Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

OPINIÃO: Quatro pontos-chave para o sucesso na gestão de projetos complexos de TI

Publicado em 16/05/2016

Tecnologia da Informação (TI) é elemento comum em iniciativas de diferentes segmentos e está frequentemente inserida no contexto de projetos de grande complexidade em áreas como mineração, siderurgia, óleo e gás e construção. Sistemas de TI representam atualmente um importante elemento competitivo e sua abrangência nas indústrias cresce na mesma medida em que o risco em caso de falhas. Pesquisas indicam que projetos de TI de larga escala são propensos a atrasar demasiadamente, geralmente saem mais caros do que o orçado, e, crucialmente, não entregam os benefícios esperados. As organizações que desafiam essas probabilidades são as que dominam dimensões-chave ligadas à TI e ao valor de negócio. Para responder à altura, os profissionais de gestão de projetos precisam ser altamente qualificados. E quatro elementos são cruciais para maximizar as chances de sucesso.

gestao_projeto_pmkb

O primeiro é ir além das competências técnicas. Excelência nas práticas de gestão de projetos é essencial, entretanto na competitiva economia global de hoje, que cresce rapidamente e com menos previsibilidade, isso não é o suficiente. As organizações necessitam de profissionais com habilidades adicionais em liderança e conhecimento de gestão de negócios – competências que apoiam e sustentam seus objetivos estratégicos. Resultados recentes da pesquisa global Pulse of the Professional, realizada pelo Project Management Institute (PMI), comprovam que aqueles que detêm essas competências têm mais chances de cumprir metas e expectativas. Tendo isso como base, os próximos três aspectos a serem citados são derivações desse triângulo de habilidades.
Combine abordagens tradicionais e contemporâneas. O termo “ágil” deixou de ser usado para se referir a uma prática específica e passou a ser reconhecido e valorizado no âmbito da agilidade organizacional geral como uma competência estratégica. Usar técnicas ágeis, como Scrum ou DevOps, não é o único, tampouco o melhor, indicador de velocidade ou flexibilidade de uma organização. É através de uma combinação de diferentes abordagens que se é possível chegar a um modelo que atenda as necessidades exclusivas do projeto, organização, sua indústria e mercado. Fazer uso de uma abordagem híbrida permite reconfigurar processos e combinar diferentes técnicas para lidar com seus próprios desafios de forma mais eficaz. Além disso, as empresas estão aprendendo que Lean Management (técnicas de gerenciamento “enxuto”) e TI são complementares em ações de simplificação e otimização de processos. A aplicação do princípio do “justo e necessário”, somado às oportunidades de se promover inovação tecnológica são fatores determinantes para eliminar o desperdício e concentrar nos pontos de maior valor para o negócio.

Outro ponto importante diz respeito à formação de equipes. Grandes projetos podem assumir vida própria em uma organização e para serem eficazes e eficientes, as equipes precisam ter uma visão comum, processos compartilhados e estruturados de forma clara, e uma cultura de alto desempenho. Uma equipe que faz a ponte negócio-tecnologia deve estar totalmente alinhada com metas de entrega de valor, bem como deve garantir que todos os passos críticos da gestão de mudança organizacional sejam tomados, e que com isso, as comunicações com o resto da organização sejam claras, oportunas e precisas. É recomendado que haja, além de um gerente de projetos experiente, um time de projeto qualificado e motivado, composto por um mix sustentável de recursos internos e externos.

O último ponto é: lidere pelo exemplo. Basicamente, isso significa que o líder deve cumprir com suas responsabilidades identificadas no plano estabelecido. Para que os membros do projeto sintam confiança em você, eles devem vê-lo como alguém inspirador, que segue o combinado, é disponível, prestativo e tem uma atitude positiva.

Ruan Almeida

Sobre o autor: Ruan Almeida, presidente do PMI-MGBacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Credenciado pelo Centro de Competência Fumsoft (CCOMP-MG) para  consultoria  especializada  na  área  de  avaliação de  maturidade  de  processos. Certificado  PMP  e  ITIL,  é  atualmente  responsável  pelo  PMO  da  TI-Brasil  do  grupo Vallourec.  Atua também como palestrante e  instrutor em  cursos  de  gerenciamento  de projetos.  Como voluntário do PMI-MG desde 2010, foi responsável  pelo  projeto  de Revisão  do  Estatuto  Social  do  capítulo  segundo  normas  do  PMI-Global.  Atuou  ainda como  Diretor  de  Administração  e  Finanças  (2011/2012),  onde  obteve  como  principais resultados  a  entrega  do  Manual  de  Operações  do  PMI-MG,  e  o  atendimento  das  metas financeiras em 400% diante do proposto junto ao Conselho Fiscal. Como Vice-Presidente da  atual  gestão  (2013/2014),  foi  responsável  pelo  Programa  de  Interiorização  do  PMI-MG,  que  teve  como  entregas  o  Plano  de  Negócios  do  capítulo,  e  a  formalização  das regionais  Norte  de  Minas  e  Triangulo  Mineiro  junto ao  PMI-Global.  Destaque  também para  a  participação  em  seis  edições  do  PMI-LIM  (encontro/capacitação  de  Líderes promovidos  pelo  PMI-Global)  –  quatro  na  região  Latin-America,  um  North-America  e  um EMEA,  experiência  que  fomentou  a  realização  do  1º  PMIMG-LIM,  evento  voltado  para capacitação de futuros líderes do PMI-MG. E-mail de contato: atendimento@ture.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×