Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Planejamento de Centrais Geradoras Hidrelétricas – Gustavo Machado

Publicado em 08/07/2016

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) é uma categoria de micro usina com potência total instalada de até 3 MW. A entrevista desta semana do PMKB é com o Gustavo Machado Silva da empresa GS Souto que explica sobre o tema Planejamento de Centrais Geradoras Hidrelétricas.

Centrais Geradoras Hidrelétricas

1) O que é um projeto de CGH?

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) é uma categoria de micro usina com potência total instalada de até 3 MW. Usualmente, possui uma concepção de projeto bastante simplificado quando comparada às PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas, com potência instalada superior a 3 MW e inferior a 30 MW), não possuem barragem ou reservatório, sendo a área de intervenção muito reduzida (menos de 8 hectares). Um arranjo típico envolve soleira de nível, tomada d’água, conduto de adução, chaminé de equilíbrio, conduto forçado de alta pressão, casa de força, linha de distribuição e subestação de medição e faturamento.

2) Como calcular orçamento e prazo de um projeto de CGH?

O orçamento de uma CGH é feito a partir do projeto básico de engenharia e envolve custos de projetos, terrenos, licenciamento ambiental, obras civis, equipamentos eletromecânicos, montagens e comissionamentos, e obras de transmissão e conexão. Usualmente, as empresas deste mercado consideram viáveis projetos com custo de até R$ 9 milhões por megawatt de energia firme, que a energia que a usina efetivamente deverá gerar de acordo com o projeto básico.

Já em termos de cronograma, o licenciamento ambiental pode durar, em média, de 1 a 2 anos, considerando-se os estudos e a tramitação e análise do órgão competente.

A implantação pode ser feita em 10 meses destacando-se que uma das principais características da obra é a possibilidade de se conduzir várias frentes em paralelo, ou seja, ao contrário de uma obra predial em que para se iniciar o pavimento subsequente a estrutura do pavimento inferior precisa estar pronta, as obras das diversas estruturas podem ser executadas de forma independente. Desta forma, o caminho crítico passa a ser a frente com maior duração prevista que, na maioria das vezes, é a casa de força e montagem eletromecânica.

3) Qual o espaço que este tipo de projeto tem na nossa Economia e Malha Energética?

A CGH é um tipo de empreendimento de pequeno porte, localização descentralizada e baixo impacto ambiental, por isso, o há grande interesse público por incentivar investimentos nestes projetos. Inclusive, nos últimos 2 anos foram aprovadas 3 mudanças importantes na legislação federal que vieram para desburocratizar e ampliar as possibilidades deste tipo de usina.

Para a economia são investimentos descentralizados gerando emprego e renda em pequenas cidades, além da geração de energia de fonte limpa e renovável em substituição às fontes poluentes, purificando a matriz energética do país. Como referência, uma CGH de 3 MW pode gerar energia suficiente para suprir uma cidade de até 15 mil habitantes.

Não há dados de pesquisa que precisem qual o potencial ainda a ser explorado no Brasil deste tipo de empreendimento, mas podemos estimar que mais de 100 projetos têm boa viabilidade.

4) Quais são as principais peculiaridades de um projeto de CGH?

As CGH’s são projetos de baixíssimo impacto ambiental, sendo destacadas como fonte alternativa sustentável ambientalmente inclusive pelo Green Peace. Apresentam concepção simplificada, baixo risco de engenharia e de execução rápida.

O gerenciamento de riscos deve considerar que é um empreendimento passível de licenciamento ambiental e sujeito a intervenções regulatórias, tendo em visto que energia é de interesse público. Também deve levar em conta que é um projeto de engenharia multidisciplinar com muitas interfaces, inclusive com a concessionária de distribuição de energia, além de ter fortes influências do regime de chuvas.

Clique aqui, para apresentação da palestra do Gustavo Machado Silva com o tema Planejamento de Centrais Geradoras Hidrelétricas, realizada no dia 13/05/16, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.

Centrais Geradoras Hidrelétricas - GS Souto - Gustavo Machado Silva

Palestrante Gustavo Machado Silva e Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação.

Assista a palestra – Planejamento de Centrais Geradoras Hidrelétricas:

Sobre o entrevistado: Gustavo Machado Silva, Engenheiro Civil, Gerente de Novos Negócios da empresa GS Souto. E-mail de contato: gustavo@gssouto.com.br

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×