Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: Planejamento de Projetos Ferroviários – Duílio Paiva

Publicado em 24/06/2016

“Os Projetos de Construção de Ferrovias são únicos e possuem uma bagagem enorme de conhecimento agregado, em uma área da engenharia pouco explorada no Brasil.” A entrevista desta semana do PMKB é com o Duílio Paiva, o nosso colunista que fala sobre Planejamento de Projetos Ferroviários.

Planejamento de Projetos Ferroviários

Projeto Modernização BH – Sabará

1) O que nos ensinam os Projetos Ferroviários no âmbito do Planejamento?

Assim como cada empreendimento, Projetos de Construção de Ferrovias são únicos e possuem uma bagagem enorme de conhecimento agregado, em uma área da engenharia pouco explorada no Brasil. Por se tratar de um projeto multidisciplinar, no qual diferentes fatores constituem uma gama de riscos que precisam ser monitorados para o sucesso do empreendimento.  

A maioria das ferrovias do país foram construídas no entorno de cidades que utilizavam este modal para escoar a produção de commodities. Com o passar dos anos e a falta de investimento nesse tipo de transporte, as cidades cresceram e “engoliram” as ferrovias. Isso faz com que projetos de modernização de ferrovias se tornem cada vez mais complexos, uma vez que a população que mora no entorno das ferrovias constituem uma das principais partes interessadas no projeto.

2) Qual é o maior desafio em atuar nos projetos de ferrovia?

Os projetos ferroviários possuem diversos desafios, sendo que todos são decorrentes da falta de investimentos no setor. Dentre eles podemos citar:

  • Falta de mão de obra especializada;
  • Interferência com comunidades residentes próximo às ferrovias;
  • Processos ultrapassados de construção quando comparados ao resto do mundo;
  • Falhas na engenharia de planejamento. Grande número de projetos iniciados e paralisados por falhas em projetos, levantamentos e orçamento.

3) Por que os investimentos em rodovias, ferrovias e portos são necessários?

O Brasil possui praticamente a mesma malha ferroviária que possuía na década de 1920. Com toda nossa extensão territorial, possuímos uma malha ferroviária menor que países emergentes como a Índia, por exemplo. Este é o resultado de uma série de erros e decisões do governo federal principalmente depois de 1950, quando os investimentos cresceram bastante na indústria automobilística e no modal rodoviário, deixando de lado os gastos em ferrovia, indo na contramão do que acontecia no resto do mundo.

Investimentos em ferrovias, portos e até mesmo hidrovia, além de otimizar o escoamento da produção para exportação e distribuição nacional, são necessários para melhorar os preços dos produtos nacionais, aumentando a competitividade, tudo isso sem falar na geração de empregos para execução desses projetos.

O investimento é alto mas o retorno é garantido. O entrave é a política e a falta de investimento do governo.

4) Qual o problema comum em todas as áreas no Brasil? Por quê?

Essa pergunta é clássica e de resposta imediata. Todos os lugares que tive a oportunidade de palestrar, gosto de instigar as pessoas com este assunto.

Falta planejamento! Em todas as áreas: setor público, privado, no futebol (7×1 não foi por acaso), no nosso dia a dia, etc. Parece que está no DNA do brasileiro, mas não é bem assim, felizmente.  

Acredito que estamos desenvolvendo. Já há alguns anos, grandes empresas tem investido mais no Gerenciamento de Projetos, buscando se desenvolver colaboradores ou procurando profissionais capacitados, buscando aplicar novos processos e melhores práticas. Isso já é um bom sinal, mas ainda precisamos evoluir muito, estudar bastante. Na minha opinião, esse é o caminho. Somente evoluindo em Planejamento vamos nos tornar profissionais melhores, empresas melhores e um país melhor.

Clique aqui, para apresentação da palestra do Duílio Paiva com o tema Planejamento de Projetos Ferroviários, realizada no dia 14/05/16, no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Planejamento, no Ietec.

Duílio Paiva - Projetos Ferroviários

Palestrante Duílio Paiva e o Ítalo Coutinho, coordenador do curso de pós-graduação

Assiste a palestra – Planejamento de Projetos Ferroviários:

Sobre o entrevistado: Duílio Paiva, PMP, pós-graduado em gestão de projetos pelo IETEC, engenheiro de Produção/Civil pela Universidade FUMEC e técnico em Edificações pelo CEFET/MG. Possui 11 anos de experiência na construção civil, onde atuou em grandes empresas nas áreas de planejamento e gerenciamento em obras de infraestrutura, industrial, predial, ferroviária e shopping center. Autor de artigos nas áreas de Engenharia e Gerenciamento de projetos. E-mail de contato: duilio.paiva@outlook.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×