Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Lições aprendidas devem ser registradas e gerenciadas

Publicado em 09/07/2014

Lições Aprendidas documentam a experiência adquirida ao longo de um Projeto. Estas lições vêm de lidar e/ou resolver problemas reais em nossos projetos. Lições Aprendidas registram os problemas ocorridos, e como eles foram, ou deveriam ter sido resolvidos. Registrar, documentar, e principalmente, divulgar as lições aprendidas é uma maneira de evitar que tais problemas voltem a ocorrer em projetos futuros.

gestao de projetos
Figura:: Lições aprendidas são importantes
Fonte: blogdanielalmeida.wordpress.com

 

Lições Aprendidas tem um viés tanto positivo como negativo. Lições Aprendidas nos mostram processos, práticas, decisões que não foram adequadas, e que devem ser evitadas em situações similares. Lições Aprendidas nos ensinam as soluções que foram dadas aos problemas ocorridos.

As Organizações devem ter um Banco de Lições Aprendidas, para possibilitar o acesso de todos os Gerentes de Projeto, ou aqueles envolvidos nos Projetos. Deve ser incentivada a pesquisa de Lições Aprendidas ao início de cada nova fase do Projeto.

Utilizar uma determinada técnica em detrimento de outra, detectar que determinada ferramenta de planejamento e gestão se mostrou inadequada, verificar que determinados equipamentos não atenderam satisfatoriamente os requisitos, registrar que determinada empresa não teve bom desempenho, observar que determinado layouts de Obra propiciou maior produtividade, isto são exemplos de Lições Aprendidas.

Seguindo as boas práticas de Gerenciamento de Projeto, as Lições Aprendidas devem ser registradas ao longo do Projeto. Em algumas organizações as Lições Aprendidas são registradas apenas no encerramento do projeto, o que faz muitos aprendizados serem esquecidos, tornando o objetivo da prática ineficaz. Na maioria das empresas, tal prática não é realizada. O Gerente de Projetos deve se esforçar para que as Partes Interessadas registrem no decorrer do Projeto as Lições Aprendidas.

Na visão de Gerenciamento de Riscos, o registro de Lições Aprendidas de um Projeto similar que foi realizado será um grande ganho. Riscos que ocorreram, qual foi à medida tomada e qual foi à eficácia da ação serão analisadas pela equipe do novo Projeto, o que dará a oportunidade dos Riscos identificados não serem esquecidos e serem tomadas as mesmas ações do Projeto anterior ou aprimorar o Plano de Resposta ao Risco.

O PMBOK 5a Edição, tradução oficial ainda pendente para o português, enfatiza que um Projeto não pode ser dado como encerrado se as Lições Aprendidas não forem registradas, mas este registro deve ser feito no decorrer do Projeto, para que pontos importantes não sejam esquecidos proporcionando benefícios para o planejamento de futuros projetos e tratamento de Riscos, agregando valor as organizações, e a todos os indivíduos, organizações e entidades que de alguma forma sejam impactados pelo o Projeto, ou seja, os “Stakeholders” ou Partes Interessadas.

 

Relatório de Lições Aprendidas

Este relatório tem como objetivo apresentar parte das discussões/reflexões a respeito das lições aprendidas durante o desenvolvimento do Projeto.

gestao de projetos

Referências Bibliográficas:

  • AGUIAR, Sílvio. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma – Volume 1. Belo Horizonte, Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2002.
  • BULGACOV, Sergio [organizador]. Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
  • COUTINHO, I A. Estudo da Aderência dos Processos de Gestão de Projetos em Empresas de Engenharia Consultiva de Belo Horizonte. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC.
  • CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais; Tecnologia da Informação e a Empresa do Século XXI. 2.ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.
  • DINSMORE, Paul Campbell “Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos: livro-base de Preparação para Certificação PMP© – Project Management Professional” / Supervisão: Paul Campbell Dinsmore; coordenação: Adriane Monteiro Cavaliere Barbosa. 2ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Governança Corporativa. Disponível no site: http://www.ibgc.org.br
  •  Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-MG. Disponível em: <http://www.pmimg.org.br/pmi.htm>. Acessado em: 16 out. 2013.
  •  Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). PMI-PE. As habilidades do gerente de projetos: um fator de sucesso para as organizações. Disponível em: <http://www.pmipe.org.br/web/arquivos/Perfil_Gerente_de_Projetos_pmipe.pdf>. Acessado em: 29 nov. 2011.
  •  KERZNER, H. Project management: a systems aprouch to planning, scheduling and controlling. New York: John Wiley & Sons, inc, 1992.
  •  Manual Prince2 (PRojects IN Controlled Environments). Electronic On-Line Manual. Central Computer and Telecommunications Agency, 2013.
  • MOREIRA, M & BERNARDES, S. Microsoft Project 2010 – Gestão e Desenvolvimento de Projetos. São Paulo: Editora Érica, 2010.
  • MULCAHY, Rita. Preparatório para o Exame de PMP. USA: Editora RMC, 2007.
  • NCB Nacional Competence Baseline (versão 3.0,r.3.1) IPMA – Referencial Brasileiro de Competências – http://ipma.ch – http://ipmabrasil.org
  • PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5ed., 2013 – Draft in Portuguese- PMI. Distribuído por PMI – Project Management Institute.
  • PRADO, Darci dos Santos do. Planejamento e Controle de Projetos. 4. ed.Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  • RBC – BRAZILIAN NATIONAL COMPETENCE BASELINE – Referencial Brasileiro de Competências em Gerenciamento de Projetos. ABGP – Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos. IPMA – International Project Management Association. Março 2004.
  • TRENTIM, M. H. Gerenciamento de Projetos: guia para as certificações. São Paulo: Atlas, 2011.
  • VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO JÚNIOR, J.; SILVA, L S. F. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV., 2010.
  • MULCAHY, R. Preparatório para o Exame de PMP. RMC PUBLISHING, 7ª edição, 2011.
  • IPMA Brasil. Nacional Competence Baseline. IPMA, versão 3.0,r.3.1, 2012
  • PMI. PMBOK. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – Draft in Portuguese. PMI, 5ª edição, 2013
  • Project Manager Competency Development (PMCD) Second Edition PMI. Project Management Institute, 2007.
  •  Goleman, Daniel. Inteligência Emocional
  •  http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml
  •  http://www.codigodeconduta.org/eticaemoral.php
  •  MACÊDO, I. I. M. Apostila de ética e responsabilidade profissional. FGV, 2011.
  •  http://www.excellencestudio.com.br/disciplina/o-que-e-disciplina.htm
  • http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2013/03/04/1007188/os-6-segredos-ter-mais-disciplina.html

luiz_pimenta

Sobre o Colunista: Luiz Cláudio de Faria Pimenta, especialista em Gestão de Projetos de Engenharia pelo IEC-PUC-MG, Engenheiro Eletricista com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela PUC-MG, Proficiência em Língua Inglesa – Universidade de Michigan – USA, Técnico em Eletrônica pelo COLTEC-UFMG. Professor de Pós Graduação em Gestão de Projetos na Faculdade Pitágoras BH, Betim, e Contagem. Grande experiência na implantação, manutenção e melhoria contínua da norma ISO 9001, desde as definições preliminares, elaboração de todos os procedimentos da qualidade, manual da qualidade, comitê de gestão, comprometimento da alta direção e todos os processos e técnicas eficazes na implantação e melhoria contínua. Atuação  em consultoria, gestão, coordenação, implantação de projetos e obras de telecomunicações, bilhetagem eletrônica, e empreendimentos técnicos.

E-mail de contato: pimenta-luiz@ig.com.br.

Contexto: este artigo e outros fazem parte do material sobre Gerenciamento de Projetos: Desenvolvendo Competências Técnicas e Comportamentais da Saletto Engenharia de Serviços.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×