Custos e Orçamentos. A ideia principal é estabelecer um planejamento coerente e factível, fundamentado na utilização de ferramentas e técnicas de gestão de custos adequadas para a situação do projeto e, além disso, apresentar as formas de monitoramento e controle, a fim de evitar desvios com relação ao plano.

O trabalho tem o propósito de servir como roteiro/orientação, que será utilizado até o fim do desenvolvimento do projeto. Serão apresentados, além de estimativas de custos em cada fase, os registros de avanço e desenvolvimento até o ponto atual, estimativas para o término e outras ferramentas fundamentais de gestão para concluir o projeto com o devido sucesso esperado.

Fazer Download

ECT04-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Construção do Empreendimento Imobiliário: Vila Belo Amanhecer do Programa Minha Casa Minha Vida

IETEC, Maio/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho apresenta a criação de um projeto da empresa Projetar – uma construtora de médio porte que atua na zona da mata de Minas Gerais. O empreendimento escolhido é a construção de casas para o projeto Minha Casa Minha Vida na cidade de Ponte Nova/MG. O projeto prevê a construção de 100 casas – sendo todas de 42m2, com 2 quartos, cozinha, sala conjugada e banheiro – com um cronograma de duração de 419 dias, e previsão de encerramento em Janeiro/15. O custo total do projeto foi orçado em R$ 5.579.188,49, incluindo uma reserva de contingência. Os critérios para estimativa de custos e orçamento foi elaborado conforme orientações do Tribunal de Contas da União. Para elaboração do projeto foram aplicados os conceitos de gerenciamento de projeto, custos e orçamento, gestão de riscos, contrato, pleitos, e desenvolvimento de fornecedores.

Fazer Download

ECT04-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Orçamentos e gestão eficiente de custos em Projetos do PRECEND

IETEC, Maio/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Os efluentes sanitários geram grande impacto na natureza, afetando as águas e solos quando descartados incorretamente na natureza. Por corresponderem a um grande custo e risco à COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais foi criado o PRECEND, Programa de Recebimento e Controle de Efluentes, para adequação de estabelecimentos não residenciais no lançamento de esgoto.

Dentro desse contexto, a oficina mecânica ADE Serviços Mecânicos (ADE-SM) precisará construir uma caixa separadora de água e óleo (SAO) em seu estabelecimento visando evitar o lançamento de resíduo oleoso diretamente na rede de esgoto.

A solução tecnológica adotada será uma caixa em concreto, uma obra com duração prevista de 53 dias e orçada em R$ 369.627,41 pelo empreiteiro.

O presente trabalho apresenta diversos aspectos da gestão de custos e orçamentos desse empreendimento, a começar pela caracterização do projeto, suas premissas e restrições, o orçamento (CAPEX) detalhado.

Os custos e despesas indiretas foram incluídos no orçamento como parte do BDI (Bonificações e Despesas Indiretas), incluindo um valor de contingência financeira, correspondente a um seguro para cobrir eventuais ações mitigadoras e corretivas do projeto, estudas e calculadas através de uma análise de riscos.

Foi desenvolvido um painel de bordo para acompanhamento de indicadores do projeto, bem como simulado uma situação imprevista para avaliação do impacto no Valor Agregado.

Por último, foi detalhada uma metodologia para aquisições e relacionamento com fornecedores, visando as boas práticas e a gestão anti-pleito, com atenção á documentação e medição do escopo contratado. As aquisições do empreendimento são acompanhadas por um Mapa próprio que permite a integração das atividades de suprimento com o planejamento e a execução de concorrências para buscar negociar o melhor preço e qualidade dos serviços subcontratados.

O produto final é um plano de projeto com foco em questões de custos e orçamento, para execução eficiente de uma obra de construção de uma Caixa SAO conforme diretrizes do PRECEND.

Fazer Download

ECT04-03 – Engenharia de Custos e Orçamento – Empreendimento Imobiliário Residencial: Ed. Vila de Fátima

IETEC, Maio/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O sucesso de um projeto depende de uma série de variáveis, mas principalmente a forma como ele é conduzido durante todo seu ciclo de vida. Para isso o ponto vital deste sucesso é despender esforço, tempo e alocar profissionais com experiência na fase de planejamento e execução do projeto. É importante salientar que é recomendável respeitar todas as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos de acordo com o Guia PMBOK, pois contem uma série de boas práticas baseadas em sucessos e também insucessos em gestão de projetos. Este trabalho representa o que nos foi passado no curso de Engenharia de orçamentos e custos. Nele estamos apresentando passo a passo a forma com que cada plano deve ser elaborado e conduzido.

Fazer Download

ECT05-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Implantação de uma Fábrica de Tijolos Ecológicos para atender um empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida

IETEC, outubro/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente trabalho desenvolve e apresenta o projeto de construção de uma fábrica de tijolos ecológicos, cujo objetivo é suprir a demanda de uma Construtora, adjudicada com um contrato do Programa Minha Casa Minha Vida, para construção de casas populares no município de Lagoa Santa/MG.

Através da reunião de Kick-off, temos o panorama básico do Projeto Fazendinha, com detalhes sobre os objetivos do empreendimento, o Consórcio que foi montado e o modelo de implantação da fábrica. Neste KOM, é possível visualizar o escopo do Projeto, o organograma, os cronogramas de trabalho e de atividades, a matriz de responsabilidades e os fatores críticos.

No desenvolvimento do trabalho, descrevemos a proposta do Projeto Fazendinha, à luz da relação entre os componentes do Consórcio, com exploração das técnicas necessárias para tal. A montagem das estruturas contábil e de custos demonstra os planos de custos e de contas, e enfatiza o lançamento adequado dos custos. Com a apresentação do TAP, da declaração de escopo, da EAP e do Cronograma (Masterplan), apresentamos as ressalvas e premissas do Projeto. Utilizando os conceitos modernos de Engenharia trabalhamos com as principais contas e custos do Projeto, incluindo a demonstração de BDI (despesas diretas e indiretas). Na análise de indicadores de desempenho, exploramos os Indicadores de Gerenciamento, Impacto, Efetividade e Desempenho. Para a etapa de Engenharia de Custos, adicionamos as bases de orçamento, com cálculos e definição tributária, e geramos uma análise de valor agregado, sobre cerca de 75% de conclusão do Projeto. Para manter a linha de base de custos, gerenciamos os riscos, e estudamos os fatores internos e externos, com uma análise SWOT capaz de demonstrar ameaças e oportunidades presentes, bem como ferramentas de tratamento. E, para garantir ou reforçar a necessidade de redução de custos, foram desenvolvidas ferramentas gerencias na estruturação do projeto executivo, em Suprimentos e RH. Quantificados os riscos pertinentes ao mercado fornecedor, foi gerada uma curva ABC de aquisições, e dado um foco sobre critérios destas aquisições. Esta mesma necessidade de monitorar a qualidade de fornecimentos e fornecedores nos levou a criar planos e programas de relacionamento, incluindo templates, definição de formas de contratação, e normas internas para diligenciamento de contratos e pedidos. Dentre as normas, destaque para os padrões de RDO e de acompanhamento, no sentido de permitir um estudo técnico e jurídico para eventuais pleitos.

Fazer Download

ECT05-03 – Engenharia de Custos e Orçamento – Edifício Sabiá

IETEC, outubro/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente trabalho tem o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos no curso “Engenharia de Custos e Orçamentos” do IETEC.

Apresentamos o plano de negócio para a construção de um edifício residencial dentro do programa federal “Minha Casa Minha Vida”. O edifício Sabiá está localizado em um terreno de 812,50m² no município de Ibirité em Minas Gerais. È constituído de 4 apartamentos em cada um de seus 4 andares. Sua estrutura é feita de acordo com as normas para a construção de alvenaria estrutural. É dotado de uma vaga para cada um dos dezesseis apartamentos. O objetivo é apresentar o projeto para empreendedores para ser financiado.

Partindo-se do ponto em que os projetos estão elaborados e aprovados nos órgãos competentes fazemos um estudo detalhado da engenharia de custos da obra. São apresentados os estudos referentes ao aspecto contábil de custos e orçamentos, gerenciamento do projeto à luz do PMBOK, estudo detalhado do orçamento com formação e estimativa de custos e orçamento, indicadores de desempenho, análise de indicadores, gestão de riscos, estudo para redução do custo e análise, fornecedores, negociações, aditivos, pleitos.

Este trabalho está organizado em quatro partes: 1 – Gerenciamento de custos e orçamentos, 2 – Gerenciamento de projetos, custos e orçamentos, 3 – Engenharia de custos e orçamentos, 4 – Gerenciamento do relacionamento com os fornecedores.

A metodologia usada foi aprendida na sala de aula, utilizando-se todas as disciplinas ministradas. Além disso, pesquisas e experiências próprias dos autores foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho.

Fazer Download

ECT06-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Construção da loja “Amora Kids” no BH Shopping

IETEC, 17/04/2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho apresenta a criação e o desenvolvimento do projeto “Construção da loja Amora Kids no BH Shopping”. O mesmo foi elaborado tendo como ponto de partida os conhecimentos adquiridos no curso de Pós Graduação módulo Aperfeiçoamento Engenharia de Custos e Orçamentos. O projeto prevê a construção de uma loja de 70m² e um mezanino de 30m² no prazo de aproximadamente 50 dias tendo como custo previsto o valor de R$ 3.500,00/m² de área construída. O trabalho apresenta todos os passos, como o estudo do mercado que a empresa está inserida, definição do escopo, elaboração do orçamento. Passando pela área de gerenciamento de riscos, de estratégias para a redução de custos e de relacionamento com fornecedores, visando o desenvolvido e entrega do empreendimento conforme as expectativas do cliente.

Fazer Download

ECT05-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Construtora GALLPA

IETEC, outubro/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O segmento da construção civil vive momento favorável no Brasil. Com o fim da crise econômica mundial, o mercado se expandiu e se mantém em alta desde dezembro de 2009, sendo impulsionado pelas facilidades de obtenção de crédito imobiliário pela Caixa Econômica Federal e a estabilidade de políticas  governamentais, como o programa Minha Casa, Minha Vida, que foi implantado a fim de facilitar a aquisição da casa própria pelas famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, sobretudo por aquelas localizadas nas periferias das grandes cidades.

A questão habitacional no Brasil tem sido objeto de discussão nos planos social, econômico e político, em função da necessidade de garantir os direitos sociais da população como parte integrante do dever do Estado na promoção da organização do espaço urbano e rural para atender as demandas sociais. O déficit habitacional é um problema social que atinge o Brasil desde os tempos do Império. Ao longo da história do país, surgiram vários tipos de políticas públicas com o objetivo de minimizar o tamanho do problema, mas nenhuma delas conseguiu resolver os problemas estruturais causadores do déficit habitacional no país.

Fazer Download

ECT07-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Escavação de Túnel em Área Urbana

IETEC, 15/09/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho apresenta a criação e o monitoramento de um projeto da empresa EscavSolo – construtora de porte médio fundada em Belo horizonte atuando em diversas áreas da construção civil e em diversas localidades do brasil e buscando atuação em outros países. O projeto escolhido neste estudo é a construção de um túnel com 450 metros de extensão na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo prioritário de atender a demanda populacional que será acrescida a cidade na época dos jogos olímpicos, trazendo benefícios futuros à população residente. Possui um cronograma de duração de aproximadamente 12 meses, com previsão de encerramento em maio de 2016. O custo total do projeto foi orçado em R$ 20.292.154,21, incluindo a reserva de contingência. Para elaboração do projeto foram aplicados os principais conceitos de gerenciamento de projeto, custos e orçamentos, gestão de indicadores, gestão de riscos, gestão do EVA, pleitos (claims), e desenvolvimento de fornecedores.

Fazer Download

ECT07-05 – Engenharia de Custos e Orçamento – Construção de Unidade Básica de Saúde Municipal em blocos metálicos e análise do BDI para aplicação no orçamento

IETEC, 15/09/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos durante todas as etapas do curso de Engenharia de Custos e Orçamentos esta dissertação abordará o cenário de um empreendimento de construção civil de uma Unidade Básica de Saúde para um cliente de órgão governamental, para demonstrar todos os passos da elaboração e execução de um projeto. Para o desenvolvimento desse projeto serão aplicados, em grande parte, os conceitos da Engenharia de Custos, que consistem em: estimar os custos do projeto, analisar a estrutura de custos nas aquisições e o valor agregado, abordar as negociações com fornecedores baseando em custos, administrar pleitos e contratos, e implantar estratégias de redução de custos no projeto. Para a fase de estimativa de custos do projeto foi considerada uma estimativa de custos Classe 4, onde as informações são limitadas tendo a engenharia completa entre 1% e 5% e o nível de definição do projeto entre 1% e 15%. Desse modo o grau de precisão esperado para a estimativa compreende de -15% a -30% no lado de baixo, e + 20% a + 50% sobre o lado alto. Desse modo, além de tratar todas as questões relacionadas a custos e orçamentos, que são conceitos importantes para o sucesso do projeto, serão apresentadas diferentes formas de composição e aplicação do BDI e suas variações e implicações.

Fazer Download

ECT07-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Construção da Fábrica de Células Fotovoltaicas

IETEC, 15/09/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Com o intuito de aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos sobre Engenharia de Custos e Orçamentos foi desenvolvido um estudo de caso, considerando o projeto de uma planta industrial para fabricação de células fotovoltaicas. O projeto foi planejado de forma resumida utilizando como referência as melhores práticas apresentadas no PMBOK. O orçamento foi elaborado considerando preços do mercado para os custos diretos e índices reais para os custos indiretos e BDI. Os riscos foram levantados e quantificados, chegando ao valor de contingência. O trabalho também simulou condições de progresso do projeto, de forma a aplicar a Análise do Valor Agregado para monitoramento do mesmo. Além disso, foram definidas estratégias e normas para relacionamento com os fornecedores, considerando a contratação e o acompanhamento dos contratos.

Fazer Download

CMT05-01 – Construção e Montagem – Montagem do isolamento térmico da planta de caustificação

IETEC, 2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto executivo para a montagem do isolamento térmico da planta de caustificação no processo de fabricação da celulose, sendo a Gestão Engenharia Ltda. a executora e a Sul Celulose e Papel Ltda. a cliente, ambas empresas fictícias, exemplificando a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso de Gestão de Projetos com ênfase em Construção e Montagem.

A Gestão Engenharia Ltda. é uma empresa especializada em aplicação de materiais isolantes, atuante nos diversos segmentos industriais. Desde 1999 consolidando-se no mercado de aplicação de isolamento térmico, destaca-se por meio de soluções inovadoras e reconhecida competência no desempenho de suas atividades.

Fazer Download

EPT10-01 – Engenharia de Planejamento – Estudo de Viabilidade e Projeto Conceitual para implantação da Cervejaria Artesanal – GCB

IETEC, agosto/2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho técnico de final de curso trata da aplicação das metodologias da Engenharia de Planejamento para a Fase de Engenharia de um Empreendimento Industrial. A prática foi realizada com o intuito de desenvolver um estudo de viabilidade econômica e os diversos documentos que compõem o projeto conceitual para uma nova instalação de cervejaria artesanal do Brasil. Apesar de terem sido adotados alguns dados fictícios neste estudo, buscou-se manter fidelidade à realidade em todos os outros aspectos tangíveis, relativos à viabilidade, implantação do projeto da fábrica, produção da cerveja e documentos de planejamento. O resultado final deste projeto consiste num suposto relatório que poderia embasar a decisão de investimento de um cliente fictício.

Fazer Download

EPT04-01 – Engenharia de Planejamento – Projeto de Implantação de usina de reciclagem de Resíduos Sólidos de Construção Civil

IETEC, 25/05/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

A construção civil tem sido uma das mais importantes atividades para o crescimento econômico e social e também é o setor que mais tem gerado resíduos sólidos chamados popularmente de “entulho”. Pensando na oportunidade de minimizar os impactos gerados por essa atividade, temos como objetivo desenvolver o planejamento de uma empresa capaz de processar os resíduos desse segmento.

Para que a empresa proposta seja bem estruturada e consiga atender aos requisitos da lei federal 12305/2010, sancionada em agosto de 2010 para gestão dos resíduos sólidos, utilizaremos as técnicas e ferramentas aprendidas no curso de Engenharia de Planejamento do IETEC.

Dessa forma, um bom planejamento da fase de engenharia desta empresa permitirá que todos os requisitos legais sejam cumpridos e, posteriormente, essa empresa tenha um bom controle da destinação dos resíduos de construção civil, atendendo as premissas da lei já citada.

Fazer Download

CMT02-01 – Construção e Montagem – Implantação de Indústria de Comércio de Brita

IETEC, 2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Considerada como a mais velha indústria do homem, o beneficiamento mineral através da quebra de rocha gera a produção de materiais que atualmente são utilizados na construção de estradas e de agregados para concreto. Inicialmente a quebra de rocha e a seleção das pedras eram feiras manualmente, uma arte ainda utilizada em alguns locais do mundo.

O estudo desenvolvido mostra o que esta sendo a implantação do processo de britagem. A britagem é o processo primário de fragmentação da pedra basalto. O número de estágios de britagem está de acordo com as especificações desejadas para o produto final, como a qualidade e dimensão do mesmo. O controle de granulometria e formato da brita, fica preciso de acordo com as etapas.

E como inovação o objetivo é tornar a alimentação contínua e regulada após a britagem primária, e permitir a colocação de equipamentos subsequentes compatíveis com o perfil de produção, apresentando menor capacidade instalada do que o britador primário, visto que o mesmo é superdimensionamento. Isto resulta em um menor custo operacional.

Nosso maior desafio é evitar que problemas no projeto e produção sejam detectados somente durante o lote piloto ou mesmo durante o ramp-up da produção.

Dessa forma este trabalho visa demonstrar os estudos de implantação de uma planta de beneficiamento mineral, para que possa atender as expectativas de demanda do mercado em médio prazo. Não foi objetivo entrar nas minúcias de cálculos e projetos, o que pela metodologia utilizada, implicaria em estudos de pré-viabilidade, estudos conceituais envolvendo analises de Capex, Opex e engenharia básica e detalhada, o que por si só daria um trabalho de outra dimensão.

Fazer Download

EPT04-01 – Engenharia de Planejamento – Projeto de Implantação de usina de reciclagem de Resíduos Sólidos de Construção Civil

IETEC, 25/05/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

A construção civil tem sido uma das mais importantes atividades para o crescimento econômico e social e também é o setor que mais tem gerado resíduos sólidos chamados popularmente de “entulho”. Pensando na oportunidade de minimizar os impactos gerados por essa atividade, temos como objetivo desenvolver o planejamento de uma empresa capaz de processar os resíduos desse segmento.

Para que a empresa proposta seja bem estruturada e consiga atender aos requisitos da lei federal 12305/2010, sancionada em agosto de 2010 para gestão dos resíduos sólidos, utilizaremos as técnicas e ferramentas aprendidas no curso de Engenharia de Planejamento do IETEC.

Dessa forma, um bom planejamento da fase de engenharia desta empresa permitirá que todos os requisitos legais sejam cumpridos e, posteriormente, essa empresa tenha um bom controle da destinação dos resíduos de construção civil, atendendo as premissas da lei já citada.

Fazer Download

EPT02-02 – Engenharia de Planejamento – Galpão Automatizado de Criação de Aviários

IETEC, 2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

De acordo com um artigo publicado pela CPT-Centro de produção técnico, em 1973 o consumo per capita de frangos no Brasil era de cerca de 4,0 kg, em 2000, chegou a 25 kg, com base nos dados estimativos da AGE – Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, os brasileiros devem consumir em 2010 cerca de 16,870 milhões de toneladas de carnes, o maior volume – 46,8% do total – será da carne de frango. O esperado para daqui a 10 anos é que o consumo total seja 28,39% maior, o que corresponderia a 21,660 milhões de toneladas sendo que 50,1% serão referentes à carne de frango.

Atualmente os galpões utilizados pelos criadores de avícola são convencionais e climatizados, os convencionais são os que utilizam os sistemas de acondicionamento térmico por pressão positiva e pressão negativa e os climatizados usam um climatizador para controle do acondicionamento térmico.

Devido ao aumento do consumo de carne de frango, houve a necessidade de aumentar a produtividade e diminuir custos, para que tal necessidade ocorresse, foram automatizados os processos de alimentação das aves como os bebedouros que são abastecidos automaticamente e os comedouros, processos esse que até a automatização era feito através de colaboradores.

Fazer Download

ECT07-04 – Engenharia de Custos e Orçamento – Restauração do telhado da Paróquia Mãe de Deus

IETEC, 15/09/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O telhado é a proteção superior de um edifício contra a ação das intempéries (chuvas, vento, raios solares, neve) e serve para impedir a penetração de poeiras e ruídos no seu interior. Este trabalho visa à consultoria técnica a empresa RT Telhados LTDA, para diminuição dos custos e melhores orçamentos para restauração do telhado da Paróquia Mãe de Deus.

Fazer Download

EPT01-02 – Engenharia de Planejamento – Edifício comercial inteligente

IETEC, 2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O trabalho tem como finalidade descrever, passo a passo, o planejamento de construção de um edifício comercial inteligente. A pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, apresenta um referencial teórico-conceitual da engenharia de planejamento e tem como apoio um estudo de caso de construção de um edifício comercial inteligente na Av. Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. O trabalho apresenta as diversas etapas de planejamento da construção do empreendimento, desde a sua concepção até o encerramento. O estudo conclui que a engenharia de planejamento de projetos da construção civil constitui-se um desafio, uma vez que seu sucesso depende do bom planejamento das tarefas, da clareza de seus objetivos, da documentação, da eficácia na comunicação e no fluxo de informações, da definição dos custos e cumprimento dos prazos e decisões tomadas ao longo do ciclo de vida do projeto.

Fazer Download

EPT01-01 – Engenharia de Planejamento – Implantação do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) – Unidade Newton I

IETEC, 2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente artigo trata da 1ª etapa de implantação da Unidade Newton I, a qual compreende a inauguração de um Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) com cerca de 20 consultórios para atendimentos eletivos/agenda livre e a preparação da estrutura física da Unidade para a futura implantação de um pronto-atendimento com 10 consultórios.

Fazer Download

EPT10-02 – Engenharia de Planejamento – Implantação de Sistemas de Tratamento de Efluentes Sanitários

IETEC, agosto/2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

A empresa Enginitec é uma empresa gerenciadora de projetos, executando trabalhos de alta qualidade de compromisso, ética e transparência. Com a inovação constante, responsabilidade ambiental, social e econômica, que servem de base para a companhia.

Considerando as práticas de gestão existentes no PMI® através do PMBOK®, utiliza em seu SGI – Sistema de Gestão Integrado, procedimentos, instrução e padrões de trabalho que atendem as normas NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004. Temos equipes de renomados profissionais, distribuídos nas áreas de projeto, gerência e administrativo, garantindo a qualidade e a funcionalidade das tarefas a serem executados através dos mais avançados recursos tecnológicos que envolvem desde softwares de última geração, para o controle de operações, a ferramentas que analisam o tempo dos projetos. Obtendo a melhor visualização gráfica tanto para a equipe de trabalho quanto para os clientes, disponibilizando informações globais das rotinas que envolvem o andamento do projeto a qualquer momento. A política de qualidade visa o controle preventivo, evitando que desvios e problemas sejam encontrados durante o desenvolvimento do contrato.

Fazer Download

CMT02-02 – Construção e Montagem – Obras Civis de Construção de Bases para Montagem de ITM na Mina de Capitão do Mato

IETEC, 2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a aplicação das ferramentas aprendidas durante o curso de gestão de projetos com ênfase em construção e montagem apresentado pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC,  na execução de uma obra fictícia entre a Base Engenharia e Construção e MINERX, ambas empresas também fictícias.

A MINERX, mineradora de grande porte na região próximo a Nova Lima/MG, visa aumentar a produção de minério da mina de Capitão do Mato – CMT. Para isso elaborou dois pacotes de serviços da ampliação da Instalação de Tratamento de Minério – ITM. A Base engenharia ganhou a concorrência do primeiro pacote de serviços que são as obras civis dos transportadores de correia a serem executados e bases da casa de transferência. O segundo pacote, execução do britador primário, é de responsabilidade de outra empresa.

O regime de contratação é por preço unitário. O prazo da obra é 107 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço que acontecerá na reunião de kick off. Não teremos estruturas pré moldadas, toda a obra será executada in loco. Os principais materiais da obra serão concreto, forma e aço.

Fazer Download

ECT06-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Construção do centro de desenvolvimento de produtos da MARVS Automóveis

IETEC, 17/04/2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O objetivo deste projeto é construir um centro de desenvolvimento de produtos de acordo com as especificações técnicas do projeto arquitetônico aprovado, respeitando os requisitos de qualidade, prazo e custo da obra acordado entre as partes contratantes. Este trabalho visa à aplicação das técnicas e ferramentas da Engenharia de Custos e Orçamentos para alcance dos objetivos descritos para que dessa forma o cliente perceba a contratação dos serviços pautados em segurança e confiabilidade, para que a Fávero seja a escolhida em novos projetos de construção e/ ou ampliação de obras civis nos negócios da contratada.

Fazer Download

EPT02-01 – Engenharia de Planejamento – Planejamento da Engenharia Básica e Detalhada para Implantação de um Galpão Industrial para armazenagem de veículos

IETEC, 2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O Planejamento da Engenharia de um projeto deve atuar em todas as etapas que antecedem a implantação, prevendo e fazendo a gestão dos riscos e identificando os pontos de atenção, definindo ações para mitigar os impactos negativos no desenvolvimento e implantação do projeto e garantindo sua execução dentro das melhores práticas de engenharia, qualidade e custo, minimizando os impactos ambientais e sócio/econômicos na área de influência.

É fundamental que o Planejamento atue não só antes do início (seja da fase de desenvolvimento ou da fase de construção), mas ao longo de toda a execução do Projeto.

O presente trabalho consiste na estruturação do Planejamento da Engenharia Básica e Detalhada para Implantação de um Galpão Industrial de armazenagem de veículos, utilizando técnicas e práticas da Engenharia de Planejamento.

Serão apresentadas as premissas, restrições, estimativas de custos e prazos, bem como a análise de viabilidade técnica e econômica do Projeto.

Fazer Download

EPT03-02 – Engenharia de Planejamento – Solução de Engenharia para o encurtamento do Virador da Correia Transportadora

IETEC, 2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Com o recente crescimento do mercado financeiro e da economia no Brasil, o setor de infraestrutura vem se expandindo e consequentemente alavancando o crescimento do país. Uma das áreas que tem se destacado em questões de desenvolvimento é a mineração que tem investido em diversos empreendimentos com o intuito de atender as atuais e futuras necessidades dos mercados nacional e mundial.

A SMC Mineração conta com uma planta de beneficiamento denominada PIOV localizada em Ouro Branco, ela tem a função de receber o minério extraído da região e realizar o processamento e transporte até o embarcadouro, que é o local onde os trens são carregados de minério e enviados ao seu destino.

Fazer Download

CMT02-03 – Construção e Montagem – Montagem Eletromecânica de uma Instalação de Tratamento de Minério Auxiliar

IETEC, 2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Neste trabalho será apresentada a execução de uma obra fictícia de montagem eletromecânica, entre a QUICK MOUNT e a MOUVING MOUNTAIN onde aplicamos as ferramentas aprendidas durante o curso de gestão de projetos com ênfase em construção e montagem apresentado pelo Instituto de Educação Tecnológica – IETEC.

Visando aumentar a produção do minério de ferro na Mina de Capitão do Mato localizado na cidade de Nova Lima/MG, a empresa MOUVING MOUNTAIN maior mineradora do mundo elaborou um projeto para uma instalação de tratamento de minério auxiliar, o escopo da QUICK MOUNT contempla o fornecimento dos equipamentos e a montagem eletromecânica com prazo para a execução dos serviços de 325 (TREZENTOS E VINTE E CINCO DIAS). No complexo estão previsto investimentos até o ano de 2030 para aumentar a capacidade de produção e extração.

A QUICK MOUNT ENGENHARIA S.A é uma empresa brasileira situada na cidade de Ipatinga no estado de Minas Gerais, especializada em serviços de montagem eletromecânica, fornecimento de equipamentos e estruturas metálicas para indústria mecânica, presente nos grandes projetos do país.

Há mais de 50 anos, a QUICK MOUNT é uma das maiores empresas de montagem eletromecânica do país especialista em soluções de construção e montagem e contratos de EPC (Engineering, Procurement and Construction) para as áreas: Mineração, Siderurgia, Metalurgia, Papel e Celulose, Sucroalcooleira, Cimento, Fertilizantes, Energia e Petroquímica.

A empresa possui as principais certificações NBR ISSO 9001:2000, OHSAS 18001:1999, NBR 14001:2004 e atende às normas de segurança e medicina do trabalho e ás exigências dos órgãos ambientais.

Fazer Download

GGT25-01 – Gestão de Projetos – Solução de fornecimento de energia Solar Fotovoltaica para Pousada

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O objetivo do projeto é a conversão da energia solar em energia elétrica, utilizando células fotovoltaicas, para a pousada Lagoa, localizada às margens da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), a fim de suprir parte da demanda de energia necessária para o seu funcionamento. O prazo de implantação da solução é de 7 meses, contado a partir de 19 de Abril de 2016, com previsão de término para 28 de Outubro de 2016, com custo estimado em R$ 123.562,60.

O gerente de projeto poderá realizar compras até o limite de R$ 1 mil sem precisar consultar a área de suprimentos. A comunicação direta com o cliente fica restrita ao gerente de projeto para negociações, alterações de escopo e aceites das entregas ao cliente.

Como premissas, destacamos o acesso total às contas de energia dos últimos 12 meses, a permissão de visitas técnicas para a equipe de projeto previamente agendadas e o fornecimento de energia elétrica e água para as necessidades da obra e da equipe.

Quanto às restrições, destacamos que o prazo máximo da conclusão do projeto é de 8 meses, o orçamento máximo para conclusão do projeto é de R$ 130.000,00 e que o espaço físico disponível para instalação do sistema é de 50 m².

Fazer Download

EPT01-03 – Engenharia de Planejamento – Construção de um edifício residencial de três pavimentos na cidade de Santo Antônio do Monte – MG

IETEC, 2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Com o mercado imobiliário aquecido, a construção civil cresceu muito nos últimos anos e não foi diferente nas cidades do interior, muitas vezes, com subsídio de financiamento por parte do Governo ou da Caixa Econômica Federal. Um destes programas é o Minha Casa Minha Vida que abrange famílias com renda de até 10 salários mínimos. O projeto apresentado neste trabalho tem como estudo de caso um edifício cujo financiamento será feito através do programa da Caixa e será um empreendimento a ser realizado no município de Santo Antônio do Monte – MG, um edifício de 3 pavimentos, sendo dois apartamentos por andar com um total de 6 unidades. A disponibilidade do terreno foi a grande motivação da escolha pela residência multifamiliar apesar de esta ainda ser uma tendência modesta no município. Uma vez que a construtora optou por financiá-lo pelo Programa Minha Casa Minha Vida, diversas regras e condicionantes devem ser seguidas. Nesse sentido, o planejamento se torna essencial para a garantia de cumprimento de prazo, custo e qualidade pretendidos, uma vez que a liberação da verba para a construção é vinculada às entregas das etapas da obra dentro do prazo fixado no cronograma.

Fazer Download

GGT25-03 – Gestão de Projetos – Bar Temático Multicultural Elaboração e Gerenciamento do Projeto de um bar temático multicultural na cidade de Belo Horizonte/MG

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O bar temático multicultural foi criado visando atender a crescente demanda de pessoas interessadas em praticar outros idiomas e estrangeiros, seja para enriquecimento curricular, trabalho ou motivos pessoais. O objetivo do projeto é a realização de um evento no Bar Savassi Bier localizado na Savassi em Belo Horizonte, à ser realizado nas 4 terças feiras do mês de Abril, ou seja, 05/04; 12/04; 19/04 e 26/04, de 19:00hrs às 00:00hrs; O evento consiste em customizar o bar para as culturas Norte Americana, Latina, Italiana e Portuguesa respectivamente, incluindo decoração, cardápios, linguagem e tradições próprias dos temas. A gestão do bar no dia do evento será responsabilidade do bar sendo que a PICC Consultoria preparará o ambiente e dará o suporte necessário com cardápio, organização, atendimento e aspectos culturais.

Fazer Download

GGT25-04 – Gestão de Projetos – Aplicativo para comparação de preços de itens de consumo doméstico (lista de supermercado)

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O produto deste plano de projeto será um aplicativo para comparação de preço de itens de consumo doméstico (lista de supermercado). A justificativa para este trabalho é desenvolver uma forma de comparar os preços dos hipermercados e grandes supermercados de Belo Horizonte, com o objetivo de oferecer aos usuários uma economia em suas compras através de uma rápida e simples consulta. O GP é a Sra. Marisa Cristiane Vidigal de Castro.

A empresa Salim Technologies contratou a Intelecto Consultoria S.A. para o desenvolvimento de um plano de projeto para este aplicativo. Para se estimar os custos deste projeto, foi elaborado um questionário e aplicado a uma consultoria especializada cuja equipe tem formação na área de TI. A previsão de investimento é de R$ 200.000,00 + R$ 5.000,00 mensais de manutenção e o período para execução do projeto é de 172 dias.

A Salin Technologies é a responsável pela parte técnica, pesquisa e desenvolvimento de mercado e pós venda. O banco de dados será atualizado semanalmente às quintas-feiras. Haverá uma cobrança de taxa para uso do aplicativo. A INTELECTO terá acesso às dependências do cliente durante o processo de levantamento de requisitos e implantação. O cliente possuirá ou irá adequar-se à infraestrutura mínima necessária. A INTELECTO terá acesso a informações e documentos referentes ao processo atual.

Os principais riscos deste projeto são: equipamento não disponível, requisitos incompletos, problemas na busca da confiabilidade requerida, sub-estimativa do esforço, insuficiência de pessoas na equipe, prazo de entrega curto, mudanças nos requisitos, na tecnologia ou na infraestrutura e perda de dados na integração do sistema.

Fazer Download

GGT25-05 – Gestão de Projetos – Utilização de Drone na segurança e manutenção do condomínio Montanha de Minas

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Voltados inicialmente para o mercado militar, os drones ou vants (veículos aéreos não tripulados) têm conquistado outros mercados. À medida que o tempo avança, as inovações tecnológicas aproximam, cada vez mais, o conceito de drones para o uso privado. Com isso, diversas áreas perceberam o potencial dessas aeronaves e, atualmente, são utilizadas na agricultura, monitoramento, reconhecimento tático, segurança, vigilância e mapeamento, filmagens profissionais, dentre outros. No presente trabalho elaborou-se o plano de projeto para a utilização de drone em um condomínio fictício, tendo como objetivo proporcionar maior segurança para os seus moradores através de um sistema de segurança patrimonial e manutenção preditiva. A empresa fictícia responsável pelo projeto (Facility Owl) fornecerá o sistema composto por um drone equipado com câmera de filmagem, acessórios e software, além de um treinamento, com instrutor especializado, para a equipe de segurança designada pelo cliente (Condomínio Montanha de Minas).

Fazer Download

EPT03-01 – Engenharia de Planejamento – Projeto Executivo para Construção de um Parque de Tancagem para Armazenamento de Diesel

IETEC, 2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Elaboração dos documentos de Engenharia para o planejamento de um parque de Tancagem do Tie – in 0001820 até a entrada da bomba 410-P-01C.

O trabalho tem por objetivo apresentar diversas questões sobre Engenharia de Planejamento para elaboração dos documentos de engenharia, levando em consideração as ferramentas a serem aplicadas seguindo as normas com a finalidade de um empreendimento autossustentável (segundo a norma Leed’s).

Fazer Download

EPT10-03 – Engenharia de Planejamento – Projeto de Adequação do Posto de Abastecimento de uma Mineradora

IETEC, agosto/2015, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O trabalho de conclusão de curso objetivou a aplicação da metodologia de planejamento de engenharia no desenvolvimento do projeto. O projeto de construção de um novo posto de abastecimento central para a mineradora Ferro Mine, possibilitou a vivencia com documentações e rotinas utilizadas em grandes organizações mundiais. A New Plan Engenharia, empresa especializada em projetos de engenharia e implantação de postos de combustíveis, aplicou nesse projeto toda a sua expertise nesse segmento aliada as boas práticas inerentes ao PMBOK. Nesse sentido, o planejamento da Engenharia do respectivo empreendimento teve o sucesso esperado.

Fazer Download

CMT05-02 – Construção e Montagem – Implantação do Processo de Moagem e Flotação na Mina Alberto Flores da Mineração Pirapora

IETEC, 22/05/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto executivo para implantação de um processo de flotação e moagem, exemplificando a importância da aplicação das boas práticas sugeridas pelo PMBOK. Sendo que no decorrer do trabalho serão explicitados os parâmetros técnicos e aspectos gerenciais aplicáveis à implantação deste projeto.

A Virattha Empreendimentos Ltda. é uma empresa fictícia que executará os serviços obras civis e montagem eletromecânica para implantação do processo de moagem e flotação na Mina Alberto Flores da Mineração Pirapora S.A., também uma empresa fictícia.

Fazer Download

ECT08-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Viabilidade de Contrato para Solução Energética

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O projeto tem por objetivo realizar o fornecimento de solução energética solar e instalação do sistema das placas fotovoltaicas para a empresa LOC Master Ltda., localizada em Belo Horizonte. A proposta é fornecer solução energética solar e instalação do sistema de placas fotovoltaicas.

Fazer Download

EPT04-02 – Engenharia de Planejamento – Planejamento Integrado de Engenharia para Implantação de Usina de Beneficiamento de Minério de Ferro

IETEC, 25/05/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este Trabalho Técnico de Final de Curso possui foco na aplicação de metodologias utilizadas para o gerenciamento de projetos de uma Usina de Beneficiamento de Minério.

A Fase de Desenvolvimento de Projetos tem como principal frente de trabalho o Desenvolvimento da Engenharia. Assim, o Planejamento torna-se fundamental, pois através do mesmo é possível reduzir os riscos para a implantação do empreendimento.

No planejamento deste empreendimento, esta sendo utilizadas as Melhores Práticas em Gerenciamento de Projeto (PMBOK/PMI) e a Metodologia de Gestão de Projetos do IPA (FEL e VIP). Estas metodologias nortearão todo o Projeto.

Dessa forma, tem-se uma de metodologia de controle forte, mas não apenas focada na Engenharia. Pois na implantação de empreendimentos de Mineração existem outros segmentos que determinam o sucesso tanto quanto a Engenharia tais como: Gestão Fundiária, Gestão Ambiental e Gestão de Stakeholders.

Uma vez que a empresa BHM optou por financiar este empreendimento, o planejamento se torna essencial para a garantia de cumprimento de prazo, custo e qualidade pretendidos, uma vez que a liberação da verba esta vinculada às entregas das etapas dentro do prazo fixado no cronograma.

Fazer Download

ECT08-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Implantação de Sistema de Aproveitamento de Água Pluvial em Edifício Residencial

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

De meados de 2014 até hoje, manchetes do tipo ”O Brasil pede água”, “Brasil pode enfrentar falta de água“ ou “Racionamento de água já afeta muitos municípios” têm ficado cada vez mais em evidência nos telejornais e revistas. O país está vivendo uma verdadeira crise hídrica e o racionamento já afetava, no primeiro semestre de 2014, 142 municípios, em 11 estados brasileiros. Os reservatórios que abastecem as principais cidades brasileiras estão operando com armazenagem média de 10% a 20% da sua capacidade total. Tal fato, cuja causa maior é a falta de chuva (o ciclo hidrológico está bastante desequilibrado), é também consequência do uso desenfreado do recurso água.

Fazer Download

ECT08-03 – Engenharia de Custos e Orçamento – Implantação da Escola Infantil: Promover – Unidade III

IETEC, 2016, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O objetivo deste trabalho é colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso “Engenharia de Custos e Orçamentos” do IETEC.

A seguir será apresentada a implantação de uma unidade de Escola de Ensino Infantil da Rede Promover, partindo do ponto em que os projetos estão elaborados e aprovados nos órgãos competentes. Foi realizada uma análise detalhada da engenharia de custos da obra de acordo com estudos do PMBOK.

Na elaboração deste estudo foram utilizadas as melhores práticas em gestão de projetos, foram aplicados os conceitos de gerenciamento, de custos e orçamentos e estratégias de gestão de riscos.

Fazer Download

ECT01-01 – Engenharia de Custos e Orçamento – Estudo de Caso da Reforma da Loja Roupa Fina

IETEC, novembro/2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este estudo descreve e acompanha os custos e orçamentos para reforma de um negócio consolidado em regime de repaginação de ambiente direcionado a ampliar suas vendas e que, além disso, pretende introduzir um novo produto de venda. Toda empresa, sem exceção, busca melhorar seus índices de rentabilidade e para ter êxito é preciso extrair mais do negócio. A inovação e a criatividade são duas vertentes cada vez mais trabalhadas nas empresas em busca da competitividade. O presente trabalho aborda a reforma de uma loja e os resultados esperados junto aos clientes. Inicialmente sabe-se que os proprietários da Loja Roupa Fina possuem um valor específico a ser investido na reforma e têm um prazo restrito para finalizar a obra, já que estão considerando um período promissor de vendas se aproximando. A proposta é implantar um novo layout, para atrair seus tradicionais consumidores, e provavelmente novos consumidores pelo fator de curiosidade. Além disso, será elaborado um novo layout, uma reforma interna, acrescentando novo produto de venda com intenção de causar impacto em seus atuais clientes e otimizar o valor médio gasto por cada cliente. Os proprietários também pretendem demolir uma edícula no terreno vizinho, que também é de sua propriedade, para ampliar o estacionamento para clientes. Com os estudos abordados pela Engenharia de Custos pretendemos avaliar as diversas etapas da reforma acompanhando os prazos e custos para obtenção do melhor resultado final.

Fazer Download

ECT01-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Estudo de Custos de Implantação de Edifício Residencial

IETEC, novembro/2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente trabalho a ser apresentado descreve as técnicas de elaboração, planejamento, monitoramento e acompanhamento dos custos e orçamentos para implantação e execução de uma obra residencial de alto luxo localizada em um bairro tradicional da cidade de Belo Horizonte/MG.

A proposta da empresa é acompanhar todas as etapas de construção civil do empreendimento em estudo, documentar e analisar, quando ocorrer, as possíveis interferências de escopo, prazo, custo e elaborar relatórios com os resultados obtidos mensalmente. Para esta análise, utilizar-se-ão conceitos consolidados no mercado com vasta bibliografia, que comprovam sua eficácia no monitoramento dos empreendimentos. Parte destes conceitos estão consolidados no PMBoK® Guide.

Todo o trabalho apresentado será em consultoria para o cliente (construtora). A empresa busca introduzir boas práticas durante o gerenciamento deste edifício, acompanhando e monitorando o empreendimento. O objetivo principal deste estudo é garantir a margem de lucro esperada pelos empreendedores, evitando, desta maneira, surpresas indesejadas no final no empreendimento como estouro no orçamento e/ou prazo que reduzem a lucratividade dos empreendedores.

Fazer Download

ECT01-02 – Engenharia de Custos e Orçamento – Projeto e instalação de uma cozinha industrial para a ACDEW Mineração

IETEC, novembro/2012, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O projeto da ACDEW Mineração prevê a implantação de um novo concentrador de minério de ferro, em Minas Gerais, destinado a produzir pellet feed para alimentar a nova usina de pelotização a ser instalada no Estado do Rio de Janeiro. A interligação das novas unidades será realizada através de um Mineroduto. A nova unidade de concentração, assim como as instalações existentes, será alimentada com minério proveniente das minas da corporação localizadas nos arredores da área de implantação. A ACDEW Mineração optou pela implantação de uma unidade totalmente independente das instalações atuais, por ser esta a concepção mais eficiente no que se refere ao cronograma de implantação e de menor interferência com as operações existentes e por esse motivo será necessário a instalação de um novo Restaurante Industrial com a capacidade de fornecer 6.000 refeições diárias.

Fazer Download

ECT04-04 – Engenharia de Custos e Orçamento – Edifício de Alto Luxo com Soluções Sustentáveis

IETEC, abril/2014, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

O presente trabalho foi desenvolvido para a disciplina TTFC – Trabalho Técnico de Final de Curso – de Engenharia de Custos e Orçamento do Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, o TTFC tem como objetivo a aplicação prática da teoria acumulada durante o curso, além de refinar o conhecimento adquirido capacitando ainda mais o profissional da área. Para atingir esse objetivo foi desenvolvido um empreendimento nomeado GREEN VILLAGE, um prédio de alto luxo com soluções ambientais que visa o conforto e proteção do meio ambiente. A concepção do projeto engloba o detalhamento dos centros de custo; estabelecimento de estratégias para manutenção do centro de custos; desenvolvimento do termo de abertura do projeto – TAP; declaração do escopo; elaboração da estrutura analítica do projeto – EAP; criação do cronograma masterplan; elaboração do orçamento; definição das despesas diretas e indiretas; criação dos indicadores de desempenho aplicáveis; calculo da bonificação de despesas indiretas – BDI considerando tributos e custos envolvidos; análise do valor agregado – EVA; criação do plano de gestão de riscos elaboração do cronograma; analise do valor agregado; analise de riscos sob a ótica de verbas; estratégias de redução de custos; análise de custos em contratações e aquisições; detalhamento do relacionamento com os fornecedores; táticas de negociações baseada em valores; criação de uma norma para controle de pleitos necessários além de sua correta elaboração e o desenvolvimento de um fluxograma estipulando como é feito o acompanhamento dos fornecedores.

Fazer Download

ECT07-03 – Engenharia de Planejamento – Redução de Custos na Execução do TSD (Tratamento Superficial Duplo)

IETEC, 15/09/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho tem o propósito de verificar alternativas que possam trazer redução de custos e/ou de tempo nos serviços de pavimentação em TSD (Tratamento Superficial Duplo) para Acesso ao terminal Ólhos D’Água, executado pela Construtora PAVEST, especializada neste tipo de pavimentação. Essa pavimentação visa à redução do tempo no transporte rodoviário de minério pela empresa VALIN. A obra compreende a execução de 80 km da Estrada de Acesso da Mina Olhos d´água a Mina Dourada no Município de Nova Lima, MG. Compara a diferença de custo e prazo de execução entre o método convencional de execução do TSD e o método utilizando a usina MDR.

Fazer Download

EPT06-01 – Engenharia de Planejamento – Planejamento de uma Unidade Industrial de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil

IETEC, 21/09/2013, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

A correta destinação dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD) bem como a utilização dos produtos de seu beneficiamento de forma lucrativa financeiramente, a cada dia, mostra-se uma necessidade. O presente trabalho une as etapas da Engenharia de Planejamento, as ações pertinentes aos Engenheiros de Planejamento ao planejamento de uma Unidade Industrial de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Aborda-se questões Ambientais, sobre Saúde e Segurança do Trabalho, administração de Contratos e atividades para o Planejamento e Controle de Projetos de Engenharia. Conclui-se que tal empreendimento possui retorno econômico em um prazo de cinco anos, o que é muito extenso, porém após maior tempo de pesquisa e exames minuciosos de outros consultores, esse tempo pode ser reduzido de forma significativa. Dentre as possibilidades de trabalhos futuros, sugere-se a análise laboratorial e ensaios de corpos-de-prova minuciosos a fim de que se comprove a qualidade e resistência dos agregados produzidos, bem como a produção de trabalhos acadêmicos que possam contribuir em novas Normas Técnicas que regulamente tanto o controle da geração dos RCD quanto seu beneficiamento e possíveis produtos gerados a partir dele.

Fazer Download

ECT07-03 – Engenharia de Planejamento – Redução de Custos na Execução do TSD (Tratamento Superficial Duplo)

IETEC, 15/09/15, Belo Horizonte/MG

Resumo Executivo:

Este trabalho tem o propósito de verificar alternativas que possam trazer redução de custos e/ou de tempo nos serviços de pavimentação em TSD (Tratamento Superficial Duplo) para Acesso ao terminal Ólhos D’Água, executado pela Construtora PAVEST, especializada neste tipo de pavimentação. Essa pavimentação visa à redução do tempo no transporte rodoviário de minério pela empresa VALIN. A obra compreende a execução de 80 km da Estrada de Acesso da Mina Olhos d´água a Mina Dourada no Município de Nova Lima, MG. Compara a diferença de custo e prazo de execução entre o método convencional de execução do TSD e o método utilizando a usina MDR.

Fazer Download

GGT25-02 – Gestão de Projetos – Utilização de energia renovável (solar) no setor de mineração

Resumo Executivo:

Criação de um sistema de aquecimento solar de água para substituição de chuveiros elétricos nos banheiros dos vestiários da mineradora. O sistema de aquecimento de água proposto nesse projeto será constituído pela implantação de coletores solares (células fototérmicas) que são capazes de absolver calor a partir da radiação solar incidente no mesmo e um sistema de armazenamento. O fluido aquecido é mantido em reservatórios termicamente isolados até seu uso final (água quente para abastecer os chuveiros da mineradora).

Fazer Download

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs