Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: “O Furacão da União” Trabalhando em Equipe para o Sucesso! – Eduh Rodrigues

Publicado em 30/03/2016

A série de entrevista com palestrantes do Congresso PM GLOBAL no PMKB é com o Consultor Eduh Rodrigues que fala sobre o tema: “O Furacão da União” Trabalhando em Equipe para o Sucesso!

gestao_pmkb

1)      Em um Mundo repleto de informações e distrações, como provocar a União do Time de Projeto?

De fato as distrações e o volume de informações são um grande desafio para manter qualquer união, porém os integrantes devem desenvolver a consciência da importância do esforço para o trabalho em equipe, isso é uma questão de desenvolvimento de maturidade nos integrantes que precisam aprender a se comunicar e trazer aqueles que têm maior facilidade na perda de concentração para continuar a desenvolver seus trabalhos em conjunto esse desenvolvimento da maturidade se faz “todos os dias” pois, é um exercício em equipe que desenvolve a habilidade para entendimento mútuo e concentração na solução e desenvolvimento do projeto com foco, além disso saber que a união fará a diferença na qualidade dos projetos e todos ganham com isso, pois, “ ninguém sozinho é melhor que todos!”

2)      Como você percebe os conflitos existentes em projetos? É possível reverter a favor do projeto?

Conflitos são sempre positivos, pois é a oportunidade que temos de aprender o ponto de vista alheio a respeito da sua visão de mundo, dos anseios particulares das pessoas, em fim, a colocação pessoal para universos de pensamentos diferentes e certamente, com isso se aprende e muito. Perdemos e temos comportamentos negativos, quando entramos em CONFRONTO, por que daí em diante entram sentimentos de vaidade e repudia ao pensamento do outro e a tentativa de cada um dos oponentes em impor suas visões e vontades a respeito do que está sendo discutido.

Reverter esse processo é mediar a situação no sentido do foco para a melhoria do objetivo que é o projeto neste caso. Isso significa retomar a consciência do objetivo final e ponderar, por exemplo: “Se eu tenho uma ideia e meu colega tem outra sobre o mesmo assunto, somando nossas ideias NÓS teremos três ideias, ou seja, a minha, a sua e a que discutimos e conflitamos.” 

3)      Nossa Cultura de informalidade facilita ou prejudica Times de Projetos? Por quê?

A informalidade nesse caso prejudica os times. Por que, para se ter bons andamentos em um time, você precisa ter muito claras as funções que cada um exerce no grupo para que não haja confusão de papeis e todos devem ter essa consciência. Vale muito à pena planejar pessoas, atividades e tarefas, prazos e principalmente comportamentos, dando alguns limites e criando algumas regras de comportamentos preestabelecidos até para evitar confrontos desnecessários em todo o processo.

Portanto é fundamental sair o máximo possível da informalidade, porém sem burocratizar os processos e sim disciplinar limites.

4)      Como trabalhar com projetos que têm times virtuais (espalhados geograficamente)? Como trazer união para esses times? 

Os processos virtuais são cada vez uma realidade presente e temos que conviver e nos adaptarmos a eles. Hoje existem ferramentas de comunicação à distância que facilitam esse processo e mais uma vez vou afirmar que a disciplina nos comportamentos será decisiva para o bom andamento dos Projetos nesse formato. Tem que haver uma sinergia integral entre os componentes do time e também uma formalidade de encontros ainda que virtuais para complementação das ações e de planejamento do andamento “macro” do projeto, trocando em miúdos, aqueles que precisam uns dos outros em contatos frequentes, fazê-lo, mas não esquecer de manter reuniões com todos regulares.

A Grande dica para trabalho em Equipe é cada um se sentir importante para o todo e para isso precisamos dos contatos constantes em equipe. O SKYPE Premium tem uma ferramenta que coloca toda uma equipe em reunião on line e outras ferramentas estão disponíveis para isso também.

Vocês podem perguntar qual o período para cada encontro desses e eu responderei que cada projeto tem uma dinâmica e uma necessidade e o time precisa definir isso em comum acordo.

entrevista_pmglobal

Sobre o entrevistado: Eduh RodriguesPalestrante, Master-Coach & Mentor, Trainer de Líderes e Executivos, com Centenas de Palestras realizadas em todo Brasil nos últimos anos ,tem formação Internacional, é membro certificado pela “JOHN MAXWELL TEAM University” nos EUA (Equipe internacional John C. Maxwell, que é a maior personalidade da Liderança Atualmente no Mundo) e Certificado pelo “ICF – International Coaching Federation” Publicitário, Administrador de Empresas por formação. Mais de 35 anos de experiência profissional em empresas de Grande porte Nacionais e Multinacionais dos ramos de Consumo e Indústria farmacêutica. Mais de 25 anos como Executivo e na Liderança de Equipes com aplicação de ferramentas do COACHING. Estudioso do comportamento Humano, profissional, e dos Comportamentos de Liderança. Coautor dos livros “MANUAL COMPLETO DE COACHING”, “MASTER COACHES” e “CONDICIONADOS PARA O SUCESSO” escrito pelos maiores especialistas em COACHING na atualidade em nosso país e além de inúmeros artigos publicados. E-mail de contato: edu@eduardo-rodrigues.com

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

congresso

O PMGLOBAL, Project Management Global Congress, é o Maior Encontro Online de Profissionais de Gerenciamento de Projetos, que Trabalham Com Objetivo de Alcançar os Melhores Resultados.

Você terá a oportunidade de aprender com os maiores experts do mercado de gerenciamento de projetos. Todo o conhecimento que for ensinado nas palestras, se você utilizar na prática, terá resultados. Toda esta oportunidade depende só de você! Da sua dedicação e força de vontade para colocar em prática!

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OS PALESTRANTES DO PMGLOBAL

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×