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Harmonia na equipe: o que a assertividade faz pelo projeto

Publicado em 03/09/2014

Assertividade é a habilidade de declarar os seus pontos de vista de uma forma persuasiva e com autoridade. É uma competência que o gerente do projeto necessita para ajudar a garantir comunicação eficiente com a equipe do projeto e com as partes interessadas, a fim de que as decisões que afetam o projeto sejam tomadas com um pleno conhecimento de suas consequências. O gerente do projeto deve evitar ser conduzido ou manipulado por outros no sentido de tomar ou recomendar decisões que não sejam do interesse do projeto.

A persuasão é a capacidade de se alcançar um consenso com relação a metas comuns, através de debates ou da força da argumentação. A persuasão pode ajudar a garantir que ideias valiosas sejam ouvidas e implementadas, isto é, ideias que ajudem a alcançar os objetivos do projeto.

 gestao

Figura 1: Abordagem de forma persuasiva e com autoridade
Fonte: dhmp.nl, 2010

A persuasão é necessária para se induzir os outros a assumirem um curso de ações que o gerente do projeto precisa seguir para alcançar os interesses do projeto.

Assertividade e persuasão precisam ser exercidas pelo gerente do projeto durante toda a vida do projeto.

Ações sugeridas

Algumas ações podem ser realizadas objetivando uma assertividade maior e mais efetiva.

Por exemplo, identificar os objetivos, resultados e metas que devem ser alcançados no projeto. Outra opção seria analisar a situação atual; identificar quais os problemas que provavelmente provocarão debates e as possíveis consequências.

Também é possível considerar argumentos factuais com relação a problemas específicos; preparar a sua apresentação, incluindo-se refutações a possíveis argumentos contrários bem como avaliar as pessoas envolvidas na discussão, os seus prováveis pontos de vista, interesses e relacionamentos.

Outras opções são preparar-se para a reunião em que os problemas serão discutidos; apresentar o seu caso de uma maneira calma e com autoconfiança; expressar reconhecimento aos participantes da reunião pelo seu interesse e demonstrar apreciação pela contribuição deles; cultivar relacionamentos sustentáveis com as partes interessadas.

Por fim, aprender continuamente com as suas experiências e aplicar o aprendizado no futuro.

Tópicos relacionados

Importante salientar que a assertividade possui forte relação com outros tópicos como Assertividade e persuasão, Autoridade, Diplomacia, Negociação, Convicção pessoal, Personalidade, Relacionamentos, Autoconfiança e Autocontrole.

Padrões Comportamentais

A seguir são apresentados exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à assertividade.

 

Comportamentos adequados

Comportamentos que requerem aperfeiçoamento

Comunica as decisões e as razões para as decisões aos membros da equipe

Não comunica as decisões ou razões para as decisões aos membros da equipe

Age de uma maneira apropriada, é confiável, digno de confiança, e discreto.

Age inapropriadamente, parece que não é confiável, revela confidências.

Ouve cuidadosamente as outras pessoas

Negligencia a contribuição dos outros, interrompe, fala em ocasiões inapropriadas

Cria entusiasmo; motiva a equipe.

Crítica; é incapaz de motivar.

Tem uma atitude aberta e positiva; é um otimista realista.

Parece distante da equipe, ignora os outros, é pessimista.

Demonstra influência e autoridade

Fica acabrunhado e derrotado, e não é ouvido.

Considera e respeita os pontos de vista da minoria

Alinha-se somente com o ponto de vista da maioria ou com os grandes influenciadores de decisões existentes

Tabela 1: Exemplos e contraexemplos de comportamentos adequados em relação à assertividade.

Referências Bibliográficas:

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Sobre o Colunista: Eng. Alysson Ribeiro das Neves, Gestor, consultor, professor, palestrante. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Eng. Eletrônico e Telecom. pela PUC/MG. Certificados PMP, PMI-ACP, CAPM, CSPO e CSM. Experiência de 16 anos, obtida em atividades como desenvolvimento para TI e TA, gerenciamento de projetos, programas e portfólio.

E-mail de contato: alysson.r.n@hotmail.com

Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. Maroni Augusto disse:

    Gostei muito do artigo. Foi muito útil na elaboração do mini-artigo do meu grupo.
    Creio que os gerentes de projetos devam ficar atentos às características pessoais e indispensáveis ao cargo que eles ocupam e não somente às características “técnicas”, normas e regras exigidas. Até que ponto um gerente de projetos está tecnicamente preparado e pessoalmente despreparado?

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