Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

OPINIÃO: Gestor de projetos: profissional-chave durante a crise

Publicado em 17/05/2016

Apesar do pessimismo da maioria dos empresários diante da crise, é preciso pensar com uma perspectiva de longo prazo. Por conta da retração no mercado, é comum ver neste momento mais cortes em projetos do que na produção – afinal, é a produção que normalmente gera receitas para a organização. Mas, em momentos como este, também é preciso viabilizar mudanças. E com eficácia.

gestao_projeto_pmkb

Algumas mudanças devem ser imediatas. Entretanto o empresário também precisa fazer projeções para o futuro, lembrando-se de que esse cenário de instabilidade econômica não vai durar para sempre. Se tiver um pensamento estratégico, além dos ajustes de curto prazo, este empresário vai manter também iniciativas de prazo mais alongado, em projetos que tornarão possíveis resultados futuros. E, certamente, estará muito à frente da concorrência quando essa crise passar.

A gestão de projetos é indispensável para a perenidade dos negócios, ainda mais quando o dinheiro está caro e os recursos, escassos. Diante das mudanças tecnológicas e econômicas em ritmo acelerado, esse profissional faz parte do rol de atores estratégicos para qualquer instituição, pública ou privada, e deve ter a habilidade de gerir recursos e solucionar problemas de maneira inovadora e colaborativa. Ele é um profissional multidisciplinar e apresenta grande vantagem sobre as outras carreiras, pois tem a flexibilidade de atuar em diferentes segmentos.

A figura do gerente de projetos vem se tornando cada vez mais reconhecida na cultura empresarial brasileira. É ele o responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto e pode ser encontrado em todos os tipos de organizações – como funcionário, gerente, contratante e consultor independente. Com experiência, eles podem se tornar gerentes de programas (responsáveis por projetos com ganhos interdependentes) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).

Hoje não é possível fazer uma média salarial ou de remuneração de um gestor de projetos, pois ela varia muito em relação aos cursos realizados, às competências agregadas, às certificações conquistadas, ao segmento atendido e ao cenário de oportunidades que variam caso a caso.

Um dos objetivos do PMI-MG (Project Management Institute) é estimular a capacitação e o desenvolvimento de profissionais de gerenciamento de projetos e para isso o instituto oferece um programa completo constituído por oito certificações para esses profissionais de diferentes níveis de escolaridade e qualificação. Desenvolvidas por meio de processos acreditados pela Organização de Padrões Internacionais (ISO), estas certificações são mundialmente aceitas. Este ano, além de promover três cursos preparatórios para a certificação PMP (a mais reconhecida certificação mundial na área de projetos), a filial mineira está buscando parcerias que viabilizem a realização de cursos para as demais certificações do instituto.

Uma entidade sem fins lucrativos, o PMI é a maior instituição para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. Congrega mais de 700 mil filiados, sendo 370 mil certificados e milhares de voluntários, nas representações (filiais conhecidas como capítulos) em 185 países. O capítulo mineiro é reconhecido por ter tido em sua diretoria executiva profissionais de grande renome mundial na área de gerenciamento de projetos, como Ricardo Vargas, autor de quatorze livros e que tem portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares; Wagner Maxsen, ligado atualmente a projetos sociais da Organização das Nações Unidas (ONU); e Ivo Michalick, consultor de diversas empresas de grande porte e atual Mentor do PMI Global para o Brasil.

MyrianMoura

Sobre a autora: Myrian Moura, diretora do PMI-MG, Profissional com 20 anos de experiência em empresas do segmento financeiro e mínero-metalúrgico atuou como gerente, superintendente, PMO e diretora de projetos. Certificada PMP e filiada ao PMI-MG desde 2005, possui Mestrado Profissional em Administração (FEAD-MG, 2009), MBA Internacional em Gestão de Projetos (FGV-Ohio University, 2003), Mestrado Acadêmico em Administração (UFMG,1987) e graduação em Ciências Econômicas (PUC-MG, 1985). Professora e coordenadora acadêmica em cursos de especialização em Gestão de Projetos da Fundação Dom Cabral, IBMEC, IETEC, desde 2004. Palestrante e autora de artigos diversos sobre PMO, implantação de metodologia, seleção de projetos. Sócia-diretora da PMC Consultores atua com gestão de projetos, mudanças e capacitação para clientes como TV Globo, NM Engenharia, Vale, Iveco, entre outros. Atua como voluntária desde 2010, quando assumiu eventos técnicos. Diretora 2011/2012, realizou também os Congressos. Presidente na gestão atual promove estratégias de valorização e geração de valor para filiados, voluntários e a comunidade de projetos, garantindo sustentabilidade financeira e administrativa ao Capítulo e reconhecimento local e global por meio de projetos, participações e premiações. Participou de cinco edições do PMI-LIM America Latina e America do Norte, assim como da revisão do Código de Ética e Conduta Profissional, junto ao Ethics Member Advisory Group 2012-2013. E-mail de contato: atendimento@ture.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×