ZOPP (GTZ)

Significado da Sigla:

Ziel-Orientierte Projekt Planung (ZOPP)

Livre Tradução:

Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos

Instituto ou Associação:

Site Oficial da Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit – http://www.giz.de.

Representação no Brasil:

Desconhecido (N/A)

Certificação:

Não foi identificado certificação para o Framework ZOPP, caso você conheça iremos ficar imensamente satisfeitos em saber, informe pelo e-mail contato@pmkb.com.br.

Mais Informações:

O método ZOPP (Ziel-Orientierte Projekt Planung) é utilizado para o planejamento participativo de projetos nas mais diversas áreas. O nome é uma sigla em alemão que significa Zielorientierte Projektplanung (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos). Foi introduzido em 1981 pela empresa GTZ – Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Técnica) com bases na metodologia conhecida como LogFRAME (Logical Framework), de origem americana.

Material Informativo sobre ZOPP:

A coletânea metodológica do instrumento ZOPP foi flexibilizada no anos 1990 e ZOPP foi definido – mantendo-se os princípios de comunicação – como conceito de qualidade do planejamento. O conceito baseia-se num processo de planejamento participativo e transparente orientado para as necessidades dos parceiros e dos grupos-alvo e na noção de que um projeto ou programa constitui um processo, cujos elementos principais têm de ser desenvolvidos passo a passo em equipes que contam com a participação dos indivíduos ou grupos afetados pelo projeto e que têm de ser documentados de forma facilmente reproduzível. O ZOPP tem como finalidade:

  • Permitir visão clara dos objetivos do projeto com uma perspectiva de longo prazo;
  • Melhorar a comunicação e cooperação entre as partes interessadas no projeto através de um planejamento conjunto, utilizando documentos precisos e com definições claras;
  • Definir a área de responsabilidade da equipe do projeto;
  • Estabelecer indicadores de monitoramento e avaliação do projeto.

A Etapa ZOPP é considerando o ZOPP como um processo contínuo, dentro do ciclo de vida de um projeto, ele é constituído de duas grandes etapas que se sucedem de forma interligada e integradas A primeira etapa, chamada de etapa de análises, é a fase em que são realizados os diagnósticos da situação existente, os prognósticos da situação futura, a identificação do objetivo de desenvolvimento desejado pelo grupo-alvo, a análise dos envolvidos e a seleção da estratégia mais adequada a ser adotada na fase seguinte, A etapa seguinte, direcionada à concepção do plano do projeto se caracteriza por sumarizar numa matriz lógica toda a estratégia do projeto.

Fluxo de Processos - baseado no Zopp - 1

 Relacionamento dos Processos ZOPP

As características básicas:

  1. É um procedimento gradual através de uma sequência de etapas sucessivas e interligadas de planejamento,
  2. Procura garantir a permanente visualização e documentação de todas as etapas do planejamento,
  3. Baseia-se em um enfoque no trabalho em equipe (participativo),
  4. Pressupõe que planejamento e implementação não se separam, portanto, os potenciais beneficiários dos planos e programas devem ser parte ativa no processo de planejamento, juntamente com a equipe técnica.

Exemplo:

Fluxo de Processos - baseado no Zopp - 3

Exemplo ZOPP – clique para ampliar

O ZOPP é dividido em duas etapas: Análise e Matriz do Plano do Projeto.  A etapa de análises:

a) Análise dos envolvidos: são identificados e descritos os envolvidos no contexto analisado.

b) Análise dos problemas: são identificados os problemas que cercam determinada situação e analisadas as suas causas e efeitos.

c) Análise dos objetivos: os problemas são transformados em uma hierarquia de objetivos, em uma lógica de meios e fins, decorrentes de uma estrutura de causa – efeito.

d) Análise de alternativas: são identificadas as possíveis soluções para o cenário analisado, os caminhos ou estratégias mais favoráveis para se atingir determinado objetivo.

Fluxo de Processos - baseado no Zopp - 1

Fluxo de Processos ZOPP – clique para ampliar

A Matriz de Planejamento do Projeto (MPP):

A segunda etapa do processo de planejamento refere-se à concepção do plano do projeto criando-se um documento chamado MPP (Matriz do Planejamento do Projetos) que representa o documento central do projeto, o qual possui a estratégia do projeto, o objetivo global (também chamado de superior ou estratégico), o objetivo do projeto, os resultados esperados (correspondentes aos objetivos específicos) e as atividades ou ações, que são os meios para atingir os resultados. A identificação do MPP:

  • Objetivos, Resultados e Atividades;
  • Premissas;
  • Indicadores;
  • Fontes de Medição;

Framework:

Framework para Gerenciamento de Projetos baseado no Zopp

Framework ZOPP – clique para ampliar

Referências:

– http://web.mit.edu/urbanupgrading/upgrading/issues-tools/tools/ZOPP.html

– Rosamilha, Nelson . Uma visão do planejamento de projetos ZOPP (Ziel Orientierte Projekt Planung), Artigo.