Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Business Intelligence e o uso da informação nas empresas

Publicado em 09/10/2015

É comum encontrar empresas que têm uma grande quantidade de dados coletados e armazenados através de seus diferentes sistemas. Com o intuito de transformar aqueles dados em informações valiosas para o processo de tomada de decisão e outros processos organizacionais, as organizações realizam grandes investimentos em sistemas de business intelligence (BI).  Estes sistemas integram dados de diversas fontes internas e externas, entre elas outros sistemas de informação empresarial, através de sistemas de data warehouse. Esses dados são analisados e transformados em informação por meio de ferramentas como OLAP e data mining e, finalmente, essa informação é fornecida aos usuários por meio de ferramentas de visualização como dashboards e relatórios. Apesar dos altos investimentos associados a implantação de sistemas desta natureza, em muitos casos as informações geradas pelos sistemas de BI não são utilizadas ou são subutilizadas como, por exemplo, quando as pessoas tomam decisões subjetivas sem considerar as informações disponibilizadas pelos sistemas de BI.

A presente pesquisa pretende abordar esta questão procurando determinar: (i) quais são essas características que fazem com que um sistema de BI seja bem sucedido? E (ii) o que garante o uso e a satisfação dos usuários dos sistemas de BI? Estas questões têm se tornando mais importantes e recorrentes nos últimos anos, uma vez que as novas tecnologias como dispositivos móveis e redes sociais têm gerado um crescimento quase exponencial das informações, em um fenômeno também chamado de Big Data. O que se traduz em uma maior quantidade de informações para as organizações manipularem no momento de tomada de decisões.

Desta forma, convidamos você a participar desta pesquisa, respondendo ao questionário no link que aparece abaixo. Uma síntese executiva com ou principais resultados da pesquisa será divulgado entre os participantes. Desde já, o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, na figura da pesquisadora a frente deste projeto de pesquisa, Catalina Ramírez Aristizábal, e de seu orientador, Renato de Oliveira Moraes, agradece a sua importante participação.

Acesse link: https://pt.surveymonkey.com/r/HGX22X5

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×